Olha nós aqui outra vez 😍😍😍
A força que vocês me dão é única e incrível! Esse livro é de longe o mais desafiador, mas sei que o apoio de cada um que já acompanha essa família tão adorável e marcante será o combustível mais que necessário para poder prosseguir.
Não tem como iniciar um trabalho sem entregar a Deus toda a trajetória que teremos até o fim dela. Pedindo sempre forças, capacidade e sabedoria para poder prosseguir e não esmorecer no caminho, pois a luta é definitivamente grande. Mas, estaremos juntos e sei que dará certo!
Com relação a história...
Temos aqui uma trama bem diferenciada posto que será um relacionamento entre um mafioso que ama o ofício da máfia que bem conhecemos, além disso é encrenqueiro, sistemático, possessivo, nada paciente, pervertido e que ama a liberdade. Por outro lado temos uma menina meiga, inocente, que sempre viveu sobre a proteção do irmão que cuidou dela como uma filha e mais, ela é uma autista. Não será fácil a convivência, aceitação e relação para nenhum dos dois.
Por conta dessa situação IMUTÁVEL dela, decidi trazer aqui uma breve explicação sobre esse tema que está a cada dia mais evidente em nosso meio e que muitos têm ignorado por preconceito ou por desconhecerem o tema. Indico que leiam os tópicos abaixo para poderem ter um pouco mais de informação e até para entenderem algumas ações e atitudes que nossa protagonista certamente tomará no decorrer do livro.
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
É um distúrbio neurológico que, atualmente, se encaixa no Transtorno do Espectro Autista (TEA). As pessoas com autismo possuem dificuldades na reciprocidade socioemocional, em comportamentos comunicativos não verbais e na interação social. Então, o modo de interagir com o mundo é diferente para essas pessoas. Por exemplo: elas possuem dificuldade de iniciar e em manter uma conversa e de manter contato visual. Além disso, há a presença de características de comportamentos restritos ou repetitivos. Isso pode ser por repetição de palavras ou frases, uso de objetos de maneira diferente da habitual, interesses por assuntos específicos, forte adesão a rotinas, sensibilidade a texturas (como tocar ou cheirar objetos de forma excessiva), entre outros. No caso de um diagnóstico de TEA positivo, estes elementos estão presentes desde o início da infância, inclusive alguns sinais são visíveis antes dos 2 anos de idade, e causam prejuízo para o desenvolvimento e adaptação desta pessoa.
>>SINTOMAS
Os sintomas se baseiam na ocorrência de um desenvolvimento diferente do que seria esperado para a faixa etária, e podem variar na maneira e intensidade com que se manifestam em cada pessoa. Alguns dos sintomas podem ser: demora para começar a falar, evitar olhar nos olhos, não atender ao chamado do nome, não apontar, não brincar com crianças da mesma idade, não brincar de faz de conta, não entender linguagem figurada, brincar com brinquedos de maneira incomum (ex: ficar girando a roda de um carrinho), demonstrar maior interesse por objetos do que por pessoas, realizar movimentos repetitivos, choros inapropriados, sensibilidade a sons, não gostar de toque, entre outros.
>>GRAU DE AUTISMO
Uma pessoa diagnosticada como de alta funcionalidade apresenta prejuízos leves, que podem não a impedir de estudar, trabalhar e se relacionar. Um paciente de média funcionalidade tem um menor grau de independência e necessita de algum auxílio para desempenhar funções cotidianas, como tomar banho ou preparar a sua refeição. Já alguém com baixa funcionalidade vai manifestar dificuldades graves e costuma precisar de apoio especializado ao longo da vida.
>>CAUSAS
O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio.
>>TRATAMENTO
O tratamento de autismo é multidisciplinar, e pode envolver, por exemplo: pediatra, neurologista, psiquiatra, enfermeiro, terapeuta ocupacional, psicólogo, educador físico, fonoaudiólogo, entre outros. É importante ressaltar que existem vários graus de autismo e que as pessoas são naturalmente diferentes entre si e, por isso, o tratamento difere de pessoa para pessoa. Mas uma coisa é unanimidade entre os especialistas: o acompanhamento especializado desde o início da infância pode amenizar significativamente os sintomas e reduzir em até dois terços os custos dos cuidados ao longo da vida.
>>CURA
O TEA é uma condição permanente que acompanha a pessoa por todas as etapas da vida. Mas há tratamentos, com diferentes abordagens terapêuticas, que ajudam a amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Para mais informações, acesse o site Autismo e Realidade que lá tem muita informação bem interessante.
É apenas um pequeno texto informativo para que compreendam algumas das muitas situações que irão surgir do decorrer do livro.
27/11/2022
☀️
VOCÊ ESTÁ LENDO
HEITOR FONTINELLY-TRILOGIA IRMANDADE III (Concluído)
RomanceEsse é o último livro da trilogia e contará a história do herdeiro de sangue do Don Vittorio Fontinelly que terá sua vida totalmente bagunçada após acordar meses de um coma. Estado esse que se deu ao ser atingido na cabeça por um tiro que teve por c...