01

618 44 2
                                    

Comecei a sentir uma pressão nos meus globos oculares, como se estivessem se direcionando para o centro da minha cabeça. Justifiquei esse desconforto como um efeito da falta de uso dos óculos, que são necessários, mas que evito utilizar. Tento não pensar muito sobre minha lesão no olho direito, especialmente neste estágio.

Coloquei minha cabeça sobre minhas mãos, que estavam apoiadas nos joelhos, na tentativa de reduzir a sensação de vertigem. Normalmente, viajar de avião não é um problema para mim, uma vez que minha agenda exige um preparo físico e mental adequados para suportar longas horas de voo. No entanto, o meu problema atual tem uma causa específica.

Girei meu rosto suavemente, apenas o suficiente para observar as três grandes malas posicionadas aos pés da cama. O simples fato de olhá-las aumentava a sensação de culpa que sentia, que recai ainda mais sobre meus ombros. Sinto-me ingrata, pois, apesar da oportunidade de competir novamente nas Olimpíadas – um sonho de todo atleta com aspirações de avançar na carreira – eu considerei seriamente recusar o convite. Não por acreditar que sou boa demais para isso, mas pela mera perspectiva de reencontrar uma parte do meu passado que eu gostaria de esquecer a qualquer custo, o que desencadeou fortes crises de gastrite nervosa. Passei várias semanas me medicando e fazendo consultas com Eliza, minha terapeuta, ao menos três vezes por semana.

Forcei-me a levantar, pois a única maneira de não pensar nos aspectos negativos do retorno era manter minhas mãos ocupadas. Após todo o esforço de Carolana para me incentivar a representar meu país nas Olimpíadas, utilizando toda a minha força interior para embarcar naquele avião, sinto a obrigação genuína de oferecer o melhor de mim aqui.

Peguei a mala maior e a abri sobre a cama, já planejando a disposição dos meus itens.

Organizar todas as minhas coisas ocupou um tempo considerável, especialmente porque começar a arrumar tudo do zero é uma das minhas atividades favoritas. Organizar minhas roupas em um armário vazio me parece muito mais confortável do que fazer isso em um espaço já ocupado. E não me refiro apenas a armários.

A porta se abriu com um estrondo e, consequentemente, não precisei me virar para saber que era Carol. Ela é uma peça única e especial na equipe, não apenas pela qualidade de seu vôlei, mas também por sua personalidade distinta e excêntrica. Mesmo em um universo paralelo onde ela não fosse barulhenta, sua presença é inconfundível. Ao perceber minha presença, Carol simplesmente abandonou as malas onde estavam e me encarou, enquanto eu retribuía o olhar. Meu coração começou a bater descompassado; vê-la pessoalmente fez-me perceber o quanto sinto falta dela em sua totalidade. O aperto no meu peito era tão intenso que eu sentia vontade de vomitar.

- Não consigo acreditar, parece uma miragem. Por favor, diga-me que você não desaparecerá quando eu entrar no banheiro e sair.

Suas palavras romperam o silêncio e, sem perceber, a próxima coisa que percebi foi que estávamos nos abraçando fortemente. Senti vontade de chorar e, por isso, meu rosto estava vermelho.

- Sinto tanto a sua falta, Carol. Você não tem ideia de quanto eu antecipei este reencontro.

- Mulher, não posso chorar agora.

Seu abraço apertava-me ainda mais. Acredito que ela tinha medo real de que eu realmente não apareceria, mesmo após ter concordado. Não posso julgá-la, eu também não tinha certeza de que viria até entrar no avião em direção a Paris.

Nos afastamos um pouco e ela segurou meu rosto entre suas mãos.

- Meu Deus, você veio! Achei que estava inventando quando me disse que aceitaria o convite para as Olimpíadas, pensei que fosse apenas para me calar.

- Eu também achei que fosse.

- Pedi para dividir o quarto com você porque precisava ter certeza de que teríamos tempo suficiente para atualizar tudo!

- Bom, não tenho nada de novo para lhe contar. Nada que você não saiba, pelo menos.

- Bem, eu tenho. A Gabriela está solteira.

- Primeiro, que bom para ela. Segundo, todos sabiam disso.

- Ela queria dividir o quarto com você.

- Carol, por favor.

Entre todas as qualidades que Carol possui, uma das que mais admiro é sua disposição para tocar em assuntos que você prefere evitar, desde que perceba ser necessário. Não desejo discutir "Gabriela" ou qualquer aspecto do meu passado. O que tivemos ficou no passado distante e não quero dividir o quarto com ela, nem debater qualquer questão relacionada a esse período. No entanto, sei que Carol não deixará o assunto passar e eventualmente retornará a ele.

Sei que a intenção dela não é me deixar desconfortável, mas também não é me permitir permanecer em uma zona de conforto.

Coloquei minhas mãos nos bolsos e a encarei, sem ter mais nada a dizer sobre o assunto. Eu ficaria genuinamente feliz em não tocar mais nesse tema por agora. Ela compreendeu o que sinto apenas pelo meu olhar.

Ela assentiu, mantendo o mesmo sorriso de sempre, puxou as malas mais para dentro do quarto e voltou a demonstrar animação enquanto começava a desempacotar suas coisas.

- Todos estão absolutamente felizes com o seu retorno, mas devo dizer que a maioria está incrédula.

- Suponho que só me vendo para acreditar.

Ela me olhou com um sorriso astuto.

- Acertou, gata. Você consegue imaginar como elas irão vê-la?

Soltei um gemido e massageei meu ombro direito, que já começava a doer com o torcicolo habitual.

- Hoje?

- Sim, sem drama, sem desculpas, sem ir embora cedo, sem reclamar, sem fingir que recebeu uma ligação importante e precisa ir ao quarto para atender.

E é neste momento que começo a minha autoavaliação: listar mentalmente todas as razões que me condicionam a ir a esse evento, sendo, a mais importante, eu não posso ser a pessoa que abandona todos que foram bons para mim e nunca fizeram nada que justificasse meu distanciamento.

Quer dizer, meu distanciamento físico. Sempre mantive contato por meio de telefonemas, videochamadas, interações nas redes sociais, mensagens, grupos e todas as outras formas possíveis. Durante um tempo, até troquei cartas com Carol, pois ela ficou viciada nesse meio de comunicação e eu, como a amo incondicionalmente, aceitaria qualquer forma de comunicação que ela quisesse tentar, incluindo sinais de fumaça. No entanto, faz muito tempo que não me encontro pessoalmente com elas, pois voltar ao Brasil é para mim uma tortura.

Repeti diversas vezes para mim mesma, ao longo de todo o restante daquele dia, que elas merecem que eu use todo o tempo disponível para demonstrar, além da minha gratidão, o carinho incondicional que sinto por elas.

Por essa razão, acima de tudo, estou terminando de me arrumar neste exato momento.

Meu telefone apitou pela terceira vez, indicando que eu estava no limite do tempo estipulado por Carol. Fiz a última verificação para garantir que a lente estava corretamente posicionada e ignorei o alarme.

15 mensagens não lidas.

Nunca duvidaria da capacidade de Carol de me localizar e ajustar a forma como lido com minha procrastinação. Desliguei a lâmpada do banheiro e saí do quarto, trancando-o em seguida.

O caminho até o restaurante foi tranquilo. Considerando a seriedade e a dificuldade da competição em que estamos, a escolha de um local próximo ao hotel foi a mais adequada e unânime entre todos. Especialmente após as ameaças de Zé, para garantir que não atrapalhássemos nosso desempenho logo no início – que ele considera o momento mais crucial da competição. Pelo visto, começar com vantagem é benéfico para a equipe emocionalmente.

Nem precisei entrar no restaurante para que Carol me visse. Ela se levantou e, estimulando todas que estavam sentadas, me conduziu a uma das maiores manifestações de vergonha pública que já experimentei: um coro de gritos e aplausos acompanhou meu trajeto até a mesa.

De forma alguma posso afirmar que não me senti emocionada e que não quis chorar, mas preferiria que as manifestações fossem feitas em um tom mais discreto.

Se ela quiser, eu também queroOnde histórias criam vida. Descubra agora