Minha Helena,
É até difícil saber por onde começar. Nunca fui de escrever cartas, mas quando se trata de você, sinto que preciso de cada palavra, cada vírgula, para tentar descrever o que já tomou conta de mim completamente. Eu te amo de uma forma que, ao tentar explicar, parece quase que absurdo. É um amor que atravessa qualquer explicação que eu já tentei dar a mim mesma, um amor que ocupa todos os espaços, todos os segundos do meu dia.
Lembro de um dia ter lido que o amor verdadeiro é aquele que se entrelaça aos nossos dias, tornando-se uma necessidade, uma peça importante para a nossa própria paz de espírito, quase como uma âncora que nos mantém conectados à realidade. Com você, entendi o que isso significa. Não é só o fato de você estar comigo, mas a simples existência desse amor que construímos, que me faz sentir inteira. Seu amor tornou-se para mim um remédio contra tudo aquilo que me machuca. Na verdade, tornou-se uma base onde posso me apoiar quando tudo em volta parece incerto.
Mas foi quando percebi que você também me amava que tudo mudou. Não digo apenas "você gosta de mim", mas aquele tipo de amor que vai além, aquele amor em que você deposita tudo o que tem e é. Eu sabia que você me amava quando vi o jeito que seus olhos brilhavam ao me olhar, quando você ria de coisas que talvez nem fossem engraçadas, apenas porque eu estava falando. Mas, com o tempo, comecei a notar que esse amor que você sentia... era um amor que ia além de mim, além do que deveria caber entre nós. Percebi que você me amava mais do que amava a si mesma, e isso doeu, Helena. Doeu, porque sei o peso de carregar um amor assim.
Eu não posso fingir que não vi as vezes em que você mudou quem era para tentar estar à altura de uma expectativa que nunca foi minha. Aquela vez que você deixou de comer, lembra? Tinha lido um comentário qualquer, algo tão bobo e cruel dizendo que eu merecia alguém "tão magra quanto eu". Você não me disse nada, mas começou a se privar de coisas simples, se punindo, como se eu mesma quisesse aquilo, como se aquilo fosse importante. E eu nunca quis isso. Nunca.
E, nas manhãs que ficávamos juntas, quantas vezes eu abri os olhos e te vi acordada, imóvel, deitada, fingindo dormir, só para não se levantar e me despertar? Quantas vezes você abriu mão do seu próprio descanso para me deixar em paz? Me via acordada, e você continuava ali, fingindo estar adormecida, sacrificando sua própria vontade de apenas se levantar e começar o dia, como se o simples ato de me deixar dormir valesse mais do que seu próprio bem-estar.
Você é tão linda, Helena, de uma forma que talvez nunca vá enxergar. É uma beleza que está além do físico, que está nos seus gestos, no seu coração, no jeito que você cuida das pessoas que ama, no cuidado que você tem comigo. Mas você não se enxerga dessa forma, e cada vez que percebo isso, cada vez que vejo o quanto você se anula em nome desse amor, um pedaço do meu coração se quebra. Porque não posso estar com você enquanto você não se vê com os meus olhos, enquanto não conseguir entender que seu valor não está em me amar, mas em ser você mesma, inteira, livre de tudo o que os outros acham ou esperam que você seja.
Eu queria te dar o mundo, queria que você soubesse o quanto é suficiente exatamente como é. Mas não posso te dar isso. É algo que você mesma precisa encontrar dentro de você, algo que só você pode cultivar. Preciso que você entenda que antes de me amar, antes de querer me proteger ou me fazer feliz, você precisa se amar, precisa aprender a se ver como a pessoa maravilhosa que é. Porque, do contrário, esse amor que construímos vai acabar te sufocando, vai te corroer, e eu jamais poderia conviver com isso.
Talvez seja cruel dizer que não posso ficar ao seu lado por te amar demais, mas é isso. Amar você me ensinou o que significa querer o bem de alguém mais do que o seu próprio, e é isso que quero para você. Quero que você sinta em relação a si mesma o mesmo cuidado que me ofereceu, que você se olhe e se respeite com a mesma dedicação que dedicou a mim. Quando você finalmente se amar, quando puder se ver como eu vejo, eu sei que estaremos prontas para viver esse amor, de forma plena, de forma saudável, como ele merece.
Então, mesmo que meu coração peça para estar com você, para nunca sair do seu lado, eu preciso que entenda que, antes de sermos um só coração, você precisa cuidar do seu próprio. Vou estar aqui, sempre, torcendo por você, esperando o dia em que vai se amar com a mesma intensidade que me ama, o dia em que finalmente poderemos nos pertencer em paz.
Com todo o amor que existe em mim,
Gabriela
VOCÊ ESTÁ LENDO
Se ela quiser, eu também quero
RomanceA linha tênue entre o passado e o presente precisa ser rompida para que Helena possa, além de superar traumas antigos, avançar na sua própria felicidade. Helena Gambatto retorna às suas raizes quando aceita a convocação para as olimpíadas e será obr...