- Já falou com ele?
- Não.
- Então fala.
- Vou falar hoje.
Harry e Ariane se sentaram no meio da sala de aula, deixando uma mesa vazia entre eles. Os alunos entravam e se dirigiam aos seus lugares. Jonah acenou para eles enquanto caminhava até o fundo da sala. Lawrence entrou acompanhado de seus amigos. O professor de Inglês entrou logo depois, carregando sua bolsa masculina de couro marrom. Matt veio atrás carregando uma caixa cheia de livros. Ao depositá-la sobre a mesa, o professor sorriu.
- Obrigado, Matthew.
- Por nada.
Matt se dirigiu ao centro da sala e se sentou entre Harry e Ariane.
- O que foi aquilo? - A garota perguntou.
- Eu o encontrei no corredor - Matt abriu a mochila e pegou o caderno - Ou eu o ajudava, ou ele me daria uma advertência por chegar atrasado.
O professor pegou um giz branco em sua bolsa e começou a escrever no quadro negro. Ao terminar, se afastou para que todos pudessem ler.
"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos."
Então ele se virou para os alunos.
- Alguém sabe de onde é essa citação?
A voz grossa não contrastava com o corpo magro, o rosto macilento com rugas de riso ao redor dos olhos, os cabelos grisalhos penteados para trás. Usava sempre uma calça social preta, uma camisa branca e um suéter vermelho. A primeira vista, ele parecia ter uns cinquenta anos, mas Harry se surpreendeu ao descobrir no segundo dia de aula, que o homem só tinha trinta e nove.
- O Pequeno Príncipe.
- Muito bem, srta. Hoffmann - O professor, Tim Olsen, sorriu para Ariane.
Harry a fitou e ela piscou para ele. Numa conversa passada, a garota havia dito que seu livro favorito era O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Depois de um enorme discurso sobre como o livro representa a infância inconsciente dentro de cada adulto, o amor, a amizade, a saudade, entre outras coisas, Harry acabou ficando com vontade de lê-lo. Porém, não quis pedir emprestado a Ariane, então simplesmente deixou para lá.
Acabou que o Sr. Olsen pediu uma pequena síntese sobre o que cada um entendia daquela citação. Harry se arrependeu na hora de não ter pedido o livro emprestado. Ele notou o pequeno sorriso de Ariane, enquanto ela arrancava uma folha do caderno e começava a escrever. Após alguns segundos pensando, Harry se decidiu por escrever um único parágrafo:
"Creio que o real valor de algo ou de alguém não pode ser visto com uma visão superficial. Para conhecer o que é essencial e o que realmente importa é preciso ver com o coração. É preciso tirar um tempo para conhecer, sem preconceito ou descriminação. É preciso criar laços, se deixar cativar. Somente isso o fará ver o que é invisível, o que é essencial."
Quando terminou, Harry releu seu pequeno parágrafo. Não tinha ideia se estava certo ou errado, mas gostou bastante do resultado. Após todos entregarem, o professor resolveu dar uma explicação mais concreta.
- Ao escrever essa passagem, Antoine de Saint-Exupéry levantou uma importante reflexão que faria com que a humanidade se indagasse sobre si própria. Essa reflexão é acerca das diferenças entre a essência e a aparência, da enorme distância entre o ver e o enxergar, o que, diga-se de passagem, foi exatamente o que nossa colega Ariane escreveu em seu texto - Ele sorriu para Ariane. O homem olhava folha por folha enquanto falava, como se pudesse ao mesmo tempo ler e discursar. Harry imaginou que os anos de prática o haviam ajudado. O Sr. Olsen continuou.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Na Flor da Juventude
Teen FictionHarry Denver começa a vida em uma nova escola. Órfão e criado pelo tio, Harry segue o legado da mãe, traçando o próprio caminho de conquistas através da infinita vontade de ajudar a todos. O medo de ser novato no colégio logo dá lugar a popularidade...