Brincadeiras de crianças

25 4 11
                                    


Helena já está completamente adaptada a vida no sitio depois de apenas alguns dias, medita e faz Yoga pela manhã com sua tia Mariana, passa quase todo o tempo com Valentina. Anda a cavalo, foram nadar algumas vezes na cachoeira e está adorando as comidas tipicas.

O que a incomoda é Valentina falar pouco. No inicio, pensou que ela não falava alemão, mas Mariana contou que ela praticamente não fala. Um "mamãe" e um "papai" algumas vezes, mas pouco alem disso. 

Queria que ela falasse, e também queria que ela andasse de bicicleta. 

Valentina tinha a sua bicicleta sem rodinhas mas não subia nela, punha seu capacete rosa e empurrava a bicicleta para cima e para baixo, enquanto Helena andava em outra, e acabava não andando para longe de sua amiga.

Fora isso Valentina era a melhor amiga que já teve.

O que mais gostava era maquiar Valentina, Helena a sentava de frente a penteadeira e penteava seu cabelo, fazia uma maquiagem bonita, Valentina devia gostar pois estava sempre rindo, brincavam disso por horas.

_ Helena, venha aqui.

Helena estava deitada na rede na Varanda, comendo abacaxi com Valentina.

_ Que foi Tia?

_ Hoje vai ter uma "feira itinerante" na cidade.

_ O que é isso?

_ Como eu traduzo isso meu Deus? Eles armam uma porção de barraquinhas na praça, vendem de tudo.

_ De tudo Tia?

_ De tudo, mas tem de ir rápido, não vem muita novidade pra cá e as melhores coisas acabam rápido.

_ Então vamos Tia!

_ Eu não posso agora Leninha. Mas se vocês duas quiserem, é só seguir a estrada.

_ Muito longe tia!

_ Aquela ali  _ Mariana apontou uma trilha pelo morro, a mesma que Nadia chegou ao sitio, anos atrás._  Aquela é a estrada velha, sai direto na praça, leva uns vinte minutos andando e uns cinco de bicicleta. Se vocês duas forem, eu vou mais tarde e busco vocês.

_ Mas eu não falo português direito!

_ Aponta e faz o sinal assim com a mão _ Mariana esfregou o polegar no indicador_ Ai vão te falar o preço, Os números você já entende?

_ Números eu entendo. Acho que sim.

_ Ótimo! Se achar caro, balança a cabeça de um lado pro outro assim, quer dizer não. Se balançar pra cima e pra baixo, diz sim e fecha o negócio.

_ Sim, não, quanto é... Gostei Tia. Mas, mamãe disse...

_ Podem ir, sua mamãe Nadia se preocupa demais!

_ Tá bem tia.

Helena pegou a bicicleta, mas viu Valentina colocar o capacete e pegar a sua.

_ Melhor eu ir andando do seu lado Val. Pode levar a sua bicicleta, se quiser.

Valentina soltou um belo sorriso, e foram andando, a estrada era tão bonita que o tempo correu muito rápido, quando chegaram no alto da estrada, avistaram a cidade.

_ Mais uns cinco minutos né Val?

Valentina abanou a cabeça, mas não acompanhou Helena, a bicicleta estava presa e ela começou a chorar, havia um mato verdes beirando a estrada, ele tinha se enroscado na corrente, estava bem feio. As duas tentaram mas não conseguiram soltar a bicicleta. Por fim Helena falou:

ImperatrixOnde histórias criam vida. Descubra agora