29
Quando Helena olhou pela porta, percebeu a quantidade de pessoas que lotavam a sala do Tribunal. Pelo menos as câmeras haviam sido proibidas.Será se ela era mesmo capaz? - Dúvidas começaram a surgir. Toda sua autoconfiança havia desaparecido por um instante.
- Vamos - Davi falou baixinho indicando que ela deveria continuar a andar.
Com passos apressados e nervosos, ela sentou a mesa destinada para ela, Camille e Davi.
- Por favor, levantem - se, a Excelentíssima Senhora Juíza Larissa Phillips - disse um oficial de justiça. Larissa era uma mulher com uns cinquenta anos, esquelética, pescoço muito longo, cabelo muito preto e oleoso e uma expressão quase entediada.
- Boa tarde a todos. Estamos aqui sobre o registro CV2K68 Camille Sinclair vs. Douglas Bishop. Ambas as partes estão presentes, há alguma coisa que devo saber antes de começarmos?
Theodor que já estava de pé, disse. - No momento, não meritíssima.
- Então, por favor, comece srta. Fernandes - disse Larissa, entediada.
- Obrigada, meritíssima. Antes de começarmos, gostaria de fazer uma pergunta à todos aqui presentes: Qual suas opiniões sobre Douglas L. Bishop? Um rico empresário? Filantropo? Pai e marido exemplar? Do ponto de vista da minha cliente, ele é somente um chefe abusivo. Desde muito jovem, o Sr. Bishop demonstrava comportamentos agressivos e mimados, principalmente com mulheres, ele sempre teve tudo o que quis, fez tudo que queria e com quem deseja-se. Profissionalmente, nos últimos 5 anos, 17 mulheres passaram pelo cargo que foi de Camille Sinclair, nenhuma delas durou mais que oito meses e todas se demitiram sem aviso prévio. Normalmente, em casos como esse, é um indicativo para abuso de poder, assédio moral e sexual. Temos provas que o Sr. Bishop além de abusador, ele é um ser humano desprezível - Helena parou de falar e voltou para seu lugar.
Theodor ficou de pé, andou para frente. Ele limpou a garganta antes de começar.
- Senhoras e senhores, diante de tais declarações contra meu cliente, só posso assumir que todos os fatos apresentados são pressupostos, tudo por dois motivos: Ele é rico e no passado era agressivo. Vejam bem, eu disse era, não é mais, afinal quem nunca extrapolou na bebida e acabou arrumando brigas quando estava na faculdade? Posso afirmar que todas as provas que a acusação apresentará, não são nada mais que circunstâncias, na melhor das hipóteses. Este é mais um caso de sentimentos não correspondido. Camille Sinclair tentou seduzi-lo, mas meu cliente é fiel a sua esposa. Em me pergunto: Será que devíamos confiar no testemunho de uma mulher rejeitada?
Theodor confiantemente caminhou de volta para se sentar ao lado de Douglas.
A juíza pediu que a primeira testemunha entrasse.
- Por favor, diga seu nome - disse o oficial de justiça.
- Mary A. Bishop - respondeu ela, tudo nela refletia riqueza e sofisticação.
- A senhora é casada com Douglas Bishop há vinte e oito anos, correto? - Theodor perguntou.
- Sim.
- A senhora poderia nos dizer como Douglas Bishop é como marido?
- Posso resumir ele em duas palavras: Atencioso e Amoroso - Parecia que tudo que Mary estava respondendo havia sido ensaiado.
- Bom. Durante todos esses anos o Sr. Bishop já mostrou sinais de agressividade?
Antes de responder, ela olhou para Douglas.
- N-não. Ele sempre foi muito gentil.
Theodor passou a fazer perguntas simples e que aumentavam a credibilidade de Douglas. Finalmente chegou a vez de Helena fazer suas perguntas.
- Sra. Bishop, em uma pergunta anterior, você afirmou que o Sr. Bishop nunca foi agressivo. Você poderia me responder, por que há dois anos a senhora foi levada ao hospital com o pulso e várias costelas quebradas? E antes disso há três anos e meio com várias escoriações pelo corpo. Há cinco anos você foi internada com a bacia fraturada e suspeita de traumatismo craniano. Várias vezes ocorreram esses tipos de incidentes. Agora, pergunto novamente, Douglas Bishop é um marido abusivo?
- Protesto - disse Theodor se levantando - Meritíssima, a advogada de acusação está atormentando a testemunha.
- Indeferido - disse a juíza. - Responda a pergunta da senhorita Fernandes.
- Não, ele nunca foi agressivo. Sou uma pessoa desastrada, sempre acabo caindo - Mary estava evitando olhar em seus olhos.
Helena percebeu que não foi só ela que não acreditava na resposta de Mary. Ela havia atingido seu objetivo.
- Meritíssima, não tenho mais nenhuma pergunta a fazer a Sra. Bishop - disse Helena.
Várias testemunhas foram chamadas, todas deporam a favor de Douglas. Finalmente, chegou à vez de Camille dar seu depoimento.
Helena fez perguntas que já haviam combinado com antecedência. Ela estava indo bem até que Theodor começou a falar.
- Srta. Sinclair , vou ser direto. Há quanto tempo você trabalha para o Sr. Bishop?
- A cerca de um ano.
- Durante todo esse tempo, quando você começou a pensar que o melhor jeito de conquistá-lo era levá-lo perante a justiça com falsas alegações?
- Protesto - disse Helena. - Ele está induzindo minha cliente.
- Deferido.
Em quase todas as perguntas, Theodor tentou colocar a culpa pelo ocorrido em Camille. Helena já estava de saco cheio de Theodor. Como ela não percebeu quando se conheceram que ele era um canalha?
Enquanto, Camille estava respondendo as perguntas, Davi se inclinou e sussurrou em seu ouvido.
- Neveah McCartney chegou.
----------------
27/03/17