Os Ventos

78 71 12
                                    

A vida me ensinou que o vento muda com uma velocidade indescritível.

Em um momento ele está a favor. Tudo dá certo. A impressão é que tudo conspira para que as coisas aconteçam. Mesmo os mais impensáveis acontecimentos se realizam. Somos surpreendidos com declarações antes impensáveis... Por atitudes nunca antes imagináveis e até por situações que jamais imaginaríamos que pudessem acontecer. O improvável vira factível. O clima de felicidade se torna uma constante e a impressão que dá é que se plantarmos um pé de pedras de fogo nascerão diamantes.

No momento seguinte se arma um vendaval. Uma força incontrolável vem soprando forte, revirando tudo e colocando tudo de cabeça pra baixo. O que antes era uma bruma suave e fresca vira um ciclone, um furacão. Os sonhos de antes viram pesadelos e aquilo que se acreditava verdade se torna um grande mal entendido, uma mentira crível. O pior disso tudo é que as coisas, como antes, acontecem sem nenhuma explicação, sem nenhum aviso. Como se fossem enigmas para serem decifrados ou ruídos de comunicação mal explicados. Seja como for, tudo que antes eram verdades, passam no mínimo a serem dúvidas, incertezas e pontos cegos.

Que graça teria a vida se não fosse assim? Entendo que se a vida fosse uma calmaria, o estar nesse mundo seria uma atividade enfadonha e cansativa. O que nos faz humanos é esse convívio com as forças da natureza que em um momento sopram a favor e no outro contra.

Aprendi que não se deve enfatizar por demasiado os ventos favoráveis e muito menos se desesperar com os furacões. Ambos passam e descortinam novas oportunidades. Certezas de ontem viram desafios de amanhã e o que realmente é importante é viver o hoje.

Valorize cada pequena vitória quando os ventos estiverem favoráveis. Se prepare pra reconstruir, sem reclamar, quando os furacões passarem e colocarem de cabeça pra baixo seus sonhos e suas certezas. E acima de tudo entenda que tudo é passageiro, nada é para sempre.

Segundo os Celtas: "Dance quando ninguém estiver olhando. Cante quando ninguém estiver ouvindo e viva cada dia como se fosse o último". E acima de tudo jamais deixe de acreditar em você mesmo e nas pessoas, pois tanto você como elas são falhas, e costumam interpretar de forma errada seus próprios sentimentos, que dirá os dos outros.

Nada será mais importante na vida do que as pessoas, desde que possamos entender suas falhas, suas inquietações e suas incertezas.

Escreva tudo que te fizerem de bom no mais puro aço e a fogo, para que fique para eternidade, e tudo que te fizerem de ruim na areia, bem próximo da água para que a primeira onda possa apagar.

A vida é curta. Não se preocupe com os ventos, se preocupe em SER FELIZ.

Sentimentos - Ensaios e CrônicasOnde histórias criam vida. Descubra agora