Ser mestre é ser professor, ser docente, ser instrutor, ser aluno e aprendiz. É aprender com quem aprende, se doar para receber e se manter sempre jovem no reflexo dos seus discípulos.
É comungar de gostos diferentes e ecléticos, aprender a gostar de funk e hip hop, entender gírias e maneirismos e conseguir falar seu próprio idioma em mais de mil dialetos possíveis.
É ser pai, irmão, amigo e companheiro, sem perder de vista sua maior responsabilidade que é a de ser educador, formador de indivíduos, moldador de personalidades e multiplicador de competências.
É saber a distância exata entre a liberdade e a responsabilidade. É dar parâmetros e cobrar atitudes. É dar limites e exigir respeito, a si próprio e a todos.
Ser mestre é preparar outros para voos já voados e para outros voos muito além do que ele próprio atingiu. É fazer as quatro operações, dividir para somar, multiplicar conhecimentos e competências e diminuir as dificuldades e limitações.
É respeitar as diferenças, minimizar os defeitos e potencializar as virtudes dos seus educandos.
É ter nos seus estudantes o motivo de ser e a razão de existir. Estudar mais que eles e sempre estar preocupado em se desenvolver e se atualizar.
É conhecer Crepúsculo, Harry Poter, Marcelo D2, Bonde do sei lá o q, etc. É saber Fifa 2011, Farme Ville, etc. É jogar Cartola, ter Orkut, Twitter e Facebook. Saber conversar no MSN com q's, vc's, tb's e bjs.
Ser mestre é ter como máxima a frase de Cora Coralina: "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
É assistir a "Ao Mestre com Carinho" mil vezes e se emocionar em todas elas, pois consegue se transportar para a personagem de Sidney Poitier e se identificar com suas dificuldades e realizações.
Ser professor é assumir um sacerdócio sem púlpito ou batina, sem preconceitos ou discriminações, sem distinguir raças, cores, orientações sexuais, opções religiosas ou classes sociais.
É conseguir gostar de todos como se fosse um só, mesmo reconhecendo diferenças e peculiaridades.
É entender a importância dada a uma apostila pelos estudantes, mesmo sabendo que depois que ela for entregue nunca mais vai ser aberta. Saber que ela será fatalmente usada como calço da mesa de churrasco pra bebida não derramar.
É saber avaliar com generosidade, mas sem perder o senso de ética e de justiça que todos devem receber.
É tirar o melhor de cada um e de si mesmo.
Ser mestre não é professar saber e sim dividir inquietudes, ignorâncias e aprendizados. É saber que nada sabe e manter vivas as chamas da infância numa mente de ancião. Independente da idade que tenha.
Enfim, ser mestre é estar sempre pronto a servir, amar do fundo da sua alma o que faz e nunca, mas nunca mesmo desistir de aprender para ensinar.
"Uma homenagem a todos aqueles que com
sua alegria e competência fizeram o que sou hoje
(J.G Chaves, Ronaldo, Marília, Ligia, Magnólia, etc".
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sentimentos - Ensaios e Crônicas
РазноеSentimentos - Ensaios e Crônicas nada mais é o do que o escritor colocando no papel de forma literária seus sentimentos. É o passeio por uma vida e uma viagem pelo sempre surpreendente coração. Uma caminhada firme e confiante pelo mundo dos sentimen...