Hoje é um dia muito especial pra mim, Dia do Professor.
Poderia escolher escrever um texto de Cora Coralina ou Paulo Freire, mas preferi dar um testemunho do porque para mim é tão importante ser professor.
Há 20 anos eu mudava de profissão, deixava de ser vendedor para ser professor. Não sou professor por amor, por amor dou beijo na boca ou fico com meus filhos, sou professor por necessidade e quem sabe por vocação.
Nesses 20 anos muita gente passou pela minha vida e tentei em cada uma delas plantar uma semente, não de saber, porque não sei nada, mas de ética, probidade, respeito e dignidade. Acreditei em cada uma delas muito mais do que elas acreditavam em si próprias. Recebi desconhecidos e deles fiz, na sua grande maioria, pessoas amigas. Os respeitei sempre, não como estudantes, mas como seres humanos únicos que reconhecia talento e capacidade para crescer e se tornarem pessoas de sucesso. Cada um, sem exceção, foi e sempre será muito importante para mim.
Tentei passar o pouco que eu conhecia, com alegria e bom humor, mas sem nunca perder de foco a seriedade do que eu estava fazendo. Alguns não entenderam a mensagem, mas a maioria hoje colhe o fruto daquilo que acreditou que eu podia passar e acima de tudo, independente de mim, o que podia aprender.
Nunca quis fazer profissionais, minha pretensão sempre foi contribuir para que se tornassem homens e mulheres melhores do que aqueles que eu havia recebido.
Nunca tive alunos, pois sempre os vi como tesouros confiados a mim por Deus, pelos pais e pelas instituições de ensino nas quais trabalhei. Pessoas que confiaram em mim, e as quais tentei de verdade não decepcionar.
Foram anos de erros e acertos, mas cujo saldo eu creio ter sido positivo. A cada um de vocês que nesses 20 anos foi responsável por eu me tornar uma pessoa melhor, meu MUITO OBRIGADO. Que Deus abençoe cada um dos seus passos e dê a vocês sempre o melhor dessa vida.
Texto escrito em 15 de Outubro de 2016.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sentimentos - Ensaios e Crônicas
RandomSentimentos - Ensaios e Crônicas nada mais é o do que o escritor colocando no papel de forma literária seus sentimentos. É o passeio por uma vida e uma viagem pelo sempre surpreendente coração. Uma caminhada firme e confiante pelo mundo dos sentimen...