Eu estava conversando e um amigo me perguntou qual a coisa mais inútil que eu conhecia e que era visto como algo muito bom. Pergunta difícil. O que poderia ser inútil e ao mesmo tempo considerado bom, ter status de algo legal. Sinceramente fiquei sem resposta. Precisei de algum esforço para tentar lembrar-me de algo com esse perfil e sinceramente não respondi, não encontrei.
O tempo passou, eu já até havia me esquecido da pergunta e eis que me deparo com a resposta. O que é considerado legal e até com alguma importância e que na verdade é totalmente inútil? O Facebook. Sério! O Facebook.
Vejamos:
Todos nós temos Facebook para mantermos contato com pessoas que, a princípio, gostamos e gostam de nós e que por algum motivo não podemos ter contato físico constante, rotineiramente. Estou falando do aplicativo usado de forma lógica e não daqueles que o detentor está numa louca corrida para bater o record de "amigos" e aceita qualquer um. Parece que está concorrendo a quem tem mais gente na lista para entrar no Guinness Book. Esses não contam.
Vamos voltar para o povo normal, que tem no face só pessoas realmente conhecidas e com quem dividem um mínimo de coisas comuns. O que esperamos dessas pessoas e elas esperam de nós?
1. Que conversem conosco e nós com elas. Senão diariamente pelo menos de quando em quando;
2. Que curtam alguma postagem que coloquemos ou que nós curtamos as que elas colocam. Pelo menos coloquem alguma coisa, nem que seja deixe seu amém para curar o panarício da pessoa da foto. Afinal temos gostos comuns (mesmo que não partilhemos a mesma devoção por correntes do tipo deixe o seu amém);
3. Que comentem alguma coisa. Pelo menos um comentariozinho de vez em quando, uma gif, um kkkkk (mesmo que não tenha graça nenhuma);
4. Que nos deem notícias de como estão, mesmo que seja in Box (naquela famigerada caixa de mensagem);
5. Que nos perguntem alguma coisa, qualquer coisa, mesmo que seja in Box (lembra-se da caixinha famigerada de mensagem? Pois é, ali).
6. Que pelo menos quando fazemos aniversário nos dê um simples, mas educado Parabéns (mesmo que seja da boca para fora, ou seria do dedo para teclado?);
7. Que demonstre nem que seja com um suspiro que está vivo e que não é um robô eletrônico que se alojou como vírus no nosso Face. Pelo menos isso;
8. Que reclame que não falamos mais com ele ou ela. Um mínimo de indignação pela nossa omissão (acho que aí já estou querendo demais, mas...);
9. Que xinguem! (Não. Xingar também não. Não seria educado);
10. Que façam alguma coisa, qualquer coisa que demonstre que ainda usam o aplicativo. Simples assim.
Pois bem. Nada disso acontece. As pessoas que temos no Face para continuarmos a manter contato apesar da distância não interagem. Não tornam pratico o principal objetivo para o qual o aplicativo foi criado e desenvolvido. Coitado do Zuckerberg, menos pela imensa fortuna que conquistou graças ao aplicativo. O que ele criou não tem a menor função de interação. Que incrível! Algo tão útil, tão importante, capaz de fazer com que pessoas que estão a grandes distâncias possam interagir pelo toque em um teclado e que não funciona. Não funciona exatamente porque essas pessoas ficam brincando de "estátua" ou de "morto" (embora algumas eu ache que morreram mesmo e só se esqueceram de deitar – observação desnecessária essa minha, mas ninguém vai ler mesmo, que dirá interagir).
Aí eu me pergunto: O que essas pessoas ficam fazendo no Face?
1. Nada;
2. Absolutamente nada;
3. Absoluta e definitivamente nada;
4. São espiões;
5. Estão mortos e se recusam a ir para o seu destino final (tipo supernatural – haja sal grosso, profanação de sepultura e queima de ossos para se livrar do encosto);
6. Trabalham com Vodu cibernético e ficam espetando a tela do computador no nosso perfil;
7. Perderam os dedos (todos os dedos) e não conseguem se comunicar com você nem que seja para avisar;
8. São tão apaixonados por você e não tem coragem de se declarar, que a única coisa que conseguem é ficar admirando seu perfil pelo computador;
9. São completamente sem noção ao manter você, que nada tem a oferecer na lista deles de "amigos", já que demonstram nenhuma afinidade com você. Isso serve para todos, inclusive eu mesmo.
Concluindo: eu descobri o que é legal, tem imagem positiva, é visto como algo muito bom e completamente inútil para o seu fim, a sua principal finalidade. O Facebook.
Algo que foi criado e desenvolvido para fazer com que pessoas que estão distantes se interajam e que hoje mostram muito pouca interação.
Vale a pena tentar responder a uma pergunta: Se não é candidato a cargo eletivo ou usa o Face para ter fã clube, porque ter centenas, milhares de pessoas na sua lista de amigos se você interage com menos de um por cento delas? Mistérioooooooooooooo!!!!!! Nem precisa responder.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sentimentos - Ensaios e Crônicas
RandomSentimentos - Ensaios e Crônicas nada mais é o do que o escritor colocando no papel de forma literária seus sentimentos. É o passeio por uma vida e uma viagem pelo sempre surpreendente coração. Uma caminhada firme e confiante pelo mundo dos sentimen...