Assédio

2 0 0
                                    

Substantivo masculino, fig. Insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constante em relação a alguém. Fonte: Dicionário Livre.

Assédio sexual é um tipo de coerção de caráter sexual praticada geralmente por uma pessoa em posição hierárquica superior em relação a um subordinado (mas nem sempre o assédio é empregador - empregado, o contrário também pode acontecer), normalmente em local de trabalho ou ambiente acadêmico. O assédio sexual caracteriza-se por alguma ameaça, insinuação de ameaça ou hostilidade contra alguém em troca de favores ou objetivos. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Assédio sexual inclui qualquer comportamento sexual indesejado. Por exemplo, tocar ou até mesmo fazer comentários de conotação sexual. Mas às vezes pode ser difícil perceber a diferença entre brincadeira, flerte e assédio sexual.

Exemplos clássicos são as condições impostas para uma promoção que envolva favores sexuais, ou a ameaça de demissão caso o empregado recuse o flerte do superior.

Assédio moral é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.

São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização. Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Essa semana o que mais ouvi foi falar de assédio, e resolvi tentar entender esse fantasma que assombra a muitos, e que pode, muitas vezes, mascarar um simples desejo, externado, pelo outro, no caso de assédio sexual, ou uma simples determinação imposta simplesmente pela premência de metas e objetivos, no caso do assédio moral.

Também observei que se um homem mais velho, externa seu interesse amoroso por uma mulher mais jovem é assédio sexual, bem como um professor por uma aluna, um chefe por uma subordinada, um ocupante de cargo eletivo por uma correligionária, etc.

Determinar de forma imperiosa e muitas vezes lacônica ou incisiva que alguém cumpra uma ordem premida pelas metas e objetivo é inexoravelmente rotulado de assédio moral. Principalmente se for externada em voz alta e na frente de outros colaboradores. Fatalmente quem o faz está fadado a ter que responder por assédio moral. Se o alvo da ordem for uma mulher, um negro, um gay ou qualquer outra minoria, o infeliz pode se preparar para sofrer uma ação de perseguição e intolerância.

Está na hora de começarmos a parar de taxar de assédio quando alguém toca ou esbarra conosco em uma condução lotada. Quando um professor ou uma professora se declara a um aluno, ou um chefe a sua funcionária, ou um homem ou mulher mais velha a alguém mais novo. Quem foi que rotulou de crime o direito de externar sentimento ou o contato físico involuntário ou impossível de evitar? Assédio é a insistência continua, quando vem o primeiro não. É a utilização de artifícios escusos para levar vantagem sexual. É a imposição de sua presença física ou psicológica quando o outro deixa claro que NÃO o quer. É forçar a situação, ou melhor é a famosa "forçação de barra".

Está na hora também de começarmos a entender que determinadas ordens, em determinados ambientes e sob certas circunstâncias não podem ser transmitidas tipo: "Querido funcionário rogo encarecidamente (quase sussurrando ao pé do ouvido) que sua senhoria se digne a executar a tarefa X, por favor." E nesse ínterim a estrutura que deveria ter sido sustentada pela ação rápida e premente do funcionário já caiu na cabeça dos dois.

Há que existir bom senso, e acima de tudo muito cuidado, com os "espertalhões e espertalhonas", que se aproveitam desse instrumento que visa inibir excessos.

Declarou-se para uma menina e recebeu não, vida que segue, parte para outra. Gostou da sua aluna, da sua funcionária, ou seja, lá de quem for, que na hierarquia está abaixo de você, se declare de forma sincera e sem oferecer vantagens ou ameaçar com retaliações. Recebeu um sim, seja feliz, se foi um não se lembre de que nem sempre conseguimos o que queremos. Está numa condução lotada e esbarrou ou tocou em alguém, verifique se isso está dando a impressão de que você está se aproveitando. Se a resposta for sim saia de perto e se não for possível tente outra posição que evite o contato. No trabalho lembre-se de usar um tom de voz amistoso mesmo que tenha que ser determinante na orientação que vai dar. Evite alterar o tom de voz e acima de tudo lembre-se que elogios são para ser dados o mais alto que puderem e para que o maior número de pessoas o ouça, e as críticas tão baixo que só com quem você estiver falando possa ouvir.

Evite se envolver com quem está em condição hierárquica abaixo de você. Evite gerar qualquer tipo de situação que possa ser considerada como assédio, mas acima de tudo use sempre o bom senso e o mais alto grau de justiça nas suas atitudes.

Sentimentos - Ensaios e CrônicasOnde histórias criam vida. Descubra agora