No seu Devido Lugar

1 0 0
                                    

Desde que eu me conheço por gente ouço falar que: "as mulheres ainda não tomaram o mundo porque ainda não decidiram que sapatos vão colocar", ou algo que o valha.

Não desconheço a capacidade produtiva e intelectual das mulheres, muito menos lhes tiro o mérito. Realmente são mais inteligentes que a maioria dos homens e a própria existência as dotou de um senso crítico mais aguçado, e uma enorme capacidade de amadurecer mais rápido. Também graças ao mundo ser patriarcal, desde os mais remotos tempos a mulher aprendeu a conquistar seus objetivos sem confrontar. Faz isso, através de uma habilidade fantástica de induzir e ficar nas sombras, e sempre consegue o que quer. O mais surpreendente é que o idiota do homem acredita que foi ele que tomou a decisão. Também é dela a capacidade de esperar o melhor momento e absorver frustrações sem perder o foco dos seus objetivos. Sem contar que ela pode esperar pacientemente por muito tempo até que aquilo que ela quer aconteça, não sem agir com muita habilidade interferindo no rumo que as coisas vão tomar. Alguns a chamam de sexo frágil, mas eu gostaria sinceramente de ver o sexo forte tendo um bebê, morreriam antes do terceiro mês, que dirá parir. De frágil a mulher não tem nada, além da sua feminilidade e a sua estrutura física, pois a natureza dotou a maioria delas com menos densidade muscular que os homens. Isso na verdade as faz encantadoras.

Negar a sua importância é no mínimo idiotia, já que nenhum homem estaria no mundo se não fosse por causa de uma mulher. Até a natureza reconhece sua importância dando a ela a responsabilidade de reproduzir e perpetuar a espécie e isso é inexorável.

Sempre ouvi uma frase: "Atrás de um grande homem, sempre está uma grande mulher". Errado. "Ao lado de um grande homem, está sempre uma grande mulher." O Maior exemplo disso são meus pais, pois se não fosse minha mãe meu pai não teria conquistado metade do que conquistou. Ela sempre foi a mola impulsionadora das ações dele e sempre estava lá para apoiá-lo. A natureza não criou macho e fêmea de uma mesma espécie para se confrontarem. Na verdade foram criados para se completarem, mas não é isso que se vê hoje em algumas atitudes femininas ou feministas. Algumas mulheres, hoje, não lutam por igualdade e sim por superioridade. Burrice crassa numa sociedade patriarcal.

Tenho lido muito sobre como as mulheres estão conquistando espaços que antes eram só, ou na sua maioria, de homens e conclamam isso como conquistas. Até pode ser, mas vejamos:

1. 80% das mulheres que conquistaram alguma coisa tiveram por trás de sua preparação, ou conquista um homem, que bancou a sua preparação até que ela atingisse seu objetivo. Um pai, um irmão ou um marido foram responsáveis em custear direta ou indiretamente os gastos com o seu crescimento.

Exemplo maior eu tenho na minha vida. Enquanto eu estudava em escola pública até terminar o ensino médio. Fui trabalhar com 14 anos, e mais tarde fui responsável por bancar minha faculdade e pós-graduações, minha irmã tinha todos os estudos pagos pelo meu pai. Estudou na melhor escola particular e teve seus cursos profissionalizantes pagos, bem como seus cursos preparatórios e com 18 anos já era serventuária da justiça. Ela poderia ter conseguido isso sozinha? Talvez, mas seria muito mais complicado e levaria muito mais tempo.

2. 80% das mulheres não são mantenedoras e tem alguém que permite que o que ganham possa ser usado só para seus projetos. Sejam eles profissionalizantes ou de especialização e aprimoramento.

3. 80% das mulheres quando terminam uma relação estável são passíveis de pensão e consequentemente já começam o mês com uma reserva, e tudo que entrar além é plus. Reparação por ter aturado o mala do companheiro ou por ter dado a ele filhos.

É comum vermos após a perda do trabalho do homem a mulher pedir a separação. O inverso é raro. Porque será?

4. Mulheres recebem na separação metade de todo o patrimônio do casal e dependendo do acordo pré-nupcial, mesmo o que foi adquirido antes da união pelo homem. O inverso é verdadeiro, mesmo que raro.

5. Em nome de uma igualdade, muitas estão fazendo uma cruzada de superioridade e usando para isso as suas "conquistas".

Os percentuais foram usados porque adoro estatísticas e contra fatos não há argumento.

Sei que serei acusado, por muitas, de machista ou até de misoginia, quando na verdade o texto tenta mostrar que ninguém é melhor que ninguém e que na verdade um completa o outro. Que na verdade para que um conquiste alguma coisa o outro terá que caminhar junto. Se o mundo é patriarcal, é porque no mundo existem mais homens que mulheres, segundo estudo da ONU. No Brasil são 97 homens para cada 100 mulheres (até aí temos igualdade). Além disso, desde os primórdios da humanidade coube ao homem a tomada de decisões, exceção feita nas culturas celtas. São milhares de anos de uma supremacia masculina, onde até na religião vemos a figura de um Deus e nenhuma deusa, exceção das religiões afrodescendentes, bramanistas e hinduístas.

Negar fatos é subverter verdades. E fazer uma guerra de sexos não vai levar a nada.

Vou lutar sempre pela igualdade, mas não vou me calar quando essa igualdade for usada para subverter valores e tiver como objetivo tentar fazer o poste urinar no cachorro.

Não consigo enxergar meu mundo sem que haja mulheres capazes, inteligentes e que possam sair da condição de subserviência que algumas são obrigadas a enfrentar. Não consigo enxergar meu mundo sem esse ser que é capaz de iluminar a maior das escuridões e dar sentido a vida. Não consigo enxergar meu mundo sem a figura da companheira, da parceira, da cúmplice. Mas, também, não consigo enxergar o meu mundo com mulheres querendo menosprezar o valor que os homens desempenham em suas vidas e sem os quais a grande maioria delas não teria chegado aonde chegou.

Fica a dica. Iguais sempre, inferiores nunca. Para nenhum dos lados.

Sentimentos - Ensaios e CrônicasOnde histórias criam vida. Descubra agora