Xenofobia é o medo irracional, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros (fonte Wikipédia).
Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a lésbicas, gays, bissexuais (fonte Wikipédia).
Racismo é um preconceito contra um "grupo racial", geralmente diferente daquele a que pertence o sujeito, e, como tal, é uma atitude subjetiva gerada por uma sequência de mecanismos sociais (fonte Wikipédia).
Antissemitismo é o preconceito ou hostilidade contra judeus baseada em ódio contra seu histórico étnico, cultural ou religioso (fonte Wikipédia).
Sou contra frontalmente qualquer tipo de manifestação de intolerância.
Além das expostas acima, temos ainda as intolerâncias sociais, religiosas, etc. Porém tem uma coisa que também me preocupa, é o patrulhamento de expressão. A perda de liberdade de expressão e exposição de vontade. Se algum cuidado não for tomado, daqui a pouco teremos que ter leis que protejam os héteros essa ou aquela raça, nacionalidade ou religião, pois ser da tendência, opção ou decisão contraria ao modismo (pois o que vem acontecendo não é algo de agora, pois existe há muito tempo) passará a ser considerado crime.
O meu medo é que se eu não quiser me relacionar com uma mulher negra, índia, um homossexual, um ser de qualquer nacionalidade ou regionalidade, ou alguém que professe essa ou aquela religião, isso passará a ser crime e não uma opção de atração ou escolha.
O meu medo é que em nome do politicamente correto passemos a taxar todos os que não concordam com alguma coisa, como contrários ao status operandi e passíveis de sanções ou penas.
Que se comece a cassar bruxas e torne o mundo um imenso Salém. Que tornem as redes sociais peças importantes no mundo de uma Gestapo moderna, onde a intolerância em nome da intolerância seja permitida.
Precisamos urgentemente de uma legislação séria quanto ao crime de informática, para defender os que estão a mercê de excessos cometidos nas redes, mas há que tenhamos bom senso para distinguir o que é uma piada, uma brincadeira, de uma agressão ou propaganda ao crime e a intolerância.
Incitar violência contra essa ou aquela parte da população é um ato de covardia e quem o faz deve ser cobrado das suas atitudes.
Expor qualquer pessoa a situação de constrangimento deliberado, ou a perseguição de qualquer tipo deve ser coibido por todas as formas legais.
Só um cuidado deve ser exercido, o de não tornar isso uma cruzada de perseguições até que venha a impedir a livre expressão e o direito de ir e vir. Que não se criem guetos protegidos e áreas nebulosas na sociedade.
Seria muito ruim se não pudermos mais contar piadas de judeus, portugueses, gays, bêbados, gordos, negros, loiras, etc. Ou para não sermos processados termos que alterar termos como negão para afro descendente grandão, neguinho da beija flor para afro descendente minúsculo do pássaro osculador de flores, de viadinho para pequeno homossexual, de português para morador de além-mar, de judeu, Salim, etc. para morador do oriente médio, de bêbado para cidadão que excedeu ao álcool, de gaguinho para cidadão que fala com embaraço, de fanho para cidadão que fala anasalado e por aí a fora.
Já fui alvo de ataques pela internet, inclusive com a confecção de um perfil falso com o intuito de me agredir e me expor e nada foi feito nem pela provedora onde o perfil foi editado e nem pelas autoridades competentes. Agora eu fico me perguntando se nenhuma providência foi tomada porque nem sou afro descendente, ou homossexual, ou nordestino, ou judeu, etc. Será que a impunidade do meu ou meus agressores aconteceu porque não me encaixo em nenhum tipo de entre aspas "minoria"? Será que o meu constrangimento ou a agressão que ali existiu não é suficiente para que haja repressão? Será que é porque não me enquadro em crime federal não afiançável? Será que é porque faço parte de uma "maioria", também entre aspas? Ou será que proteger o cidadão que não se encaixa nos modismos existentes não dá ibope?
Abaixo todo tipo de covardia usando o monitor como escudo. Abaixo a impunidade informatizada. Mas acima e antes de tudo VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sentimentos - Ensaios e Crônicas
RandomSentimentos - Ensaios e Crônicas nada mais é o do que o escritor colocando no papel de forma literária seus sentimentos. É o passeio por uma vida e uma viagem pelo sempre surpreendente coração. Uma caminhada firme e confiante pelo mundo dos sentimen...