Perguntaram-me certa vez por que sendo professor, escritor, palestrante, etc. tenho apenas pouco mais de 400 pessoas no meu face e eu respondi que não buscava quantidade e sim qualidade.
Isso e uma conversa que tive hoje me fizeram repensar essa pergunta e cheguei a algumas conclusões, que espero não seja definitivas, pois gostaria muito de continuar evoluindo no meu entendimento dos "porquês":
1. Estão no meu Face só as pessoas que quero que estejam aqui e que querem ficar.
2. Algumas eu gostaria que estivessem aqui e não estão.
3. Os tenho aqui apesar de não pactuar com o que pensam, pelo simples fato de respeitar suas opiniões, concordando ou não e a recíproca é verdadeira.
4. Que pessoas sempre serão mais importantes que ideias, mesmo que não concorde com essas ideias.
5. São pessoas éticas. Pelo menos até hoje não me provaram o contrário.
6. Que é a única forma que tenho de manter perto, mesmo virtualmente, pessoas que gosto e admiro. Mesmo que elas não tenham noção do quanto é isso.
7. Que apesar das minhas intransigências e às vezes não me expressar corretamente com palavras valorizam mais o que represento do que o que externo.
8. De ter excluído mais de 600 pessoas e não ter aceitado o pedido de adicionar de outras tantas.
9. De nunca curtirem, comentarem ou interagirem com nada que posto ou escrevo, mesmo assim são importantes para ficarem, pelo menos até hoje.
10. Porque cada uma das pessoas que está aqui ser única e insubstituível, mesmo que isso mude por algum motivo de tempos em tempos.
11. Porque me fazem lembrar alguns momentos de um tempo da minha vida com alegria e de termos dividido rotinas e emoções em algum instante.
12. Porque apesar de eu não precisar de ninguém e ninguém precisar de mim, pelo menos materialmente, emocionalmente eu preciso de todos. Ninguém vive sozinho. O homem é um animal social.
13. De com exceção de umas duas ou três da lista, eu conhecer todos pessoalmente e saber quem são.
14. Pactuamos de princípios comuns.
15. De precisar de um fórum para que leiam o que escrevo. Seria triste gostar de escrever e não ter sequer uma pessoa lendo. Por menos interessante que seja o que escrevo.
Mas acima de tudo porque nada substitui boas pessoas que com sua individualidade contribuíram para que eu fosse o que sou. Cada uma das pessoas que passou e passa pela minha vida é responsável pelo que me tornei. Nada pode valer mais do que um ser humano e suas milhares de facetas. Nada paga a presença de pessoas que em algum momento fizeram parte da construção de uma vida inteira. Nunca uma ideia, uma instituição, uma religião, uma etnia, uma cor, uma orientação sexual, etc será maior do que o ser humano que a representa ou a abraça.
Tenho orgulho de todos que estão aqui, mesmo aqueles com os quais tenho pouco contato.
Tento tratá-los com respeito, dignidade e cortesia e estou sempre disposto a me retratar quando por algum motivo isso não acontece, pois sou falho como qualquer ser humano. O nome disso é AMIZADE.
O Face nada mais é do que um aplicativo que tenta manter amigos, em contato, que por algum motivo estão a distância. Talvez o único instrumento que temos para preservar as nossas lembranças em comum.
Graças a Deus que existe o FACE.
Enfim, queria que fossem milhões na minha lista de amigos, mas são apenas pouco mais de 400, porem cada 1 vale por 1.000.000.
Graças a Deus que vocês existem e estão no face.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sentimentos - Ensaios e Crônicas
AcakSentimentos - Ensaios e Crônicas nada mais é o do que o escritor colocando no papel de forma literária seus sentimentos. É o passeio por uma vida e uma viagem pelo sempre surpreendente coração. Uma caminhada firme e confiante pelo mundo dos sentimen...