Um dia você aprende que...
Existe uma sutil diferença entre dar as mãos e acorrentar uma alma.
Você aprende que amar não significa apoiar-se em alguém, que ter alguém ao seu lado, nem sempre significa estar acompanhado e que compromisso nem sempre significa estar seguro.
Começa a aprender que beijos não significam contratos eternos e presentes não são promessas.
Começa a aceitar suas derrotas de cabeça erguida e olhos adiante, com a maturidade de um adulto e não com a inconformidade de uma criança.
Aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para planos, e o futuro tem o costume de contrariar o que planejamos.
Depois de um tempo você aprende que apesar de sua exuberância, o sol queima se você ficar exposto a ele por muito tempo. Da mesma forma que o calor da lâmpada atrai a mariposa para sua destruição.
Aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não vão se importar com você, e isso é natural.
Aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela pode feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, pois ela como você é humana e enquanto humana é falha.
Aprende que falar pode aliviar dores emocionais e que o que mais importa não é o que você tem na vida e sim quem você tem na vida.
Descobre que leva anos para se construir a confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante, das quais se arrependerá pelo resto da vida.
Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias e que bons amigos são a família que nos foi permitida escolher.
Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendermos que amigos mudam.
Também começa a perceber que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nenhuma coisa, e mesmo assim estarão tendo bons momentos.
Descobre que as pessoas que você mais se importa, as que você mais ama, podem ser tomadas de você muito depressa pela vida e sem nenhum aviso. Exatamente por isso, devemos mostrar o nosso carinho por elas hoje, pois pode ser que seja a última vez que a vejamos. Pode ser que não haja o amanhã.
Aprende que as circunstâncias e os ambientes têm influência sobre nós e descobre que não deve se comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e quando isso acontece está na hora de mudar novamente para melhor.
Aprende que não importa aonde já chegou, mas até onde quer ir, com quem está indo e como vai chegar.
Aprende que ou você controla seus atos, ou eles te controlarão. Que ser inflexível significa ser fraco ou não ter personalidade para aceitar que tudo muda. Pois não importa quão delicada e frágil seja a situação, existem sempre dois lados.
Aprende que heróis são pessoas comuns, assim como você, que apenas fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as consequências e os medos.
Aprende que paciência requer muita prática e que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você está caído, é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
Aprende que maturidade é o acúmulo de experiências que conseguiu absorver da vida e o que aprendeu com elas, e não quantos aniversários você celebrou.
Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, pois poucas coisas são tão importantes como sonhos e seria uma tragédia se ela acreditasse.
Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel e muito menos de humilhar as pessoas ou destruir seus sentimentos.
Descobre que só porque alguém não o ama da forma como você gostaria, não significa que essa pessoa não o ame com toda intensidade que consegue. Pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem demonstrar ou vivenciar de forma plena esse sentimento.
Aprende que com a mesma severidade e inflexibilidade que julga os outros será julgado e condenado.
Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não vai parar para que você o conserte.
Aprende que o tempo não é algo que possa voltar atrás, portanto plante hoje seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores ou esculturas e arabescos no futuro.
Você aprende o que realmente pode suportar e que é mais forte do que imaginava. Entende que apesar de não acreditar, você pode ir muito mais longe do que pensava. Isso, mesmo depois de ter esgotado todas as suas forças, ter pedido as esperanças e pensar que não seria mais capaz.
Que a vida realmente tem valor e que você tem valor diante da vida.
Que cada dia é uma forma de demonstrar a Deus a gratidão pela dádiva que Ele te deu.
Também se aprende que o medo de tentar tira a vontade de ganhar e que toda conquista é efêmera se não puder ser partilhada. Nossas posturas são traidoras e nos fazem perder o bem que poderíamos conquistar se não fosse o medo de tentar.
Descobre que você não é nada sozinho e que somos medidos por aquilo que fazemos de bom ou de mal. Não somos resultados das nossas intenções e sim das nossas atitudes.
E por fim, aprendemos que a vida é curta e deve ser vivida com intensidade e responsabilidade, pois não existe nem prêmios e nem castigos, somente consequência pelos nossos atos.
Texto alterado por mim, tendo como base o texto do pai da minha querida Kethellyn Araujo, que por sua vez o compôs com frases de Shakespeare.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sentimentos - Ensaios e Crônicas
RandomSentimentos - Ensaios e Crônicas nada mais é o do que o escritor colocando no papel de forma literária seus sentimentos. É o passeio por uma vida e uma viagem pelo sempre surpreendente coração. Uma caminhada firme e confiante pelo mundo dos sentimen...