Enredos e Contradições

35 65 12
                                    

A verdadeira história começa a ser escrita quando na verdade o final já aconteceu. Às vezes pode-se mais na frente mudar o final, mas é pouco provável, pois a vida é como um jogo de RPG, depois de movidas, as peças não costumam mais se encaixar.

Durante o processo de confecção dessas histórias, nos sentimos encantados e até atraídos com os rótulos e embalagens, mesmo sem sabermos o que realmente está dentro.

Muitas vezes o conteúdo é vazio, mentiroso e até perigoso, mas estamos, na verdade preocupados em desfilar com as embalagens. Mostrar a todos como temos ao nosso lado embalagens lindas e cheirando a novo. A necessidade de atender aos reclames da sociedade constituída, fala mais alto dentro de nós. É melhor atender aos olhos que ao coração.

Não sou hipócrita, eu mesmo sou mais atraído pelo exterior que pelo interior e até costumo dizer que quem gosta de interior é matuto, arquiteto, decorador e paisagista.

Não sou ingênuo ao ponto de externar que o estereótipo não encanta, não seduz, não atrai. Somos visuais por natureza e no mundo competitivo que vivemos, até as mulheres constantemente mais sensíveis, também se tornaram predadoras, visuais e imediatistas. Algumas até encaram a máxima de que "é melhor usar que ser usada".

Segundo Platão: "Um homem se apaixona pelo que vê e uma mulher pelo que ouve (ou lê). Uma mulher se apaixona por quem é alvo da sua admiração e um homem admira quem é alvo da sua paixão". Às vezes me pergunto se Platão falou mesmo isso, não estava lá pra ouvir.

O que vemos cada dia que passa, são mulheres caçadoras. Predadoras que saem em busca de suas "vitimas" e que não tem o menor pudor em satisfazer suas necessidades sem se importar com o tal do sentimento. Platão ficaria surpreso como as coisas mudaram. Não que as mulheres, mesmo nos mais primórdios tempos, não fossem calculistas e ótimas na arte da política, do encantamento, da manipulação e da sedução, até porque homens são sempre os bobos que se acham espertos, mas porque a submissão da época patriarcal contada na bíblia está cada vez mais longe de ser uma realidade hoje.

Tão pouco esse tipo de atitude as torna melhores ou piores que suas antepassadas, só as colocam na figura de protagonistas na história da vida, quando anteriormente eram figurantes de luxo e nos homens devemos estar preparados pra isso.

Hoje li algo, escrito por uma pessoa que eu gosto, nem sei se o texto é dela ou ela tirou de algum lugar, que dizia:

"Já me aproximei de pessoas que estavam querendo se distanciar de mim;

Já me afastei de pessoas que queria ficar junto;

Já estive perto mesmo estando longe;

Já estive junto sem estar;

E é estranho se sentir distante de quem nunca de fato esteve perto".

Levando em consideração a frase acima, chego à conclusão, que apesar de podermos escrever nossa própria história existirão capítulos que não dependerão apenas de nós para que aconteçam.

Existe todo um cenário que teremos que levar em consideração, e outros componentes que também estarão escrevendo suas histórias e que o enredo nem sempre coincidirá com o nosso. Que existirão coisas que não estarão no nosso controle, e que acima de tudo viver é uma arte.

Segundo um ditado Celta: "Toda grande jornada começa no primeiro passo dado na soleira da sua porta".

Em outras palavras, não existe fórmula certa para que sejam escritos os capítulos da vida, e muito menos a certeza de quais os personagens se encaixarão no enredo. O mais importante é que acima de tudo as coisas sejam feitas com intensidade, sinceridade e determinação na busca de um final feliz.

Basta dar o primeiro passo.

Sentimentos - Ensaios e CrônicasOnde histórias criam vida. Descubra agora