A Vida

2 0 0
                                    

A vida é feita de inquietações, de dúvidas. Nunca sabemos o que vai acontecer a seguir e só podemos acreditar que o que estamos fazendo são acertos e nos levarão a um resultado favorável.

Um único segundo pode mudar tudo. Hoje estamos aqui e daqui a pouco podemos não estar mais e só nos resta acreditar que haverá o depois.

Quantas vezes eu olhei para trás e me perguntei se tivesse feito diferente o que estaria acontecendo hoje diferente do que está? Não importa o ontem nunca volta e erros e acertos me levaram ao hoje. Para ser sincero não acredito que tivesse feito nada diferente, pois tudo que aconteceu, fiz acreditando que era o certo. Ninguém erra sabendo que está errado.

Nunca acreditei em destino. Pelo menos não como alguns entendem. Sempre acreditei que o meu destino sou eu que faço através das minhas atitudes.

Muitas coisas não tiveram o resultado que eu esperava. Corri alguns riscos desnecessários. Tomei decisões sem avaliar corretamente o resultado. Deixei de tomar atitudes e tomei algumas precipitadamente. Não acredito que faria nada diferente, pois nas mesmas circunstancias e com a mesma experiência tenderia a fazer a mesma coisa.

Fui e sou resultado das minhas escolhas e sempre fui protagonista da minha vida colhendo com tranquilidade tudo que me aconteceu de bom ou de ruim sem culpar a ninguém. Nunca tive queda para fazer papel de vítima.

Descobri que durante a vida muitas das coisas que esperamos ou almejamos passa pela decisão de outras pessoas e não adianta ficar chateado se essas coisas não acontecem, pois algumas coisas que queremos não são necessariamente o que a outra pessoa quer. Existem coisas que para acontecerem dependem de mais de uma pessoa, nada se pode fazer para mudar isso.

Aprendi que só temos domínio pleno daquilo que somente com as nossas atitudes podemos realizar. Tudo que depende do outro está fora do nosso controle.

Entendi que muito daquilo que queremos nunca teremos e as razões para isso são as mais variáveis e fora do nosso controle. A única coisa que podemos fazer é a nossa parte bem feita e torcer para que o que esperamos se realize.

Observei que muitas pessoas passaram pela minha vida. Algumas eu gostaria que ficassem para sempre e não ficaram. Outras, eu esperava que a relação fosse diferente e não foi. Algumas eu gostaria de um relacionamento mais íntimo e não existiu e nem existirá. Algumas eu gostaria que se tornassem amigos/as e isso não aconteceu. Outras tomaram rumos diferentes e não pude fazer nada para evitar. Que existiram e existirão muito mais desencontros do que encontros e que isso é normal. O meu tempo e minha expectativa podem ser diferentes da de outra pessoa e não tem nada demais nisso.

Constatei que muitas mulheres passaram pela minha vida e eu gostaria de tê-las tido como parceiras, companheiras, cúmplices e nada aconteceu. Algumas realmente me encantaram de verdade, no entanto eu descobri que não as encantei o suficiente ou alguém as encantou antes, faz parte. Em minha defesa não foram tantas assim.

Que quando se gosta de alguém o mínimo que você tem que fazer é externar o que sente, mas isso não é garantia de reciprocidade.

Falando em companheiras, cúmplices, cheguei a algumas conclusões. Tenho muito bom gosto para mulher. Com algumas mulheres que partilhei minha vida gostaria que tivesse durado mais ou que tivesse sido diferente. Minha cara metade deve ter sido usada em alguma cirurgia plástica de reconstituição de face e já era. Minha alma gêmea nasceu morta ou foi enviada para outra dimensão. Meu outro lado da laranja está sendo chupada por outro ou sofreu mutação genética e é um limão. Se eu encontrei algum dia a pessoa que ia me completar devo tê-la perdido na multidão. Enfim, isso é algo que está sendo colocado no baú de coisas que não foram realizadas. Cada um de nós tem o seu.

Ouvi a vida inteira que tudo é passageiro e por incrível que pareça constatei que é verdade. Que as coisas sempre se resolvem de um jeito ou de outro e que não adianta se desesperar porque tudo encontra seu ponto de acomodação. Nem que seja na conformidade, pois quando não conseguimos acabamos nos conformando.

Descobri que por mais que você queira fazer alguma coisa pela vida das pessoas que ama não conseguirá, pois a vida é delas e as escolhas também, e você não poderá fazer nada para modificar isso se elas não quiserem. No entanto, não se culpe por tentar.

Constatei que o ontem e o amanhã não importam, pois o que realmente importa é o hoje. Mesmo que seja para você não fazer absolutamente nada com ele.

Descobri que viver é complicado, uma viagem constante pelo desconhecido e que isso é o que faz de verdade a vida valer a pena. Que a única coisa que você tem que fazer é ser grato pela oportunidade que recebeu e pelas coisas que foi capaz de realizar. Que deve aproveitar todas as oportunidades que tiver e concretizá-las em algo bom. Que enquanto estiver vivo tudo pode acontecer. Viva intensamente e não deixe para manhã o que pode fazer hoje, você sempre pode se surpreender.

Sentimentos - Ensaios e CrônicasOnde histórias criam vida. Descubra agora