O dia amanheceu e posso dizer que não dormi quase nada. Ontem, bati cabeça por um tempo até descobrir tudo que estava acontecendo, mas depois de tanto tempo consegui e descobri o esquema, como eles fazem e quem são ele; só não descobri ainda quais empresas participam do esquema. O pior de tudo foi jantar com Estevão — que se culpa tanto — sem dizer para ele que a culpa do que estava acontecendo não era dele e sim de Flávio. Nós conversamos sobre a vida e Estevão me contou que Heitor havia nos descoberto e eu me surpreendi por não ficar em pânico e sim feliz. Então quando a hora de dormir chegou, me aninhei no peito de Estevão e apenas agradeci a Deus por descobri quais eram os problemas da empresa e saber que eles eram reversíveis e por poder arrumar a vida de Estevão antes de ir embora.
O mais difícil de tudo está sendo fingir a Estevão que está tudo bem, estou louca para ir atrás de Flávio e expo-lo. Não que eu não vá denunciar Flávio a Estevão, mas infelizmente não posso fazer isso sem antes descobrir quais são as empresas que participam da fraude com ele, se eu me precipitar posso não descobrir e esse erro pode custar muito a Russell's.
Eu e Estevão combinamos de chegarmos separados e em horários distintos na empresa. Não podemos arriscar chegar junto em plena sexta feira de manhã. Sexta. A essa hora semana que vem devo estar em um avião voltando para minha casa. Meu coração aperta ao pensar em deixar Estevão mas não posso pensar em nós agora. A empresa precisa de 100% do meu cérebro nesse momento.
A reunião começa e estão todos compenetrados no que tenho a dizer. Para minha apreensão a senhora Marta Russell, mãe de Estevão resolveu assistir a reunião hoje. Ela parece não saber de nada sobre nós mas sei que ela está aqui para saber o que vai ser feito da obra de seu marido. Eu olho para Estevão que está ao lado do irmão e da mãe e seu olhar terno e carinhoso derrete meu coração e confesso até estar evitando olhar para ele. Heitor já percebeu nossos olhares e me deu um sorriso infantil que queria dizer que nosso segredo estava guardado. Mas se Heitor descobriu, quem mais poderia? Então me concentrei na planilha que estava aparecendo no slide nesse momento e me virei para todos.
— Bom dia a todos.
Espero alguns instantes até que todos tenham respondido em um coral.
— Senhores, como já sabem, durante essa semana acompanhei de perto a rotina da Russell's em todos os processos. Desde o menor processo ao maior. Acredito que obtive grandes resultados nas avaliações e que com a cooperação de todos podemos trazer os melhores dias a empresa novamente.
Os olhares sérios estavam sobre mim e eu podia entender o porquê. Eu estava prometendo a eles os dias de glória novamente, que todos queriam, não apenas por eles mesmos, mas pela memória do senhor Paulo Russell, que todos pareciam amar. Nem todos. Nesse momento meus olhos se direcionaram para Flávio Queiroz que estava mais atento do que nunca as minhas palavras.
— Primeiro vamos começar com os números da fábrica. Devo dizer que os processos são bem feitos e bem acabados mas pude observar problemas com a eficiência de fabricação e da disposição das praças. Como os senhores devem saber existe um ciclo na produção de um móvel. Para mim não tem sentido que o estande de pintura fique ao lado do estande de separação e cortes dos materiais, já que a pintura é a última parte do processo da madeira enquanto a separação e corte de materiais e são os primeiros. Desse jeito — digo mostrando a nova planta da fábrica — sugiro a vocês que reorganizem a linha de produção para buscar máxima eficiência...
Os olhares atentos continuam sobre mim e posso ver atravez de seus olhos que eles compreenderam o que eu disse. Isso é bom! As horas se passam e eu os mostro meus planos de melhoria não só para a fábrica mas para cada setor separado. Ao chegar no crítico setor de vendas, o setor de Flávio, faço algumas observações razoáveis de marketing e publicidade mas nada que colocassem minhas reais suspeitas em questão. Afinal, ele não pode desconfiar de nada ainda.
Enfim, algumas perguntas são feitas e eu as respondo e posso ver nos olhos de todos a esperança. Olho para Estevão e vejo um brilho radiante em seu olhar. Meu peito salta em alegria em vê-lo. Assim, quando depois de duas horas e meia terminamos, todos os envolvidos batem palmas, então Heitor e Estevão se levantam, e Estevão toma a palavra.
— Bom, primeiro senhorita Stirling — diz ele se virando em minha direção — Em nome da Russell's company eu te dou os nossos mais profundos agradecimentos. Confesso que após a morte do meu pai, não apenas eu e minha família nos sentimos perdidos, mas toda a empresa, e ver que podemos retornar aos bons tempos e até levar a empresa a lugares que não sonhamos nos enche de alegria, e isso devemos a você.
Outra salva de palmas começa e confesso que estou emocionada, mas me segurando para não demostrar. Saber que pude usar meu trabalho para melhorar a vida de Estevão e de todas essas pessoas que se importam com essa empresa, me alegra muito. As palmas se calam e o senhor presidente continua:
— Então agora — ele diz se dirigindo a todos — devemos trabalhar muito para corrigimos os erros que estão acontecendo e reerger esse lugar, que não é só meu, ou de Heitor, ou de Katherine, mas de todos nós. Como a senhorita Stirling disse, essa semana futura ela ainda estará aqui e nos ajudará nesse começo de mudança. Sendo assim, que o trabalho comece, obrigado a todos e estão dispensados.
Todos se levantam e fazem questão de passar por mim e me agradecer. Algumas mulheres me deixaram constrangida ao dizer que eu era um exemplo para elas e que elas queriam ser profissionais tão boas quanto eu sou. Isso mexe com meu coração, pois apoiar o empoderamento de outras mulheres sempre foi meu principal objetivo.
Quase todos haviam saído da sala quando vejo a senhora Marta Russell vindo em minha direção com os olhos lacrimejantes.
— Minha filha — diz a senhora — eu nem sei como agradecer a sua ajuda. Eu sei que ainda não foi feito nada efetivamente, mas só de você nos mostrar o caminho já abriu nossos horizontes. Se meu marido estivesse aqui, com certeza estaria encantado por você e sua inteligencia.
Fico por um momento sem reação. Além de ser uma das donas da empresa, ainda era a mãe de Estevão. A mãe dele. O homem que eu amo. A certeza disso me deixou abalada e um choque tomou conta de mim. Busco forças em algum lugar e consigo responde-lá:
— Fico muito feliz senhora Russell. É um grande prazer poder ajudar vocês de alguma maneira. Principalmente levando em consideração o carinho que meu pai tem pela sua família, o mesmo carinho que eu mesma adquiri.
Um sorriso lindo, que lembra muito o de Estevão se abriu nos lábios da senhora e pude ver um vislumbre da mulher jovem que já foi um dia.
— Que bom querida. — ela pega minhas mãos — Em falar nisso, espero que seus pais estejam bem.
— Estão todos bem, obrigada.
E antes que eu pudesse falar alguma coisa, Estevão nos interrompe:
— Senhoritas, desculpe interromper...
A mãe dele sorri e dá um tapinha fraco nele, não passou despercibido a ela o fato de tê-la chamado de senhorita e não senhora.
— Senhorita Stirling me perdoe mas preciso roubar a senhora minha mãe para um almoço.
Será possível que possa me apaixonar mais por ele? Quando eu acho que não, ele faz outra coisa que me deixa mais boba ainda.
— É claro senhor Russell, não é todo dia que se pode acompanhar uma bela dama assim.
A mãe de Estevão solta uma gargalhada e dessa vez se dirige a mim.
— Que adorável você é! — dessa vez ela se dirige a Estevão e continua — Eu gosto dela!
— Que bom mamãe! — diz Estevão com um sorriso.
Ambos nos despedimos, a senhora Marta prometendo nos encontramos de novo e Estevão dizendo que mais tarde conversaria comigo. Os vejo saindo da sala e ao fecharem a porta penso.
— Ótimo, agora vou atrás de Flávio... Hoje eu descubro quais as empresas então envolvidas nessa merda, ou não me chamo Olívia Stirling.
VOCÊ ESTÁ LENDO
ESTEVÃO - Livro Um - Trilogia Russell's Company
RomanceApós a morte de seu pai, Estevão Russell, o co-presidente da Russell's Company, sabe que as coisas não são as mesmas, nem para ele particularmente, nem para a própria empresa. Convencido por seu irmão, Estevão permite que ele contrate um especialist...