Ajudará a esclarecer termos vindouros. Desculpe não ter feito isso antes!
Ark: Monstro morto-vivo e deformado, poderoso e considerado impossível de matar.
Bamis: cidade de Anne, onde Lankher passa a mendigar.
Brunna Rylie: Também conhecida como dona dos campos, deixou seu lar para abraçar a causa dos Mundiais. Odeia Lankher, e guarda muito mais segredos do que aparenta.
Casa do Mar: Cidade de Drome, lar de Sandra Selia XV e Travis Meaner.
Contagem: O tempo não é contado da mesma forma que o nosso. Sessenta segundos nossos equivalem a 60 vultares, tal como 60 minutos totalizam 120 ontares. As horas são chamadas de instares, somando-se sempre uma a mais que aqui. Por exemplo: 23 horas são 24 instares nesses tempos, e etc. Não existem 00 horas, e sim 1ª (primeira) instare.
Dama dos Lobos: a mulher mais evitada do Oeste, bruxa altamente ligada ao Senhor das Trevas. Carrega consigo lobos de gelo.
Dirígelo: neologismo derivado de Dirgel, "misterioso" em língua de gales. Referência direta aos 4 misteriosos vivos na Terra de Sombras:
1. Ascom: Primeiro Dirígelo (Negativo), Senhor das Trevas, grande antagonista da série. Carrega maldições em seu nome, que causam a morte de quem o pronuncia sem proteção. Possui uma adaga com 110 medidas de Dimandium, um metal raro e com poderes terríveis e mortais. Maior estrategista da série, sempre interferindo em assuntos reais e ligados aos continentes.
2. Since: Segundo Dirígelo (Positivo), Senhor da Luz, patrono do Continente Sul, rival de Ascom. Por cuidar muito do lugar onde vive, se mantém distante de assuntos do Oeste (continente onde a história se passa). Criador do colar de Anne, que a protege de Ascom.
3. Sortbell: Terceiro Dirígelo (Positivo), Senhor da Paz, ajudador na criação das glouts. Perito em maldições. Por ser muito reservado, pouco se sabe sobre suas intenções.
4. Runok: Quarto Dirígelo (Negativo), Senhor da Dor, mestre dos maremotos. Tem controle sobre as águas em certa medida, e não gosta que pronunciem seu nome.
Glouts: Armaduras criadas por 11 famílias, capazes de superar o poder dos Tronets. Foram feitas ao longo de cinco gerações, sendo a quinta denominada Linhagem de Ouro, e a sexta, Linhagem de Testes. Só quem fosse capaz de passar dos 4 testes em cada reino do Oeste seria digno de juntar as quatro partes da armadura.
Homem das Sombras: Chamados filhos de Ascom, são criações do mesmo, monstros sugadores de almas. Foram mantidos sob o solo para não causar caos na superfície.
Mundiais: Grupo que apoia a natureza e cuida de situações irregulares contra ela. Marca seus membros com alguma peça de ouro no lugar de algum membro perdido, método chamado Substituição.
Render: Cidade-vizinha da cidade real, Vint. Por conta de sua extrema pobreza, foi separada por uma barreira enorme em todos os quatro cantos do resto do reino, tornando-se um campo de extrema miséria e cárcere. Cidade natal de Lankher Rievo.
Tronets: espécie de tiara, conectada ao pescoço de um rei, que lhe dá automaticamente melhores condições físicas e direito absoluto sobre o trono real. Existem 4 no Oeste atualmente. Quando o Tronet é destruído, o reino em questão se torna um reino morto, levando em conta que um Tronet é feito com um metal raro. Cada reino possui um Tronet de cor específica.
VOCÊ ESTÁ LENDO
1 - Terra de Sombras - A Revolta de Ozit
FantasyDiante de um reino destruído e ameaçado por guerras, Lankher Rievo, neto de um rei, parte em uma jornada com seus amigos Anne Winslet e Travis Meaner em busca de uma forma de derrotar o rei que um dia humilhou sua família e tomou suas fortunas. #1 e...