Um borrão.
Tudo era um borrão.
Uma distopia, um pesadelo, o fim do mundo.
'' -Ela não tá respirando, porra, ela não tá respirando! – Harry gritava desesperado, sacudindo o corpo imóvel de Lauren em seu colo numa tentativa falha de reanimá-lo.
Uma buzina alta estourou na lateral do táxi assim que o motorista furou mais um sinal vermelho. A cada grito apavorado dentro do carro, o homem parecia ficar mais rígido. Não importava o quanto ele acelerasse, o caminho só parecia ficar mais e mais distante.
-Calma, ela vai voltar! – Keana rebateu com determinação, voltando a massagear o peito da irmã. – Vamos, Lauren... – Sussurrou com agonia, pela primeira vez deixando sua pose confiante cair. – Você prometeu! ''
Memento Mori é uma expressão em latim que quer dizer: lembre-se de que você vai morrer. Desde muito pequenos, somos ensinados que o fim é uma das únicas certezas da vida, e, embora evitemos criar caso quanto a isso, sabemos que inevitavelmente o nosso dia chegará. Contudo, o que, efetivamente, fazemos de diferente sabendo disso? De que forma a consciência da morte afeta nossas escolhas? De qualquer jeito, deveria afetar?
A palavra morte pode também ter o sentido de fim, e nesse contexto, é possível afirmar que, por mais habituados que estejamos com os encerramentos, ainda cometemos o erro de nos manter apegados a certas circunstâncias como se elas fossem permanecer da mesma forma, inalteradas. Procuramos segurança, certeza, estabilidade... Acontece que, a natureza da vida, por si só, é mutável e impermanente. O que deixou de ser, jamais, sob hipótese alguma, voltará a ser igual foi antes, independente do quanto tentemos dar um passo atrás e recuperar.
Muitas vezes nos prendemos desesperadamente ao que já passou e ansiamos voltar atrás, quando na verdade, estamos desejando algo que não existe mais. Como indivíduos, durante a vida, estamos constantemente morrendo na forma de uma identidade e ressurgindo na forma de outras identidades. E, de um modo geral, nós estamos sempre em algum lugar, aspirando ir para um outro lugar. O ciclo contínua, e a permanência é apenas uma ilusão. Nós, assim como cada componente da natureza que nos cerca, desde um pequeno átomo até as teias que maquinam o destino, estamos em um constante processo de transformação e renascimento.
E assim também acontece com as nossas vidas, que a cada respirar, se encaminham para o desfecho final.
Porém, ainda que estejamos familiarizados com a ideia, dificilmente estamos prontos para despedida quando ela chega.
'' O carro seguia com velocidade na pista da esquerda, costurando e passando todo e qualquer obstáculo com agilidade. Tentando se fazer ouvida sobre o barulho, Ally tinha o celular no ouvido e uma expressão aflita enquanto comunicava ao hospital a situação. Keana se revezava entre a massagem cardíaca e a respiração boca a boca, não se permitindo parar nem por um segundo. Harry quase hiperventilava de nervoso, mas tentava ajudar a fotógrafa da maneira que podia.
Enquanto isso, sentada no banco da frente, eu estava em choque.
Absolutamente em choque.
Eu mal piscava enquanto a assistia daquele jeito; pálida e mole no banco de trás. Embora minha mente estivesse enevoada e longe de absorver o que estava acontecendo, eu segurava sua mão com toda minha força enquanto meu interior inteiro berrava: por favor, não vá.
Não vá nunca.''
Mas no fim das contas, o que é a morte para você?
Para algumas religiões, a morte é um recomeço; o encerramento de um ciclo para o início de outro. Para outras, uma passagem; uma transição.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tongue Tied
Romance''Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fo...