10. COMO ENFRENTAR UMA CRISE FINANCEIRA

179 6 0
                                    

De tempos em tempos, surge uma crise financeira sacudindo o comodismo estabelecido. Pessoas que acreditavam estar seguras no emprego, empresários que julgavam ter construído uma empresa sólida que Ihes garantiria o bem-estar futuro, viam-se, de repente, vivenciando uma situação de risco, tendo de buscar novos meios para sobreviver.

Diz o ditado popular que: "Quando falta pāo todos brigam e ninguém tem razão". Assim, por causa da crise, casais se separam, famílias se desentendem, aumentam os problemas emocionais, muitos dos quais se transformam em doenças.

A perda do emprego, a falência de um negócio em que você colocou todas as expectativas, são difíceis de aceitar. Mas por outro lado, [sempre há outros lados] se você observar, notará pessoas que, mesmo com uma crise rondando, passam imunes, continuando a desfrutar da estabilidade de sempre.

O que será que elas têm que as imunizaram? Por que continuam gerindo seu negócio com sucesso ou permanecendo firmes em seus empregos?

A resposta está na forma como elas estão vendo os fatos. Em um momento de crise, os primeiros a cairem são os que dramatizam, pensam sempre no pior. Acreditam estar prevenindo-se do perigo, mas na verdade, de tanto imaginar o que não querem, acabam atraindo o que temem.

Depois, há os que estão parados em sua rotina, certos de que já conquistaram seu espaço e se acomodaram, acreditando que não precisam mais melhorar o próprio desempenho, nem fazer cursos para aumentar o nível de seus conhecimentos, ou melhorar seus produtos ou seu currículo, adequando-os às necessidades do mercado de trabalho.

Quando alguém investe em si mesmo, esforçando-se para desenvolver seus potenciais, ganha confiança em si, experiência, sente-se mais capacitado, o que Ihe dará uma postura mais ativa e positiva.

A pessoa insegura não tem como ficar imune uma crise financeira. Sua energia é fraca, não confia no próprio desempenho, e quando há o corte de funcionários na empresa, é a que sai primeiro.

A vida empresarial é uma escola que obriga os participantes a buscar o próprio progresso. Isso vale tanto para os empresários como para os assalariados.

Se é indispensável ser um bom profissional, é necessário também saber manter uma atitude ética, respeitando o espaço de cada um. A maledicência, o julgamento, a má vontade, a mesquinharia, as panelinhas e os jogos de manipulação criam desentendimentos e acabam mal.

Uma pessoa pode ter um ótimo conhecimento profissional, mas se seu emocional for desequilibrado, não vai parar muito tempo no emprego. Um em- presário ganancioso, que usa de má-fé com seus clientes também não terá sucesso.

A vida, com sua sabedoria, responde a cada um de acordo com suas atitudes. Uma crise é reveladora e vai testar seu desempenho. Se você foi atingido, está desempregado, ou se seu negócio fracassou, não se deixe abater pelo desânimo. Reaja. Acredite que você pode reverter a situação.

Mas não fique parado. Analise bem suas atitudes. Seja humilde, reconheça seus erros e tente outros caminhos. O que você não sabe, pode aprender. Basta querer.

Confie que acima de tudo há uma força superior que nos guia e que está só esperando que você faça a sua parte para Ihe dar todas as coisas boas que vier a merecer.

Saia do negativo, se esforce para tornar-se uma pessoa melhor, invista em você, enriqueça seu espírito. Estou certa de que assim você dará a volta por cima. São os meus votos!

Para alcançar o sucesso, o bom mesmo é acreditar na própria força e saber usá-la com inteligência, fazendo o seu melhor.

VÁ EM FRENTE! (Não deixe nada pra depois) ZIBIA GASPARETTO.Onde histórias criam vida. Descubra agora