Recebo muitas cartas e e-mails dos leitores. Embora alguns contem algumas conquistas, a maioria pede ajuda para os problemas que não consegue resolver. Esperam que eu possa, de alguma forma, auxiliá-los na análise das causas do que Ihes acontece e dar-lhes algumas dicas de como resolvê-los.
Relato minhas experiências, na expectativa de que elas possam contribuir, faço isso de coração, mas sei que seja qual for o problema, ou a situação, as coisas só vão mudar se a pessoa lá no fundo do seu ser, de fato quiser.
Quase sempre colecionam receitas de comportamento, sabem até o que precisariam fazer para libertar-se do que Ihes incomodam, mas continuam apenas analisando, procurando soluções indefini- damente, sem tomar nenhuma iniciativa verdadeira.
Ao agir assim, de certa forma tentam aliviar a própria consciência da culpa que sentem, por não tomar uma atitude definitiva. Justificam que ao buscar mais conhecimento, lendo livros, fazendo cursos, estão se preparando, se fortalecendo para fazer a parte que lhe cabe no processo.
Elas não percebem que mais conhecimento traz mais responsabilidade diante da vida. No fundo sabem exatamente o que precisariam fazer para enfrentar os desafios e os problemas que as afligem. Muitas vezes, são capazes de darem sábios conselhos aos outros, mas, elas mesmas não fazem o que sabem.
Ao responder tenho receio de ser repetitiva e por mais que me esforce para ser original, como os problemas são sempre os mesmos, sou forçada a escrever as mesmas coisas.
Porque a verdade é o que é, não dá para ignorar as leis universais que regem a vida.
Escolheu mal, ignorou o bem, desrespeitou o direito dos outros, não fez o seu melhor, não quis aceitar a realidade, não fez a parte que lhe cabe para conquistar uma vida melhor, não usou em seu benefício a inteligência que Deus Ihe deu, preferiu viver na ilusão, não terá como fugir: Vai sofrer muito e ninguém poderá ajudá-lo. Nem Deus!
Não adianta rezar, pedir proteção a todos os santos, procurar ajuda psicológica, espiritual, médica e até engajar-se em trabalhos assistenciais de ajuda ao próximo.
A caridade, a ajuda ao próximo, certamente Ihe trará o apoio de muitos amigos, mas não acrescentará nada à evolução do seu espírito.
A vida trabalha a favor da sua evolução espi- ritual, mas só trabalha por mérito. Deu-lhe um espírito eterno precisando se desenvolver e um corpo com a inteligência universal, para excursionar por este planeta e aprender a lidar com as forças vivas da natureza, conhecer os valores éticos necessários para contribuir com as forças positivas do univer- so. Mas para conquistar os beneficios do progresso, cada um terá de fazer a parte que Ihe cabe. Não adianta fugir.
A vida vai apertando o cerco para quem está nesse círculo vicioso e se recusa a enfrentá-lo. Quanto mais resistência, mais sofrimento. Ao chegar no fundo do poço, o espírito reage, coloca sua força para querer, de fato, mudar.
Você vai esperar que isso Ihe aconteça, para assumir sua força, tomar as atitudes que Ihe competem, resolver os problemas que se arrastam em sua vida? Vai encarar a verdade como ela é? Vai decidir de hoje em diante se colocar em primeiro lugar diante de si mesmo e só fazer o que Ihe faz bem? Vai acreditar na própria capacidade? Vai olhar a vida com otimismo? Vai esperar sempre o melhor? Vai ser espiritual, olhar tudo com os olhos do seu espírito? Você sabe o que precisa fazer.
Espero ter respondido aos muitos leitores que escreveram pedindo ajuda. Estou sendo sincera. Não se iludam, a verdade é muito melhor do que a ilusão. Ao cultivá-la, vocês acabarão descobrindo que ela é o caminho que leva à conquista da felicidade, do progresso e da luz.
A vida quer o seu progresso, a sua evolução. Ela quer que você aprenda e cresça.
VOCÊ ESTÁ LENDO
VÁ EM FRENTE! (Não deixe nada pra depois) ZIBIA GASPARETTO.
EspiritualPor que será que as pessoas em nosso país preferem dar ênfase aos acontecimentos ruins, em vez de priorizarem o bem? Estariam elas imaginando que, ao agirem assim, impediriam que esses fatos continuassem acontecendo? Obviamente, esses assuntos p...