27. EXCESSO DE CONSUMO

76 4 0
                                    

Fico admirada quando vejo pessoas levando cadeiras, café, lanches e passarem a noite na frente de uma loja em liquidação para comprar. Ao abrir a porta, elas invadem o recinto, correndo, tentando garantir a posse dos produtos como se isso fosse caso de vida ou morte.

O que me espanta não é o desejo de comprar um produto pelo menor preço, coisa que todos nós gostamos de fazer, mas a maneira como elas o fazem. Basta olhar suas fisionomias para notar que estão fora de si.

Nessa hora, vale tudo para conseguir fazer um bom negócio. Será que agir assim vai dar bom resultado? Esses produtos estarão em boas condições de uso?

Você vai dizer que eu digo isso porque tenho vida estabilizada e não sinto falta de nada. E verdade. Mas o bom senso cabe em todo lugar. Nao seria mais adequado, procurar com calma, para não se arrepender depois?

Felizmente hoje já é possível comprar a praz0 e pagar em prestações de forma suave. É verdade que os juros encarecem os produtos, mas para quen Vive de salário e quer viver com conforto, so ha esse caminho.

Em 1946, quando me casei com o Aldo Luiz, ele estava recomeçando a trabalhar, Dois anos antes, o Brasil entrara na guerra e ele foi convocado pelo Exército para servir no Corpo Expedicionário Brasileiro. Na época, éramos noivos e eu me recordo dos momentos de apreensão que vivemos.

Ele ficou em treinamento no batalhão, e de vez em quando um grupo de soldados embarcava para a Itália. Eu temia que o dia dele chegasse. Felizmente, isso não aconteceu. A guerra acabou em 1945 e ele deu baixa.

Ele ficou fora do mercado de trabalho esse tempo todo e precisou começar do zero. Viajou, conseguiu representações de vários produtos e montou um escritório.

Quando nos casamos, nosso dinheiro era contado. Não tínhamos geladeira, o fogão era a lenha, e eu cuidava de todo serviço doméstico na pequena casa onde morávamos.

Com muito esforço e trabalho fomos melhorando nosso padrão de vida. Nossa primeira geladeira foi comprada a prestação, levamos tempo para pagar. Claro que isso foi antes da inflação galopante que aconteceu depois.

Dessa forma fomos conseguindo mais conforto, os filhos começaram a chegar e, com eles, maiores necessidades. Mas fizemos tudo com bom senso e creio que foi um tempo feliz, onde aprendemos a valorizar cada vitória.

Estou relatando essa experiência porque acredito que ela possa fazer você refletir com cuidado e escolher como utilizar bem o seu dinheiro. Todo dinheiro que chega às suas mãos representa o valor do seu esforço e merece ser administrado de forma adequada.

Essa é uma das regras da prosperidade. Se e seu dinheiro anda escasseando é bom verificar suas crenças sobre o assunto. Seu dinheiro deve ser utili- zado para lhe dar prazer, conforto, bem-estar

Quando você o utiliza em coisas úteis, sem ev. cessos, está sabendo lidar com seus valores e demonstra ser um bom administrador. A vida confia em você e em resposta vai Ihe dar cada dia mais

É hora de perguntar: Será que as pessoas estão comprando apenas o que precisam? Não esta- rão sendo levadas pela propaganda cujo objetivo é fazer você acreditar que precisa de coisas des- necessárias? Talvez isso já tenha lhe acontecido e esteja entulhando seus armários de coisas inúteis.

Se esse for seu caso, aproveite o momento para separar todos os objetos que você não usa e desfazer-se deles da forma que julgar melhor. Não se deixe seduzir pela propaganda. Resista. Só compre o que realmente precisa.

Assim, estará disciplinando sua vida e restaurando o próprio equilíbrio. Sentirá uma sensação de harmonia, de paz, terá mais domínio sobre seus atos. Tomará decisões mais adequadas que lhe trarão boas realizações.

A pretensão de querer mais do que se pode, ou o fato de não enxergar a própria capacidade, são ilusões que levam à frustração.

VÁ EM FRENTE! (Não deixe nada pra depois) ZIBIA GASPARETTO.Onde histórias criam vida. Descubra agora