55 - NERVOSISMO

126 11 105
                                    

Levante a cabeça para calar as vozes que tentam te silenciar"

Anônimo

Muito se ouve falar da importância dos patrocinadores, mas afinal eles realmente podem intervir a ponto de manipular uma competição?

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Muito se ouve falar da importância dos patrocinadores, mas afinal eles realmente podem intervir a ponto de manipular uma competição?

A resposta gera controvérsias, pois sem os financiamentos dos patrocinadores, é pouco provável que existam tantos esportistas pelo mundo. Ainda mais se tratando de automobilismo, que é um esporte caro, mas muito caro mesmo.

Começando pelo valor de um carro de Fórmula 1, ele custa em média US$ 20 milhões de dólares, distribuídos de forma um tanto quanto curiosa.

Somente o motor não sai por menos de US$ 15 milhões e o restante dos valores distribuídos nas rodas, asas, chassi, sistemas de segurança e comunicação.

Cada carro de F1 é composto por cerca de 14.500 componentes individuais e cada um desses itens são feitos sob medidas por desenhos computadorizados usados para desenvolver as peças.

Ao contrário de muitas categorias, os veículos são completamente únicos para cada equipe, ao contrário da Fórmula 2, que tem um modelo padrão, ou mesmo da Fórmula 3, que tem um chassi definido.

Mas estamos falando apenas de maquinários, se vocês pensam que os gastos acabam por aí estão enganados, não adianta nada ter uma super máquina sem ter um piloto bem hábil a dirigindo.

Então, quanto custa para se tornar um piloto da Fórmula 1?

A carreira de piloto de corrida começa bem cedo, ainda criança e os gastos também.

O custo para manter um piloto dos 8 até os 14 anos gira em torno de 1.8 milhões de reais para conseguir participar de campeonatos nacionais e arcar com as despesas do Kart e de toda a equipe.

Subindo de categoria, temos a Fórmula 4. É o primeiro passo para quem quer sair do Kart e partir para competições internacionais.

Cada temporada da Fórmula 4 tem um custo aproximado de 1.9 milhões de reais por temporada. Partindo do princípio que os pilotos ficam no mínimo duas temporadas para conseguir vitórias significativas para subir de categoria, então serão mais dois anos ao custo de pelo menos R$ 3.8 milhões.

Logo após temos a Fórmula 3, em que são iniciadas as preliminares para a Fórmula 1, existindo contagem de pontos e os famosos olheiros para conseguir descobrir novos talentos. Cada temporada custa cerca de R$ 3.5 milhões e seguindo pelo mesmo princípio os custos serão dobrados, pois serão dois anos na competição, então some aí mais R$ 7 milhões na conta.

Depois temos a Fórmula 2. Aqui, em tese, é a última etapa para partir para a Fórmula 1. É onde o jogo político começa a ficar mais acirrado para conseguir boas pontuações e ter indicações para passar para a categoria acima. O valor de cada temporada fica por nada mais nada menos que R$ 8.2 milhões de reais.

F1 - A Fórmula do AmorOnde histórias criam vida. Descubra agora