15 - SINAIS DE ALTERAÇÃO COMPORTAMENTAL

2 1 0
                                    

Diversos são os elementos que indicam que alguma pessoa está próxima do colapso emocional, no entanto, com acompanhamento diligentemente, diante de uma conversa normal, é fácil perceber as alterações na tonalidade da voz, as pequenas alterações, e não esperar apenas as graves são de fácil compreensão, como a presenciada na conversa do rei Saul com o filho Jonatas (1 Samuel 20:30-34).


Aplicando comparativamente os cânticos de sabedoria do rei Salomão, sob a ilustração das raposas e raposinhas (Cânticos 2:15), podemos concluir que não são os surtos psicóticos que causam o colapso emocional, por serem eles o último estágio do processo, mas as pequenas perturbações diárias que o irrigam, que quase não são percebidas ou quando percebidas, ignoradas o potencial destrutivo que possuem quando se acumulam ao longo de determinado tempo.

CÂNTICOS 2:15.

15 As vinhas já estão floridas. Portanto, prendam as raposas, sem descuidar das raposinhas, pois, são essas que arruínam as vinhas. (CÂNTICOS 2:15)


Observar os sinais sutis de desequilíbrio emocional, como mudanças no tom de voz, é crucial para intervir antes que a situação se agrave. Agir prontamente ajuda a evitar que esses pequenos sinais se transformem em surtos espirituais obsessivos ou possessor.


É essencial reconhecer a importância de uma abordagem multidisciplinar, onde o tratamento psicológico é complementado por um acompanhamento espiritual alinhado com as crenças religiosas. Ignorar os sinais do corpo físico e espiritual pode ser temerário e tardio. Portanto, é fundamental buscar ajuda sempre que necessário, ainda nos primeiros estágios do desequilíbrio emocional, integrando diferentes aspectos da saúde para um cuidado completo.


A sociedade contemporânea, tem dado ênfase significativa ao conhecimento científico e desenvolvimento material, negligenciando, em muitos casos, os cuidados com o espiritual e emocional. Esta desproporção no cuidado pode levar a um desequilíbrio em algum estágio da vida das pessoas, impactando negativamente no seu bem-estar e na sua compreensão mais profunda do mundo espiritual existente ao seu redor. O equilíbrio entre o desenvolvimento material e espiritual é crucial para uma vida plena.



COMPORTAMENTO: IRRITAÇÃO E DIÁLOGOS AGRESSIVOS.

A forma mais comum de externar da mudança comportamental acontecer é o diálogo transformar-se em acalorados xingamentos, que em muitos casos o agressor se arrepende posteriormente, mas não consegue controlar-se durante a explosão de ira, mesmo consciente do excesso, são impedidos de pedir perdão, pelo orgulho. Esta situação nos lembra que as palavras proferidas impulsivamente podem causar danos psicológicos irreparáveis, sendo importante pensar antes de falar, evitando assim mágoas e arrependimentos futuros.


Em sabedoria o rei Davi orienta ser necessário observar atentamente o próprio comportamento para não cometer erros, inclusive por palavras que saem da sua boa, quando qualquer mau estiver presente, como o mau-humor e a ira (Salmos 39:1). Davi assim orienta por saber que o maligno espera apenas um vacilo para fazer a investida fatal (1 Coríntios 16:13-14).


Alguns parecem encontrar prazer em ofender, buscando sempre oportunidades para infligir ainda mais dor. A crueldade e a falta de compaixão podem levar a atos extremos, prejudicando não apenas a vítima, mas também corroem a própria alma do agressor.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora