85 - MANIPULAÇÕES DA MENTE

206 1 0
                                    

Você provavelmente já ouviu falar de manipulações da mente, e que isto pode se dar de diversas formas, contudo a grande questão é entender como essas manipulações começam, como se instalam na consciência carnal e, o principal, como perceber que estamos sendo manipulados para poder se livrar delas.

HEBREUS 13:9

9 Não sejam seduzidos por doutrinas variadas e estranhas ao preceito de Deus, pois o entendimento cuja base é na palavra de Deus é melhor que os provenientes de doutrinas tortuosas, que não são capazes de socorrer aqueles que exaustivamente as buscam.


A bíblia nos mostra que as manipulações não são assuntos do mundo pós-moderno, e retrata diversos tipos de manipulações, contudo, o maior enforque são para as manipulações malignas que são narradas sob o tema de "possessão" ou subjugo maligno.

MATEUS 9:32-33

32 Quando eles já estavam se preparando para sair, algumas pessoas apressaram-se em trazer a Jesus um mudo possesso por um espírito maligno que travava sua língua. 33 No mesmo instante em que o espírito obsessor foi expulso, a língua do mudo se desprendeu e ele começou a falar. As pessoas que testemunharam o acontecimento admiradas disseram: Em todo o Israel nunca se operou algo parecido com o que hoje estamos vendo!


Os versos bíblicos narram também as manipulações efetivadas pelos líderes sacerdotais, no entanto, estas são mais facilmente percebidas, enquanto que o subjugo espiritual é mais difícil perceber e livrar-se deles, e nesse cenário catastrófico para a mente, Jesus vem como sendo a pedra angular para reconstrução espiritual, e nos ensina a livrar-se dessas manipulações exercida na consciência espiritual e carnal, apresentando uma verdade libertadora.

JOÃO 8:31-32

31 Então, Jesus respondeu aos judeus que creram nos ensinamentos: Se continuarem crendo na Palavra de Deus que vos anuncio, serão verdadeiramente meus discípulos. 32 Conheçam a verdade contida na Lei de Deus para que sejam libertos!


Ao longo da história de vida carnal, vimos que muitos governantes subjugaram seus cidadãos implantando ideologias manipuladoras, aproveitando-se principalmente da ignorância e da ambição de certas pessoas.

COLOSSENSES 3:8-11

8 Limpem o interior e livrem-se da ira, da impaciência, da ignorância, da maldade e das palavras indecentes. 9 Não tornem a enganar uns aos outros, pois vocês já se livraram das práticas do velho homem 10 e nasceram de novo, agora à imagem do Criador, com conhecimento renovado. 11 Nessa nova vida não há distinção entre pessoas, seja grego ou judeu, circunciso ou incircunciso, bárbaro ou cita, escravo ou livre, pois Cristo é tudo e está em todos.


Quando uma nação se liberta das demagogias de certos ditadores é muito comum dizer que "o povo acordou", ou seja, conseguiu sair da densa sonolência de anos ou que saíram das trevas da ignorância ou da escravidão das mentiras que os envolviam com os diversos tipos de ideologias.


Todavia é sempre bom lembrar que muitos, enquanto servidos de alguma forma pelos manipuladores, preferem manter os olhos fechados ao entendimento real e ignoraram a dor do próximo, preferindo se enganar enquanto se nutrem das migalhas desses tiranos, e despertam para vida somente quando essas manipulações o contrariem em algum ponto.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora