26 - SOU UM MEMBRO FAMILIAR. MINHA MISSÃO CARNAL É PROMOVER O EQUILÍBRIO FAMILIAR.
É necessário promover dinâmicas que fortaleçam os laços afetivos das pessoas, desde os primeiros passos de vida, para haver rejeição de ideias que promovam polarizações ou incitem disputas entres as classes profissionais, econômicas e sociais existentes, que geram preconceitos e segregação. Estimular esse tipo de atos tendem a gerar eventos catastróficos.
A bíblia nos relata o ambiente de desunião promovido pelas filhas de Labão, Leah e Raquel, esposas de Jacó, para nos alertar sobre a importância de os pais cultivarem ambientes saudáveis para os filhos. A omissão de Jacó, com relação à disputa das esposas, trouxe consequências no futuro de cada um dos filhos, que conseguiram superar quando confessaram o erro praticado com o irmão José, reconhecendo que precisavam dar um basta àquela cultura e unir-se.
Para reaver a reconciliação entre os filhos de Jacó, eles compreenderam que os dogmas familiares do passado os prejudicavam e, conscientes e unidos, decidiram romperam com essas heranças que promoviam a divisão entre eles, retirando da alma as mágoas e amarguras do passado para viverem em harmonia, promovendo um ambiente mais inclusive entre os primos, o que levou a ser uma nação unida de forte, chama Israel. Essa nova postura de união foi primordial para saírem da escravidão no Egito. Os irmãos desunidos tornaram povo unido e temido por quem habitava na sua volta.
Embasado nas histórias bíblicas, o apóstolo Paulo (Gálatas 4:8-9) alerta sobre a necessidade de romper com as velhas práticas que não propiciam o bem-estar e nem ambiente saudável para uma boa convivência social. José e os seus irmãos romperam com as velhas práticas que estimulava a rivalidade familiar.
GÁLATAS 4:8-9.
8 Nos tempos passados, pelo desconhecimento de Deus, servíamos as orientações de quem não são deuses. 9 Hoje já conhecemos a Deus e ainda melhor, somos também conhecidos por Deus. Como podemos querer novamente voltar a servi-los, seguindo velhas práticas, fracas e pobres? (GÁLATAS 4:8-9)
O profeta Isaias pede que as pessoas abandonem as velhas práticas impulsionadas por sentimentos malignos, como a inveja que gera ambiente de rivalidade. Essas advertências são presentes por haver ainda sentimentos de inveja e rivalidade entre irmãos, ou entra casais, que transformam o lar em ringue de disputa, onde um exige do outro por se considerar o mais importante na relação.
Esse tipo de pensamentos vaidosos que brota, inicialmente no seio familiar, promovem ambiente insalubre por abrir disputas e criar rivalidade sobre quem é o maior (Mateus 18:1-5; Mateus 20:25-28; Marcos 10:42-45; Lucas 9:46-48; Lucas 22:24-26). Essas velhas obras malignas da carne se espalham por todos os tipos relacionamentos existente, seja familiar, amoroso, profissional ou, até mesmo, entre os irmãos distraídos de uma mesma congregação.
LUCAS 9:46-48.
46 Dominados pela vaidade, os discípulos começaram infrutífera discussão sobre quem seria o maior. 47 No entanto, Jesus, conhecendo as reais motivações que dominava os pensamentos deles, estando todos reunidos, colocou uma criança em pé, ao seu lado. 48 Em seguida, explicou: quem recebe e ajuda, no meu Nome, um inocente, como esta criança, pessoalmente me receberá. Quem me recebe, recebe o Pai Jeová, que me enviou. Portanto, quem dentre vocês desejar ser o maior, que torne tão humilde como as crianças. (LUCAS 9:46-48)
Jesus, quando tomou conhecimento que sentimentos de vaidade e soberba queria criar morada entre os seus discípulos por meio de questionamentos de quem seria o líder maioral entre eles, usando da sabedoria divina, encerrou a discussão propondo que, quem desejasse ser o maior (Mateus 18:1-5; Mateus 20:25-28; Marcos 10:42-45; Lucas 9:46-48; Lucas 22:24-26), deveria ser o mais humilde e que mais ajudasse os irmãos necessitado, colocando em prática as obras da fé e amor ao próximo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
SpiritualA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...