38- FASE INICIAL DO RELACIONAMENTO COM JEOVÁ: QUALIDADE DA FONTE DE INFORMAÇÕES

264 1 0
                                    


Nessa fase de descobrimentos, a compreensão é embasada na observação das ações daqueles que já se encontram nessa fase, bem como por aquilo que se ouve, sendo essas informações recebida um elemento importantíssimo para firmar as novas convicções, que fortalece a fé.

COLOSSENSES 3:8-11

8 Limpem o interior e livrem-se da ira, da impaciência, da ignorância, da maldade e das palavras indecentes. 9 Não tornem a enganar uns aos outros, pois vocês já se livraram das práticas do velho homem 10 e nasceram de novo, agora à imagem do Criador, com conhecimento renovado. 11 Nessa nova vida não há distinção entre pessoas, seja grego ou judeu, circunciso ou incircunciso, bárbaro ou cita, escravo ou livre, pois Cristo é tudo e está em todos.


Observa-se que nessa fase de conhecimento o ouvir é importante na hora da obtenção da informação, que será a base para aquisição de novas convicções, firmando um novo entendimento, onde as convicções ultrapassadas não podem intervir nesse novo relacionamento, sob pena de tornar-se um ciclo vicioso com vários reinícios.

ROMANOS 10:17

17 A fé vem pelo ouvir contínuo da palavra de Deus.


Pelos estudos bíblicos, um relacionamento por ser firmado em informações supérfluos (areia), não propicia ao fortalecimento do novo, ou em informações sólidas (rocha), que favorece o progresso. A qualidade da informação depende muito da origem, qual é a fonte estudada, que pode interferir de forma benéfica (traz bons frutos) ou de forma maléfica (estagnação seguido de retrocesso), na continuidade desse relacionamento.

MATEUS 7:24-27

24 Aquele que ouve estas palavras e as coloca em prática, será comparado ao servo prudente, que edifica sua casa sobre uma rocha. 25 A casa resistirá as chuvas, as inundações e os ventos que sopraram com força com o fim de derrubá-la, mas ela persistirá firme, pois foi sedimentada na rocha. 26 Aquele que ouve estas palavras e não as põe em prática, será comparado a um insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. 27 A casa não resistirá e sucumbirá, quando a chuva, as inundações e os ventos a combaterem, e foi grande a ruina.


A escolha da fonte de informação é importante para a formação do entendimento e consequentemente em escolhas dos caminhos a seguir: o caminho que conduz a sabedoria ou o caminho da tolice que guia para as consequências que encontra destino final na morte, física e espiritual.

ISAÍAS 42:5

5 Assim diz Jeová, o verdadeiro Deus que criou os céus e os estendeu, que formou a terra, que é a fonte de vida para todos que nela habita e dá o espírito da verdade que sustenta os homens:


Uma vida humana próspera depender diretamente da qualidade das informações que recebemos como ensinamento: Há ensinamentos que nos conduz por caminhos de amor e vida espiritual com abundancia, da mesma forma há ensinamentos que, pelas mentiras, atribulações, conduz para a morte física e espiritual.

SALMOS 73:26

26 Meu coração e a minha força física podem fraquejar, mas Tu, meu Deus, és a certeza dentro do meu coração e a minha fonte da vida para sempre.


Na boa qualidade da água da fonte está a vida próspera de uma árvore: quanto melhor a fonte de água, melhores e abundantes são os frutos que produzirão. Da mesma forma a qualidade da passagem pela vida terrena está na escolha da fonte que contém os melhores ensinamentos, para dar qualidade a vida carnal e espiritual.

JOÃO 1:1-6

1 Aquele que é a Palavra já existia antes da criação. Era um com Deus, pois com Deus estava em divina união. 2 Ele [Jesus], o verbo, era um com Deus, bem antes do início da criação. 3 Deus por meio da Palavra, trouxe todas as coisas a existência, e nada que hoje há se formou sem Ele [Jesus], que é o verbo, a Palavra de Jeová. 4 Ele é fonte da vida, luz para quem estava nas trevas sentados. 5 Porém muitos não a entenderam, por maior que fosse a luminosidade de sua luz e tenha imperado nas densas trevas, onde estavam desolados. 6 Mentimos quando dizemos que estamos em comunhão com Deus, mas não praticamos a verdade e persistindo em andar nas trevas.


Essa regra de livrar-se dos sentimentos negativos ocasionados por experiências anteriores e buscar fonte seguras de informações para começar o novo, serve para qualquer tipo de relacionamento. Em muitos casos, pessoas anulam a fé pelo medo. Enfrente o medo da mesma forma que Davi fez com Golias, que Daniel fez na cova dos Leões. A qualidade de vida presente no novo, está diretamente ligada as escolhas que fazemos nesse plano carnal, cujas escolhas são influenciadas pelo conhecimento que possuímos.

2 REIS 17:35

35 Jeová ao fazer uma aliança com esses israelitas declarou: Não temam os deuses das nações que te cercam, não os adores curvando-se diante deles e nem os sirvam oferecendo-lhes sacrifícios. 


Não se pode confundir cautela com medo, visto que este impede que se tenha uma experiência plena, aumentando em escala proporcionalmente inversa com a obtenção de informação.

PROVÉRBIOS 3:24-26

24 Não terás medo ao deitar-se, pois teu sono será tranquilo. 25 Nem os terrores repentinos, nem e a tormenta que assola os malignos, te causarão medo, 26 pois Jeová, o teu refúgio seguro, livrará você de todos os males.


Em regra, quanto menos informação há sobre determinado assunto ou lugar, maiores são os riscos e consequentemente, pelo medo, aceitar qualquer coisa que é ensinada. Devemos nos fortificar espiritualmente nas orientações bíblicas ditas pelo verdadeiro Deus, para evitar que sejamos seduzidos por doutrinas tortuosas apresentada por doces lábios malignos, que desviam as pessoas para os cainhos das feitiçarias, mandingas ou simpatias, aprisionando-as na ignorância e afastando da verdadeira fé.

HEBREUS 13:9

9 Não sejam seduzidos por doutrinas variadas e estranhas ao preceito de Deus, pois o entendimento cuja base é na palavra de Deus é melhor que os provenientes de doutrinas tortuosas, que não são capazes de socorrer aqueles que exaustivamente as buscam.


No caso da palavra de Deus, quem nela confia não corre risco, pois não traz perigo para quem a pratica, apenas benefícios. A descrença de longos anos somente será vencida quando há uma busca aos estudos bíblicos de toda as forças do conhecimento.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora