51 - PESSOAS COM CORAÇÃO ENDURECIDO - TERRENO ROCHOSO

260 1 0
                                    

É importante aprendermos a ler a bíblia de dentro para fora, colocando-se no lugar do autor da mensagem e avaliando como deveríamos agir prudentemente. Fazendo uma leitura interna, conseguiremos encontrar o verdadeiro sentido da palavra de Deus.

MARCOS 4:5-6

5 Outra parte da semente caiu em terreno rochoso, onde havia pouca terra e não havia profundidade, fazendo-a brotar rapidamente, 6 e da mesma forma, por ter raiz curta, os brotos se queimaram e murcharam quando o sol raiou.

Com isso, dando continuidade a necessidade de entendimento da palavra de Deus, temos parte da parábola do semeador onde nosso Senhor Jesus informa que parte da semente caiu em solo rochoso, com o fim de demonstrar que há pessoas que se mostram receptivas e que, há um encantavam com tudo que ouvem, mas possuem ainda uma dureza no entendimento que impede que a usem acima de seus próprios entendimento.

MARCOS 4:16-17

16 Da mesma forma que as sementes que caíram em terreno rochoso, onde havia escassez de terra e predomínio de pedras é comparável as pessoas que ouvem a palavra de Deus e logo as aceitam com euforia; 17 no entanto, não deixam que ela crie raiz no coração, seguindo-a por um tempo mas logo abandonam a pequena fé germinada, quando as tormentos e as perseguição, por causa da palavra, os alcançam.

Essa parábola não informa quem são as pessoas, apenas informa requisitos que podem enquadrar pessoas nessa classe de pessoas, exigindo-se uma auto reflexão pelo ouvinte, para verificar as condutas e entender se faz parte de grupo de pessoas. Enquanto não abrirmos a janela a luz do sol não entra e, da mesma forma, se não abrirmos a mente para o entendimento, não compreenderemos com retidão. Então abra a janela da sua mente para que a palavra de Deus ilumine seus pensamentos.

PROVÉRBIOS 2:1-5

1 Meu filho, se você ouvir atentamente as minhas orientações e as guardar no coração como mandamentos, 2 se atentar para as palavras de sabedoria e abrir seu coração para o entendimento. 3 Se também você clamar, em voz alta pelo entendimento e conseguir separar o certo do errado, 4 Se você buscar perseverantemente por isto que lhe digo, como alguém que minera em busca de prata e valiosos tesouros; 5 você entenderá o significado de temer a Jeová e encontrará a verdadeira sabedoria que provém de Deus.

De que adianta ao ouvinte decorar alguns versos bíblicos, repetir como um papagaio e usá-la quando lhe é conveniente e desprezar que deve ser usada em conjunto com outros versos bíblicos, preferindo seguir o próprio entendimento.

PROVÉRBIOS 1:29-33

29 porque desprezaram o conhecimento e o temor de Jeová, 30 abandonaram os ensinamentos e ignoraram as repreensões, 31 por isso perderam-se em seus próprios entendimentos e, consequentemente, receberão a justa retribuição por seus erros. 32 Os tolos cairão por causa de sua soberba e rebeldia, 33 mas aqueles que inclinam os ouvidos para a instrução de Jeová viverá em segurança, tranquilamente, sem temer as investidas do maligno.

Não podemos simplesmente clamar com a boca: "Meu Deus! Meu Deus!", quando lhe é conveniente por causa da aflição e, não deixar de praticar aquilo que é contrário a lei de Deus. Se não andamos nas veredas da ida, que Jeová nos orienta, não nos livrará das angústias que se encontra no caminho seguido pelo maligno.

MATEUS 7:21-23

21 A entrada no Reino dos céus está condicionada em fazer a vontade do meu Pai, que está nos céus e não no simples clamor: Senhor, Senhor. 22 Naquele dia muitas pessoas se justificarão dizendo: Senhor, Senhor, em seu nome anunciamos a mensagem de Deus, expulsamos demônios e fizemos obras milagrosas! 23 Então lhes declararei: Afastem-se de mim, vocês que praticam o que é contra a lei de Deus, pois não reconheço vocês.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora