55- CUMPRIR A PALAVRA DE DEUS ACIMA DE SACIAR DESEJOS

250 1 0
                                    

O maligno, só precisa acompanhar você para saber o que você tanto deseja, assim como fez com Eva, e escravizar pelo desejo. O maligno continua escravizando muitas pessoas pelos desejos desse mundo. Você acha que o ambicioso, que vive para o trabalho é livre ou escravo do trabalho? E o ganancioso e avarentos não seriam escravos para manter sua riqueza?

Saul queria perpetuar-se no poder da mesma forma que muitos governantes ou pessoas influentes nesse mundo. Outros são escravos das drogas, da bebida, dos prazeres sexuais, das práticas de bruxaria, das simpatias e muitos outros. Você já se perguntou se não está sendo escravo de alguma coisa?

Quando o maligno tentou Jesus pela primeira vez, observou que havia passado 40 dias e 40 noites, sem comer pão nem beber água, falou maliciosamente que Jesus poderia interrompesse o jejum e transformar as pedras em pão. Afinal que mal tem em abreviar os 40 dias, afinal Ele era o filho de Deus?

MATEUS 4:1-4

1 Jesus foi então conduzido pelo espírito ao deserto, e foi tentado pelo Diabo. Depois de ter jejuado por 40 dias e 40 noites seguidas, ele sentiu fome. E o Tentador se aproximou e lhe disse: Se você é filho de Deus, diga a estas pedras que se transformem em pães. Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus

O maligno queria que Jesus quebrasse o voto que fez a Jeová em relação ao tempo de duração do jejum, pois Moisés cumpriu os quarenta dias porque não era o Filho de Deus, e como filho de Deus não precisaria cumprir integralmente a palavra de Deus.

ÊXODO 34:28

28 E Moisés permaneceu com Jeová, no monte, por 40 dias e 40 noites, sem comer pão e sem beber água. E Jeová escreveu nas tábuas de pedra os termos da aliança que fazia com o povo, contendo dez mandamentos.

Os mestres fariseus se excluíam da obediência aos pais, considerando como sendo nada em relação a obra que realizavam, colocando-se com isso acima da lei de Deus que determinava "Honrar pai e mãe".

MARCOS 7:10-13

10 Moisés ordenou: Honra a teu pai e a tua mãe; e sentenciou: quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe, certamente estará condenado a morrerá. 11 Contudo, pelas tradições dizem: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias usar para ajudar é Corbã, ou seja, oferta ao Senhor; 12 estão desobrigados de fazer algo para amparar o pai ou a mãe, 13 Toram sem efeito a palavra de Deus por tradição que ordenastes para proveito próprio. Da mesma forma, outras tradições são semelhantes a estas.

Será que os espíritos malignos que tentaram Jesus e os mestres fariseus não falam o mesmo a respeito de uma traiçãozinha, que não foi descoberta, arrumando justificativas ao praticante para que ele continue fazendo isso?

TIAGO 2:8-11

8 Porém, se vocês estão verdadeiramente cumprindo a lei de Deus, segundo revelam as escrituras, o fazem bem quando amam ao próximo como se amam. 9 No entanto, vocês que tratam o próximo com parcialidade, pecam e serão condenados pela Lei como transgressores. 10 Porquanto, quem desobedece a uma das ordenanças contida na Lei, mesmo sendo cumpridor de toda as demais, tornando-se culpado, responde integralmente pela Lei. 11 Quem ordenou "Não adulterarás", também ordenou "Não matarás". Se você não és adultero, porém és um assassino, da mesma forma, será considerado um transgressor da Lei.

O pecador por justificar seus erros que não foram descobertos alegando que não fez mal a ninguém e assim, continuar a prática pecaminosa, achando que é uma pessoa boa e apenas um pequeno erro não o iguala a outros pecadores que fazem coisas piores?

LUCAS 18:9-14

9 Jesus, conhecendo o coração de alguns soberbos, que ali estava reunido, que se achava superiores e desprezavam os demais, contou-lhes a seguinte estória comparativa: 10 Dois homens foram ao templo para orar. Um deles era fariseu enquanto que o outro era um cobrador de tributos. 11 Em pé, o soberbo fariseu assim orava: Ó Deus, eu te agradeço por não ser como as pessoas que são desonestas, avarentas, imorais, nem como este cobrador de impostos. 12 Pelo contrário, faço jejuns duas vezes por semana e dou a décima parte de tudo aquilo que ganho. 13 Enquanto isso, o humilde cobrador de impostos, distante do fariseu, cabisbaixo, batia no peito e dizia: Ó Deus, me perdoa pela tua imensa misericórdia, pois sei que sou pecador! 14 E Jesus concluiu a explicação, dizendo: Em verdade digo a vocês que este remisso cobrador de impostos voltou para casa em paz com Deus, e o soberbo fariseu não. Quem exageradamente se exalta, será humilhado, enquanto que o humilde será enobrecido.

Até quando os mesmos erros cometidos por Adão e Eva se repetirão na vida de um pecador que não reconhece o erro que pratica? O que justifica continuar fazendo o errado quando a bíblia alerta desses erros?

GÊNESIS 3:12-13

12 O homem respondeu: Foi a mulher que Tu me deste como companheira que me deu do fruto da árvore proibida, por isso comi. Jeová Deus dirigiu-se à mulher e perguntou: O que fizeste? A mulher respondeu: Foi a serpente que me induziu a comer do fruto da arvore proibida, por isso comi. 

O desejo instalado no coração não permite que abram os olhos e vejam os próprios erros até o dia em que a aflição chegar cobrando a conta.

Jesus mostrou que servi a palavra de Deus, é cumprir por completo, os mínimos detalhes, colocando a obediência ao Pai acima da satisfação de qualquer desejo da carne, e tudo aquilo que prometeu ao Pai, a menor das promessas, iria cumprir.

NÚMEROS 30:2

2 Aquele que, sob voto ou juramento, obrigar a si mesmo o cumprimento de uma promessa a Jeová, não deixará de cumprir aquilo que prometeu, devendo fazer tudo conforme a palavra que foi dada.

O maligno tentou dissuadir Jesus de cumprir os 40 dias de jejum, pois conhecia as escrituras e sabia que esse tempo era necessário para purificação e com isso receber a palavra de Deus, selada em tábuas de carne, no coração e não mais em tábuas de pedra, como no tempo de Moisés.

ÊXODO 24:17-18

17 Para os israelitas, que observavam tudo a certa distância, a glória de Jeová, em forma de nuvem, que cobria o monte o pico do Sinai, era vista como um fogo consumidor. 18 Moisés subiu o monte e entrou na nuvem, e ficou nele por 40 dias e 40 noites.

Moisés para poder receber a palavra de Deus teve que se purificar por 40 dias e 40 noites no monte Sinai. O maligno sabia que Jesus estaria se preparando para receber o selo eterno do Espirito Santo, a ser dado por Jeová e o seu ato de obediência serviria de exemplo por gerações.

DEUTERONÔMIO 9:9

9 Quando subi ao monte, para receber as tábuas de pedra, prova da aliança que Jeová firmou com vocês, fiquei lá por 40 dias e 40 noites, sem comer pão nem beber água.

Você já imaginou que Eva, ao olhar para a macieira, pode ter pensado: Que mal há em comer apenas um fruto, de vários que havia naquela macieira, pois não comeria todas, apenas umazinha? Já percebeu que alguns pensam que mal tem em fazer uma transgressãozinha, sendo que tem pecados maiores e imaginam que uma mentirazinha não faz mal? Ou que enganar alguém para se dar bem é comum, pois ladrão que rouba ladrão tem 100 anos de perdão?

GÁLATAS 5:19-21

19 As manifestas obras malignas da carne são: luxúria, orgias, lascívias, 20 idolatrias, feitiçarias, ódio, iras, discórdia, ciúmes, confusões, egoísmo, fofocas, 21 invejas, ebriedades, libertinagens, e outras coisas que se enquadrem nesses tipos má condutas, contra as quais novamente advirto, que aqueles que as praticam não herdarão o reino de Deus.

E quanto outras desobediências cometem, esquecendo-se que seu ato também representa transgressão a Lei de Deus e exige que o pecador se arrependa.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora