Uma pergunta a se fazer é: Como o maligno endurece o entendimento das pessoas para poder subjuga-la? Para essa pergunta teremos diversas respostas nos versos bíblicos. Por exemplo, para seduzir Eva, o maligno utilizou da sutileza da conversa, fazendo questionamentos para saber até onde ia a compreensão a respeito das orientações passadas por Deus.
GÊNESIS 3:1
1 Dentre os animais que Jeová Deus tinha criado a serpente era a mais astuciosa. Ela disse a mulher: É verdade que Deus determinou que não comessem do fruto de toda árvore do jardim?
Ouvindo a resposta e observando o comportamento de Eva, concluiu que o entendimento dela ainda era superficial a respeito da morte, e aproveitou a oportunidade para mudar o entendimento, induzindo que Eva não morreria instantaneamente, assim que comesse o fruto.
GÊNESIS 3:4-5
4 A serpente astuciosamente replicou: Não! Vocês não morrerão se comê-lo. 5 Deus sabe que no dia em que comerdes do fruto vocês serão como deuses e seus olhos abrirão ao conhecimento para o que é bom e para a maldade.
Percebendo que não bastava dizer que ela não morreria, a serpente tenta ensoberbecer o coração de Eva, afirmando que, se ela se permitisse provar aquele delicioso fruto, conseguiria ter o mesmo conhecimento de Deus sobre tudo, e ainda conseguir saciar a vontade de experimentar o fruto.
No primeiro momento, a serpente que falava com Eva por meio de um espirito maligno, alterou a ordem de Deus, fazendo Eva não olhar para a morte espiritual, que ocorre com a desobediência a Lei, mas olhar para algo imediato, qual seria o desencarno.
ISAÍAS 42:5
5 Assim diz Jeová, o verdadeiro Deus que criou os céus e os estendeu, que formou a terra e é a fonte de vida de tudo que nela habita e dá o espírito aos que sobre ela andam:
A estratégia traçada pelo maligno decorreu do fato de saber que Eva era instruída em uma única ordem de Deus, qual seja, não comer do fruto de uma determinada arvore comum no jardim, que em nada se distinguia de outros frutos que experimentavam.
GÊNESIS 2:16-17
16 Deu-lhe esta ordem: Dos frutos de todas as árvores existente no jardim você pode comer à vontade, 17 mas, em relação aos frutos da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, você não deve comer, visto que, quando dela comer, certamente morrerá.
Mas o demônio, falando por intermédio de uma serpente, começou um diálogo com o fim de seduzir Eva. A bíblia não revela quanto tempo após Deus ter criado o homem o maligno, inicialmente por meio de uma serpente, começou a manipular a mente de Eva. Pode se perceber que primeiro Eva foi seduzida, visto que as conversas que tinha com a serpente não eram de conhecimento de Adão, até o dia em que ele também caiu, não pela serpente, mas por Eva.
GÊNESIS 3:6
6 A mulher, encantada com a aparência agradável do fruto da árvore aos seus olhos, vendo que ele estava bom para ser comido e desejando o conhecimento prometido, pegou o fruto e o comeu, e após comer levou ao seu marido que também comeu dele.
Na bíblia tem outros exemplos de homens que se deixaram enganar com as palavras de uma mulher, como é o caso de Sansão, já abordado nesse livro. Será que somente a mulher tem a força de seduzir? Claro que não, ou será que não vimos pessoas, de ambos os sexos, convencendo sobre a banalidade da fidelidade nos dias atuais? Pessoas tentando convencer outros que a honestidade neste mundo é uma utopia que não tem valor neste mundo carnal?
Deus quando instrui Adão e Eva, falava da morte espiritual, visto que o pecado não tem ligação com Jeová, e quando somos desligados da única fonte de vida eterna, há tanto a morte física como espiritual. Perde-se o selo que é dado no ventre materno e com isso o espirito não pode mais aderir ao corpo como antes.
ISAÍAS 44:24
24 Assim diz Jeová, o seu Salvador: Eu sou Jeová, o Criador de tudo, que sozinho estabeleceu os céus e a terra e te selou no ventre materno.
Não há nos versos qualquer referência que a serpente desafiou Eva, ou mesmo a tratou com rispidez, mas tão somente ficou no mundo do diálogo, até conseguir perceber a compreensão limitada sobre os ensinamentos de Deus. Jeová instruiu Adão e Adão tinha o dever de instruir Eva para que ela não fosse seduzida pelo maligno. Houve uma falha nesse dever que ocasionou o pecado de Eva.
Sei que você agora deve se questionar: A culpa foi de Deus, pois como sabia de tudo poderia dizer a Eva não fizesse aquilo e nada teria acontecido? Mas, antes de chegar a uma resposta, eu te pergunto, quantas vezes nossos pais dizem que não devemos fazer alguma coisa e rejeitamos, achando que eles apenas nos amedrontam para que sejamos obedientes? Será que Eva não teve o mesmo pensamento que muitos filhos tem hoje, e achou que Deus disse que morreria somente para amedrontá-los e fazê-la obedientes?
ROMANOS 1:24-25
24 Longe da presença de Deus, entregaram-se aos desejos pecaminosos contidos nos corações, desonrando seus corpos com imoralidades, 25 trocando, por livre arbítrio, os ensinamentos de Deus por desejos tortuosos, servindo às criaturas e não ao Criador, que é bendito eternamente. Amém!
Se Jeová não tivesse concedido a todos nós o direito ao livre arbítrio, não seriamos filhos, mas sim escravos de Deus.
JOSUÉ 24:15
15 Mas, se vocês preferirem não servir a Jeová, escolham hoje a quem servirão, dentre os deuses dos seus antecessores, que habitavam as terras da Mesopotâmia, banhadas pelo rio Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, a quem vocês expulsaram, para morar em suas terras. Mas, eu e minha família, serviremos a Jeová.
Jeová nos Deus a liberdade de escolher o caminho a ser seguido, deixando bem cristalino as consequências que cada um poderá trazer.
DEUTERONÔMIO 30:19-20
19 Hoje o céu e a terra serão testemunhas contra você, pois apresentei claramente diante de você os caminhos que levam a vida e as condutas que te levam a morte; apresentei a você os caminhos das bênçãos e das maldições; escolha e siga sabiamente, você e teus descentes, o caminho que leva a vida eterna, 20 amando Jeová, teu único Deus, com obediência as suas orientações. Disso depende a tua vida e a duração de dias que habitará sobre esta terra prometida, por Jeová, e dada aos teus ascendentes: Abraão, Isaque e Jacó!
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
EspiritualA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...