Os seguidores da deusa Astarte acreditavam no empoderamento pela valorização da beleza física, entregando-se de corpo e alma à vaidade e à busca incessante pela perfeição estética. Dominados pela vaidade, tornam-se obcecados em alcançar a formosura suprema do corpo físico e, depois, na incansável luta conta o tempo para manter a beleza corporal, diante do envelhecimento. A obsessão domina aqueles que consideram a beleza corporal como instrumento essencial na arte da sedução.
Atualmente a sociedade impõe padrões de beleza que idealizam as qualidades que deve ter o corpo perfeito e desejável da moda, levando os inconscientes seguidores da deusa da beleza, buscar essa perfeição de diversas formas, sejam de simples chá da beleza até os procedimentos cirúrgicos.
Nesse cenário de obsessão pela perfeição física suprema, surgem doenças espirituais como anorexia e compulsão por cirurgias plásticas, cujo objetivo é adequar-se aos padrões de formosura determinado pelos "sumo sacerdotes" da beleza. Trata-se de uma luta pela simetria imaginária de partes do corpo físico, compulsão por produtos para rejuvenescimento, dentre outros exageros.
Para evitar que as pessoas caiam na armadilha da vaidade, as escrituras sagradas informam que o corpo físico tem utilidade limitada a duração da vida carnal, deixando de ter utilidade com o desencarno do corpo espiritual, conhecido como primeira morte, ou morte da carne.
TIAGO 2:26.
26 Assim como o corpo físico é considerado morto sem o corpo espiritual, da mesma forma a fé é considerada morta sem as obras que dela decorrem. (TIAGO 2:26)
As escrituras bíblicas diferenciam a beleza física da espiritual, e enfatiza ser a beleza interior, não perceptível aos olhos humanos, que conserva os tesouros espirituais (2 Coríntios 4:7), maior que a aparência externa. Assim a beleza física é irrelevante para Deus, que valoriza as virtudes espirituais (Provérbios 31:30).
Os servos diligentes nos estudos das escrituras sagradas, assim como Abraão, reconhecem que o corpo físico é pó e cinzas (Gênesis 18:27), não perdendo tempo em adorara beleza diante dos espelhos. O rei Salomão, considerado o mais o mais sábio pela história, declarou ser o corpo físico receptáculo do Espírito Santo de Deus (Provérbios 18:14), sopro da vida e a única fonte de alimento para a alma (Provérbios 18:14), cujo entendimento é compartilhado pelo profeta Isaias (Isaías 42:5).
O querubim protetor Lúcifer deixou que a vaidade, soberba e ambição subjugasse o entendimento e corrompesse a sabedoria que possuía. Soberba, vaidade, luxúria são criações da vontade maligna e não são deuses ou corpos espirituais.
EZEQUIEL 28:13-19.
13 No dia do teu nascimento espiritual, estava no Éden, o jardim de Deus, enfeitado por diversas pedras preciosas como o sárdio, o topázio, o diamante, o jaspe, a ônix, a jade, a safira, o rubi e a esmeralda, preparadas em encaixes e suportes de ouro. 14 Você foi o escolhido para ser o querubim benfeitor e foi estabelecido no monte Santo de Deus, onde caminhava entre pedras cintilantes. 15 Os teus caminhos eram justos, desde o teu nascimento até o dia em que foi corrompido pela maldade. 16 Oh querubim protetor! Por conta da autoridade recebida, a tua alma encheu-se de bestialidade, fazendo-o pecar e, consequentemente, ser expulso do monte Santo de Deus, para longe das pedras cintilantes. 17 Pela beleza e pela grandeza recebida, a soberba subjugou o teu entendimento, corrompendo a tua sabedoria. Serás lançado na terra e servirás de exemplo para os reis. 18 Você é culpado por profanar o teu próprio santuário com ações desonestas. Quem te observa verá sair de ti um fogo devorador que reduzirá você a cinzas sobre o solo. 19 Será surpreendido com a chegada do dia do teu terrível fim, no qual deixará de existir, e quem ver o que irá acontecer contigo, ficará atemorizado. (EZEQUIEL 28:13-19)
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
SpiritualA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...