Não entremos em discussão infindável sobre quem sabe mais ou quem tem razão, porém que o foco seja a busca da orientação de Deus, que nos desviará de certas discussões desnecessárias que podem tirar a paz espiritual. Não percam seu precioso tempo discutindo com o tolo, que se irrita facilmente com tudo e faz uso da violência para impor sua tese.
MATEUS 7:6
6 Não arremessem aos cães aquilo que vocês possuem de mais precioso e nem atirem suas pérolas aos porcos, para que não as pisem, bem como, não se revoltem contra vocês e vos dilacerem.
Aguarde o momento certo para orientar, pois em vão falarás a alguém que não esteja receptivo as orientações, pois tudo que falares será motivo de zombaria. Use seus conhecimentos em conversa que trará proveito e crescimento espiritual aos interlocutores.
PROVÉRBIOS 29:20
20 Já observastes uma pessoa que fala precipitadamente? Maior esperança há no insensato que no precipitado.
Da mesma forma, controle a vontade de responder no auge da inquietação, visto que quem precipitadamente responde a provocação do tolo, a um tolo será comparado.
PROVÉRBIOS 18:13
13 O tolo responde precipitadamente antes refletir a respeito dos acontecimentos e se envolve em confusão.
Lembre-se que debaixo deste sol, há tempo para falar e tempo para manter-se calado.
ECLESIASTES 3:1-8
1 Para toda atividade realizada debaixo dos céus há um tempo determinado: 2 tempo para nascer e tempo para morrer; tempo para semear e tempo para a colher; 3 tempo para matar e tempo para curar; tempo para construir e tempo para demolir; 4 tempo para chorar e tempo para rir; tempo para lamentar e tempo para festejar; 5 tempo para espalhar pedras e tempo para ajuntá-las; tempo para abraçar e tempo para afastar-se; 6 tempo para buscar e tempo para perder; tempo para guardar e tempo para jogar fora; 7 tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar e tempo para falar; 8 tempo para amar e tempo para irar; tempo para a guerra e tempo para a paz.
O insensato não sabe distinguir esse tempo e acaba se envolvendo em uma discussão por aceitar a provocação do maligno.
PROVÉRBIOS 23:9
9 Não perca seu tempo tentando orientar um tolo, pois ignorará tuas orientações, por mais sábias que sejam.
O manter-se calado, para o insensato significa existência de medo ou falta de argumentos, porém para o prudente significa observar para compreender os objetivos dos afrontadores. Dizer o que pensa com o fim de desmoralizar os outros com meias verdades, cria mágoas no coração do ofendido e soberba no coração do falador, quando é aplaudido ou curtido em redes sociais.
PROVÉRBIOS 16:32
32 Mais vale um homem paciente que domina o seu ímpeto, que um homem valente que subjuga uma cidade.
Se ao conversar com alguém perceber que o tema está virando discussão acirrada, seja prudente e cale-se para que a confusão não se instaure, e você não se envolva em um litígio que retirará a paz dos interlocutores. Não desperdice o precioso tempo que tem com discussões infundadas. Cale-se.
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
Tâm linhA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...