Ser diligente é ouvir atentamente tudo que nos é passado, e saber ignorar as coisas que podem desviar do caminho de Deus, pois ninguém consegue enganar o maligno, seguindo seus caminhos com o fim de se dar bem e depois sair. O pensamento de associar-se ao maligno para enganá-lo, não seria uma estratégia inteligente, pois quem assim age, pratica condutas que é própria dos malditos. Malditos são aqueles que estão sobre maldições, que vem pela desobediência aos preceitos contidos na lei de Deus.
COLOSSENSES 3:9-11
9 Não tornem a enganar uns para os outros, pois vocês já se livraram das práticas do velho homem 10 e se nasceram de novo, agora à imagem do Criador, com conhecimento renovado. 11 Nessa nova vida não há distinção entre pessoas, seja grego ou judeu, circunciso ou incircunciso, bárbaro ou cita, escravo ou livre, pois Cristo é tudo e está em todos.
Por mais que se considere esperto o suficiente e diga que sabe o que faz, no fim, a própria soberba, em achar que sairá vencedor, que já fez ninho no íntimo de seu pensamento, o derrubará, guiando-o para a ruína. Quem assim pensa, desvia seu pensamento daquilo que é justo, por causa de desejos, que parecem justos, mas são injustos, pensamentos enganosos.
SALMOS 141:4
4 Não permitas que o maligno desvie meus pensamentos, levando-me a cometer ilegalidades na companhia dos malvados, e venha a me agradar das suas maldades.
Muitos filhos de Deus desviaram-se da palavra por causa de desejos enganosos. Não permitas que sejas enganados a praticar algo maligno com o fim de buscar justiça, pois na verdade o seu desejo de vingança pode tornar-se um laço e fazer você enveredar em um círculo vicioso sem fim. Se te ferirem uma face, ofereça a outra e não uma espada de vingança.
EFÉSIOS 4:22-24
22 Pelos ensinamentos repassados a vocês, livrem-se das más condutas humanas, que se mostrava-se fraca e facilmente corrompível pelos desejos enganosos. 23 Revolucionem o seu modo de pensar, 24 adotando a postura de um novo homem, criados a imagem e semelhança a Deus, em verdade, em justiça e em bondade.
Sanção, ao se associar com uma mulher leviana, achava que poderia se aproveitar dela sem se envolver e sair-se vencedor, pois tinha consigo que conseguia sair de qualquer dificuldade com grande facilidade. Aquilo que ele achava, não deu certo, e o grande campeão, foi derrotado pela estratégia de um oponente que ele subestimou.
JUÍZES 16:15-17
15 Dalila persevera em perguntar: Dizes que me ama, mas não abre teu coração para mim? Três vezes me enganastes e não me declarastes onde reside a tua grande força! 16 Como ela todos os dias insistia na pergunta, a resistência de Sansão foi decaindo, a ponto de querer morrer. 17 Assim, revelou a ela o segredo da sua força: por ser consagrado, desde o ventre materno, um nazireu de Deus, jamais se passou navalha sobre a minha cabeça. Por isso, caso o cabelo de minha cabeça seja rapado, todo a minha força deixará de existir, me tornando tão vulnerável quanto qualquer outro homem!
Da mesma forma como Sansão, muitos servos de Deus caem, achando que, por ler a palavra de Deus, por vencer um desafio grande, já se consideram auto suficiente em entendimento e conseguem se sair de todas as situações difíceis. Lembre-se que Sansão, antes de cair na cilada de Dalila, obteve várias vitórias e conseguia facilmente subjugar os seus adversários, mas por causa da soberba deixou de vigiar e foi surpreendido com a estratégia do inimigo, sofrendo as consequências de seus erros.
PROVÉRBIOS 1:27-33
27 Quando a aflição e a calamidade, que vocês temem, vier como uma tempestade, e a angústia chegar como um vendaval. 28 então clamarão a mim, mas Eu não responderei, Me buscarão mas não Me acharão, 29 porque desprezaram o conhecimento e o temor de Jeová, 30 abandonaram os ensinamentos e ignoraram as repreensões, 31 por isso perderam-se em seus próprios entendimentos e, consequentemente, receberão a justa retribuição por seus erros. 32 Os tolos cairão por causa de sua soberba e rebeldia, 33 mas aqueles que inclinam os ouvidos para a instrução de Jeová viverá em segurança, tranquilamente, sem temer as investidas do maligno.
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
EspiritualA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...