O ajudador deve pelo menos questionar o paciente sobre a sua crença religiosa, para possibilitar um diálogo mais eficaz, e estabelecer uma linha de atuação do ajudador, para evitar que assuste a pessoa ao tentar impor um pensamento, seja ele cristão ou ateísta, no processo de ajuda. Nessas horas a humildade é fundamental, bem como saber respeitar as diferenças de pensamento.
Quem entende que é formado por carne vivificada por um espírito tem uma visão diferente daquele que entende ser carne animada por uma energia psíquica. Se a forma de ver esse mundo é diferente, os tratamentos devem da mesma forma ser diferenciado para ambos.
Aqueles que se consideram ser formado por carne cuja fonte de vida é a energia psíquica que os envolve, conseguirá se entender nas teorias freudianas, para as quais há diversos estudos, nos quais não adentraremos no presente estudo.
Acontece que aqueles que seguem os preceitos bíblicos, se sentirão perdidos nas teorias freudianas, pois já tem a ideia que a fonte de vida da carne é um espirito dado por Deus.
ISAÍAS 42:5
5 Assim diz Jeová, o verdadeiro Deus que criou os céus e os estendeu, que formou a terra e é a fonte de vida de tudo que nela habita e dá o espírito aos que sobre ela andam:
Haverá uma maior turbulência mental quando aquele que deve ser ajudado revelar que tem um espírito de alguém que se desligou do plano físico (popularmente conhecida como primeira morte) na sua frente, que conserva ainda as aparências do corpo físico quando ainda o tinha, e essa visão for considerada como loucura ou manifestação demoníaca pelo ajudador.
LUCAS 20:34-39
34 Jesus respondeu: Nesta vida carnal os homens e as mulheres noivam e se casam, 35 mas quando aqueles que alcançarem a ressurreição após o descanso, não casarão na vida espiritual que herdará, 36 visto que renascerão como anjos e não experimentarão a segunda morte, porque ressuscitaram como filhos de Deus. 37 A certeza de que os mortos serão ressuscitados, temos nos relatos de Moisés, quando narra o ocorrido diante da sarça que queimava, e que Jeová se apresentou a ele como o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó[1]. 38 Portanto, é certo que Deus é um Deus de vivos e não de mortos, pois com Ele todos vivem.
Já imaginou alguém convencendo o Apóstolo Paulo que a luz que viu e a voz que ouviu eram perturbações da mente humana, e que estaria sofrendo distúrbios emocionais e mentais, como esquizofrenia ou loucura. Paulo explicou tudo em várias epístolas aquilo que presenciou. Será que não melhor questionar sobre o que a pessoa acha de tudo o que passar e responder os questionamentos com conhecimento? Para responder teria que ter conhecimento sobre o plano espiritual, e muitos profissionais não o tem ou o tem superficialmente.
ATOS 9:3-7
3 Quando se aproximava de Damasco, antes de concluir a viagem, uma luz divina vinda do céu e tocando a terra, irradiou-se formando um majestoso brilho em sua volta, 4 fazendo Saulo sucumbir ao chão, no mesmo momento que uma voz lhe dizia: Saulo, Saulo, por que você me persegue? 5 Sem compreender ainda tudo, Saulo questionou: Quem é o senhor? Cristo lhe respondeu: Eu sou Jesus, o caminho a quem você persegue. 6 Agora, levante-se, entre em Damasco, e lá enviarei alguém a você para te instruir no caminho da verdade que passará a seguir. 7 E os homens que viajavam com ele ficaram admirados com o acontecimento, sem entender e com isso sem ter o que falar, pois testemunharam a luz e ouviram a voz, mas não viram ninguém para lhe atribuir a obra.
As epístolas escritas pelo Apóstolo Paulo comprovam que, por mais que visse, ouvisse e sentisse a presença de espíritos em sua volta, não significa que era um louco ou um endemoniado, dependendo do ponto de vista da ciência que o avaliaria. Quantos nubentes ainda se inspiraram nos versos escrito pelo apóstolo, que se popularizaram no mundo, como o que descreve o amor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
SpiritualA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...