25- EVITE ENTRAR EM DESESPERO.

322 2 1
                                    

É fácil anunciar a alguém para que controle as emoções e não entre em desespero, porém é difícil executar esse pedido, que parece simples para quem diz, pois tem a situação que vê sobre controle, no entanto é difícil para aquele que sofre a aflição e tem uma venda no entendimento que o impede de pensar com tranquilidade para tomar a decisão correta.


É difícil agir sob a pressão que os tormentos causam. Somente uma pessoa bem equilibrada e com controle total sobre seus sentimentos consegue agir com bastante calma. Todavia ao servo de Deus é necessário que mantenha a paz espiritual diante da aflição para evitar que seja subjugado pelo medo.

JOÃO 14:27

27 A minha paz deixarei com vocês, e não dou a vocês como o mundo a dá. Não deixe que o medo e as aflição tomem conta do coração de vocês.


Controlar o medo sempre foi um dos maiores desafios que buscamos superar em momentos aflitivos, que ocasionam desequilíbrio e, conforme for o caso, pode ser fatal se associar-se a outros transtornos, como a ansiedade e a impaciência.

MATEUS 10:28

28 Não tenham medo daqueles que tem poder de matar o corpo físico e não podem matar o espírito. Temam àquele que pode fazer padecer no inferno tanto o espírito como o corpo.


Negar o medo para não ter que enfrenta-lo, é técnica ineficaz, pois retarda uma ação, sendo que a conta, cedo ou tarde chegará, em dia que outra tormenta desabrochar e com isso, a fortaleza, criada com ilusão do negacionismo se romperá com facilidade quando essa segunda onda de aflição chegar. Teorias que tem como base o negacionismo podem ser consideradas como doutrina tortuosa, pois alienam e no fim são prejudiciais ao negligente, e para nada servem.


Em uma comparação bem simples, fugir de enfrentar o medo é comparável com uma dona de casa que joga a sujeira para debaixo de um tapete, ou gestão municipal que joga todo lixo no esgoto sem tratamento. A consequência é que um dia, o lixo que foi escondido vem à tona, e será revelado com a primeira tormenta, da mesma forma que os medos escondidos no subconsciente se revelam na primeira onda de tormento que suceder.


Manter a paz espiritual, que se reflete em um ficto controle emocional não é fácil, principalmente para os adoradores de teorias tortuosas negacionistas, que aplicam no aflito teses genéricas como "isso não está acontecendo, é fruto da tua imaginação". Essas teorias enganadoras conturbam mais ainda a mente do desesperado. Ouvir em silêncio ajuda mais o aflito que desenvolver diálogos com essas bases tortuosa. Tente entender a mente do aflito antes de iniciar uma conversa com ele.


É evidente que a tese do negar a realidade pode até surtir um efeito provisório, como uma medida paliativa, porém não se sustentam e nem protege ninguém de uma série de turbulência sucessiva que parecem infindáveis, fazendo a tortuosa fé do negacionismo ruir, como a muralha de Jericó, e trazer um final trágico ao cético espiritual.


É necessário que o aflito abra os olhos e busque refúgio na palavra de Deus, que fortalece a mente espiritual dos ataques de pensamentos aflitivos, devendo esse exercício ser diário. Mente vazia, escritório das preocupações inquietante.

ISAÍAS 35:4-5

4 Digam aos aflitos: Mantenham-se fortes, não tenham medo. Vejam! O Deus que segues vem para salvá-lo, trazendo justa retribuição, para promover a justiça. 5 Nesse tempo os olhos dos cegos se abrirão e os ouvidos dos surdos se desobstruirão.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora