Você já parou para pensar o quão revolucionário foi o Senhor Jesus na sua época, ao propor o fim da mercantilização da Palavra de Deus? Quantas pessoas eram enganadas pelo sacerdócio ao colocarem o direito de oferta acima da palavra de Deus? Já imaginou o grau da falta de amor quando as pessoas eram dogmatizadas a colocar a oferta acima do direito de sobrevivência humana, seja próprio e dos pais?
MARCOS 7:5-13.
5 Em seguida os fariseus e os intérpretes da Lei de Deus indagaram-lhe: diga-nos por qual motivo os teus discípulos não lavam as mãos antes de comer o pão, e assim descumprem as tradições deixadas por nossos antepassados? 6 Aproveitando o momento, Jesus ensinou-lhes: hipócritas! A vosso respeito o profeta Isaías assim relatou: vocês honram-me com os lábios, porém, não trazem nos pensamentos os meus ensinamentos. 7 Vocês louvam-me em vão, pois, ensinam doutrinas que não passam de meras tradições humanas. 8 Vocês invalidam as orientações de Deus para seguir os ensinamentos tortuosos repassados como tradições. 9 E complementou: transgridem os ensinamentos de Deus com justificativas de manter viva tradições malignas. 10 Vejam que Moisés ordenou que devem honrar o teu pai e a tua mãe, e quem os amaldiçoar, certamente morrerá. 11 Pelas tradições malignas, vocês ensinam aos homens que, quem se justificar dizendo que aquilo que usariam para ajudar a seu pai ou à sua mãe foi consagrado como oferta/Corbã (korban) ao Senhor, 12 estará desobrigado de ampará-los. 13 Com ensinamentos tortuosos como esses, vocês anulam a palavra de Deus, para atender aos interesses egoísticos de vocês. (MARCOS 7:5-13)
Cristo veio para desprogramar as mentes dos dogmas culturais malignos enraizados na sociedade. Para ilustrar melhor, imagine uma máquina programada para te auxiliar, como um smartphone. Ele pode ser uma ferramenta valiosa para a comunicação se utilizado de forma correta.
Agora, pense num vírus malicioso instalado nele, que furta os seus dados e inclusive as suas contas bancárias, visando te lesar sem que você perceba o golpe. Assim são as doutrinas tortuosas, consideradas como o fermento da hipocrisia por nosso Senhor Jesus.
A Palavra de Deus é perfeita quando aplicada integralmente na nossa vida, sem o uso do fermento da hipocrisia. No entanto, quando algumas pessoas percebem que são manipuladas por líderes religiosos, elas se revoltam contra a Palavra de Deus e acabam por eliminar não apenas o dogma malicioso, mas também a essência da mensagem divina.
O ato seria comparável a insanidade de alguém quebrar o celular ou computador pelo fato de estar infectado por um vírus. O correto é voltar consertar, removendo o vírus, para voltar ao estado natural, sem a hipocrisia.
O Senhor Jesus Cristo viu que havia muitas distorções no ensinamento da lei de Deus, contudo não veio anular a Lei, que é boa, apenas remover o fermento da hipocrisia incluído na interpretação dos encarregados de ministrá-la. Cristo não veio para abolir a lei, mas para cumpri-la e ensinar que os discípulos a cumprissem, libertos do fermento da hipocrisia que vendava o entendimento pleno.
MATEUS 5:17-18.
17 Não pensem que fui enviado para revogar a Lei de Deus ou as orientações deixadas pelos profetas que me antecederam, porém, pelo contrário, vim para cumpri-las. 18 Com base na mais pura verdade, anuncio a vocês que enquanto existirem o céu e a terra, nem a menor letra ou traço contido na Lei de Deus será apagada. (MATEUS 5:17-18)
Conforme a pura Palavra de Deus, a misericórdia deve ficar sempre acima dos sacrifícios e ofertas e dízimos (Oséias 6:6; 1 Samuel 15:22-24). Numa lição para a vida espiritual, o profeta Samuel ensinou, ao rei Saul e a muitos líderes espirituais, que para Jeová a obediência as orientações de Deus devem vir antes de qualquer sacrifício, ou oferta, ou dízimos. Para deixar registrado esse ensinamento para a posteridade, Jeová rejeitou as ofertas de Caim por conta do comportamento invejoso e agressivo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
EspiritualA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...