48-SEGUNDO PASSO: ENTENDER A PALAVRA DE DEUS.

274 1 0
                                    

Percebi com as leituras que deveria reservar um tempo para a reflexão, o qual considero como sendo o segundo passo. A reflexão dos versos bíblicos após a leitura, facilita o entendimento. Não há entendimento sem reflexão. De que adianta eu mover os lábios para louvar/orar a Deus usando palavras ou versos bíblicos que realmente não compreenda, pois o espírito não se fortificará pela falta de entendimento naquilo que é pronunciado.

PROVÉRBIOS 2:1-5

1 Meu filho, se você ouvir atentamente as minhas orientações e as guardar no coração como mandamentos, 2 se atentar para as palavras de sabedoria e abrir seu coração para o entendimento. 3 Se também você clamar, em voz alta pelo entendimento e conseguir separar o certo do errado, 4 Se você buscar perseverantemente por isto que lhe digo, como alguém que minera em busca de prata e valiosos tesouros; 5 você entenderá o significado de temer a Jeová e encontrará a verdadeira sabedoria que provém de Deus.

A simples leitura da bíblia, por mais que se queira, não produz a verdadeira fé, pode até trazer uma alegria e empolgação repentina, mas isso não pode ser confundido com fé. Somente uma reflexão detida nos textos bíblicos é possível compreender os motivos da existência de cada verso.

PROVÉRBIOS 2:10-14

10 Quando o saber te agradar completamente, de toda a tua alma, a sabedoria fara morada no teu coração, 11 a reflexão revestirá o teu entendimento, 12 livrando-te dos homens das conversas tortuosas, que buscam te levar para o mau caminho, 13 e andar com eles nos caminhos das trevas, que passaram a percorrer após abandonarem o caminho da retidão; 14 se comprazendo em praticar o mal e vangloriar-se da maldade; 

Uma pessoa me questionou, em uma consulta, "porque Deus deixou isso acontecer comigo sendo que sempre oro a ele, ajoelhada, todas as noites? Perguntei-lhe: Você compreendeu a "oração" que você está fazendo todos os dias, a qual você inclusive já decorou? Ela contra argumentou: Claro, inclusive já fui frequentadora de determinada denominação religiosa. Questionei novamente: Porque foi e não é mais? Pairou um silêncio.

MATEUS 15:8-9

8 Este povo me honra com os lábios, mas o coração está longe de mim. 9 Em vão me servem, pois transmitem .

É comum, na hora de um tormento, apontarmos o dedo a Deus pelos problemas que sofremos e não buscar onde esta o problema, vigiando naquilo que fazemos no dia a dia. Não é por ser membro frequentador de determinada denominação religiosa, seja a católica, protestante ou evangélica, que a pessoa pode se considerar protegida. Será que em vão há o verso que narra sobre um homem possesso que está no meio das pessoas que escutavam a apalavra de Deus. Nem sempre quem está na igreja está protegido, se não fortalecer a mente.

MARCOS 1:21-26

21 Jesus e os discípulos que o acompanhavam chegaram à cidade de Cafarnaum e, no sábado, dirigiu-se a sinagoga onde começou a ensinar a palavra de Deus. 22 Os presentes ficaram encantadas com a forma que passava os ensinamentos, pois, lhes ensinava como quem tinha muito conhecimento prático na palavra, diferentemente dos mestres da lei, que mostravam um conhecimento superficial. 23 No momento em que ensinava na sinagoga um homem, dentre os que ouviam os ensinamentos, sob o poder de um espírito maligno gritou: 24 O que você quer de nós, Jesus de Nazaré? Você veio para nos destruir? Sei que você é o Santo enviado por Deus! 25 Jesus repreendeu o espírito maligno ordenando que saísse do homem em silêncio! 26 O espírito maligno deixou o homem gritando e convulsionando-o violentamente.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora