15- HIGIENE ESPIRITUAL E A TÉCNICA DOS PENSAMENTOS POSITIVOS.

453 2 0
                                    

Ouvi muitas pessoas e palestrantes falarem em pensamento positivo para atrair boas coisas, como meio de burlar a mente e manter ela em ordem. No entanto vi pessoas que adotaram essa tese de somente ter pensamentos positivos ser atormentados por pensamentos negativos assim que um evento ruim acontece, enquanto outros, mesmo diante de uma doença terminal e dolorosa, mantiveram-se sempre confiantes com pensamentos positivos até o fim.

SOFONIAS 2:3

3 Busquem o Senhor, todos os que produzem as obras dignas dos seus ensinamentos. Procurem praticar a justiça com mansidão de coração, para que sejam guardados do dia da retribuição anunciada pelo Senhor.


Então qual seria o fato motivador que para uns a técnica dar certo e para outros não? Qual seria a finalidade do pensamento positivo em nossa vida, e como conseguir ser efetivo?


A bíblia anuncia que as mentes sobrecarregadas de desejos carnais são mais suscetíveis a desenvolver a depressão e ansiedade, combustível fatal para o desespero.

LUCAS 21:34

34 Vigiem a si mesmo com todo o cuidado, para não deixar os pensamentos sobrecarregados de desejos carnais, como a glutonaria, a embriaguez e outras preocupações desta vida carnal, e evitar que suas consequências, como uma armadilha fatal, os surpreendam e os encontre despreparados naquele Dia.


Disto podemos entender que na verdade a técnica dos pensamentos positivos consiste que primeiro preparemos a mente e retiremos todos os pensamentos inquietantes, pois são essas sementes ruins que arruínam qualquer técnica de pensamento positivo. Não adianta se preparar mentalmente para enfrentar os grandes desafios, ficando relapso nos pequenos que, ao se unirem, são capazes de causar grandes estragos na paz espiritual.

CÂNTICOS 2:15

15 As vinhas já estão floridas. Portanto prendam as raposas, sem descuidar das raposinhas, pois são elas que arruínam as vinhas.


Da mesma forma que é ineficaz preocupar-se em enfeitar a mente com pensamentos positivos e ser negligente com os pensamentos negativos, mesmo os menores, são capazes de tirar seu equilíbrio espiritual.

Assim, temos que enfrentar todos os pensamentos que nos causam inquietação e não fugir deles, colocando-os debaixo de um tapete mental (subconsciência), pois esses tormentos voltarão a consciência quando a resistência de controla-los for abalada por alguma aflição atual.

PROVÉRBIOS 15:26

26 Os pensamentos malignos são abomináveis para o Senhor, pois Deus é amor e se agrada das palavras amáveis.


É necessário refletir, sobre os pensamentos que afloram na mente, a luz da bíblia e compreendê-los, pois os bons pensamentos produzem frutos bons, como paz espiritual que se exterioriza com alegria, felicidade. No entanto os aborrecimentos, mágoas, frustrações que ocorrem ao longo de um dia, devem ser enfrentados e superados no mesmo dia, para evitar que se some aos aborrecimentos do dia seguinte.

EFÉSIOS 4:26

26 Não pequem em momentos de ira, deixando o sol se pôr sem livrar-se desse sentimento ruim que entrou em seu coração (pensamentos).


De certo, é evidente que aqueles que não conseguem resultados promissores quando adotam a técnica dos pensamentos positivos, decorre do fato de o fazer como meio de enganar a própria consciência. A técnica de iludir a mente com pensamentos positivos, sem antes arrumar o campo espiritual, deixando de remover os abrolhos decorrentes de aborrecimentos não superado, não fará a pessoa prosperará, tornando-se técnica improfícua.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora