O início de relacionamento é precedido por uma fase de conquista, as pessoas envolvidas avaliam os comportamentos e concluem se realmente vale a pena tentar. Quando se faz uma seleção, é comum compara a um padrão interior, que criamos em nosso subconsciente, e aqueles que não se enquadram nesse padrão pré-estabelecido são imediatamente descartados. Essa seleção faz nascer o querer, o primeiro elemento essencial para haver relacionamento.
A mesma coisa faz aqueles que recebem a palavra de Deus, pois a avaliam com base em suas convicções e decidem que desejam conhecer ou simplesmente as descartam, apresentando diversas justificativas. Isso é chamado de exercício do livre arbítrio que Deus nos deu e devemos usar. Não podemos intervir coercitivamente para modificar esse direito divido dado a todo ser humano.
Dente das justificativas, há aqueles que consideram a bíblia fantasiosa, aqueles que a consideram pobre de conhecimento científico, aqueles que consideram apenas um bom livro para meditação, outros que a consideram um livro de autoajuda, outros a usam como ferramenta para atingir ideais, de modo que a encaram como um casinho passageiro, sem valor para suas vidas.
Facilmente conseguimos enquadrar essas pessoas como a fase inicial da parábola da semente, que tenta demonstrar os tipos de relacionamento existente entre as pessoas com a palavra de Deus, e que também pode ser um ciclo natural na vida de muitas pessoas, pois alguns passam pelas três fases de relacionamento até conseguir a verdadeira fé. Assim, dentro do exercício do livre arbítrio, uma demonstração possível que alguns apresentam a ser apesentam é a rejeição da palavra de Deus.
MATEUS13:3-4
3 Jesus ensinou-lhes por meio de histórias comparativas, advertindo-lhes: Saiu um semeador a semear. 4 Durante o caminho para semeação algumas sementes caíram e foram devoradas pelas aves.
Os versos bíblicos afirmam que as aves devoram as sementes que caíram pelo caminho da vida, aves que impedem o acesso a palavra de Deus como as tradições, as convicções próprias, os entendimentos científicos que ignoram a existência de Deus, entre outros. Na explicação dada aos discípulos, Jesus compara essas aves a impedimentos malignos que endurecem o entendimento humano, não deixando que a fé faça morada em uma mente humana limitada, tornando-os pessoas de dura cerviz, tolos ou céticos.
MATEUS13:18-19
18 Compreenda as comparações contida na história do semeador: 19 As sementes que caíram pelo caminho, comparam-se as pessoas que ouvem a palavra do Reino celestial, mas a ignoram e não se esforçam em compreender, pois o mal instalado em suas mentes não permite que a guardem no coração.
Jeová lhe chama de povo de dura cerviz em virtude ao entendimento, pois podem ver com os olhos as maravilhas, mas continuam não acreditando, pois não reconhecem nem a própria origem. É um direito divino que Jeová deu a essas pessoas e ninguém pode reprova-los ou condená-los, afinal, ninguém na terra tem o papel de Julgador, mas o temos de guardiões com a tarefe de ajudar.
EZEQUIEL 33:7-9
7 Ouça com atenção, filho do homem, pois fostes escolhido para ser guardião da casa de Israel. Por isso, falarei pessoalmente com você e você repassará ao povo. 8 Se a respeito do injusto falar que ele certamente morrerá e você não for diligente, deixando de orientá-lo a respeito das consequências de seus caminhos, para que ele se arrependa e abandone o mal caminho, certamente esse pecador morrerá por causa do erro que pratica, mas você também será responsável pela morte do injusto por causa da sua omissão. 9 Caso você advirta o pecador a respeito dos pecados cometido, para que ele se arrependa e ele não abandonar o mal caminho seguido, certamente esse pecador morrerá por causa do próprio pecado cometido, mas sua consciência estará tranquila por ter cumprido o teu dever de orientar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
SpiritualeA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...