73- JUSTIFICAR OU ARREPENDER

200 1 0
                                    

É sempre bom lembrar do diálogo entre a serpente e Eva para que, a luz deste, poder entender as consequências que algumas ações malignas podem causar aos filhos de Deus e fazerem sucumbir diante das aflições. Percebe-se claramente que há uma estratégia maligna cuja vítimas mais fáceis são aquelas que possuem pouco conhecimento a respeito da Lei de Deus.

GÊNESIS 3:1

1 Dentre os animais que Jeová Deus tinha criado a serpente era a mais astuciosa. Ela disse a mulher: É verdade que Deus determinou que não comessem do fruto de toda árvore do jardim?


Quando aquele que é alvo do ataque maligno demonstra não ter conhecimento aprofundado na palavra de Deus, o malígno faz com que este ouvinte negligente não busque o entendimento, para que a palavra de Deus crie raiz no entendimento, fazendo-o ignorar as orientações para seguir doutrinas tortuosas embasadas em convicções próprias, como as teorias negacionistas, que afirmam a inexistência de Deus e de espíritos.

MATEUS 13:20-21

20 A que caiu em solo rochoso equipara-se àqueles que recebem com grande alegria a palavra de Deus, 21 mas a dureza do coração não a deixa criar raízes, pois a abandonam, para seguir suas próprias convicções, caso a palavra crie dificuldades no que tange a realização de seus objetivos pessoais.


Mesmo diante daquele que tem conhecimento, mesmo diante dos mais experientes, o espírito maligno não se intimida e usa a dúvida, a respeito de um verso bíblico, para poder distorcer o ensinamento.

LUCAS 4:9-13

9 Em momento posterior, novamente se encontraram em Jerusalém, quando Jesus estava no lugar mais alto da Casa de Deus, o Diabo lhe colocou à prova propondo: Se você é o Filho de Deus, pule daqui de cima para baixo, 10 pois está escrito afirmam que Ele enviará seus anjos até você, para protegê-lo, 11 te conduzindo pelas mãos, para que não tropeces nas pedras e os seus pés sejam feridos. 12 Jesus lhe respondeu: Assim está escrito: Não ponha à prova Jeová, teu Deus. 13 Assim, depois que o Diabo tentou Jesus de todas as formas possíveis, o deixou por um breve tempo.


No caso de Eva, um espírito malígno que se apresentou em forma de uma serpente, a questiona, já distorcendo a ordem de Jeová, se era verdade que Deus havia determinado que não comessem dos frutos que haviam nas árvores do jardim? A serpente tinha consciência de qual era a ordem dada por Jeová, mas tentou embaralhar a mente de Eva, fazendo uma pergunta com o fim de confundi-la.

GÊNESIS 3:2-3

2 A mulher explicou à serpente: Podemos comer à vontade dos frutos de todas as árvores do jardim, 3 mas do fruto da árvore que está plantada no meio do jardim, Jeová nos orientou que não devemos comê-lo, nem tampouco tocá-lo, para que não morramos.


Percebendo a segurança na resposta de Eva, o espírito maligno muda de estratégia e passa a dialogar com o fim de descobrir a existência de algum desejo oculto, para poder armar sua armadilha e enlaçá-la.

APOCALIPSE 12:9

9 Assim o grande dragão, a serpente original, o chamado Diabo e Satanás, juntamente com os seus anjos seguidores foram lançados para baixo, à terra e estão enganando as pessoas na terra.


Observe que no diálogo podemos ver que o espirito maligno não se limitar a seduzir apenas aqueles que não tem um conhecimento aprofundado na palavra de Deus, mas a todos, inclusive aqueles que tem conhecimento e se mostram seguros. No entanto, apenas os desatentos serão laçados.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora