No caso de Jó, o desespero, que o levou a cogitar desistir da continuidade da vida carnal, foi desencadeado por uma série de tragédias que afetaram todos os aspectos da sua vida, desde a sua fragilização da saúde física e financeira até morte dos filhos e desestabilização da relação conjugal (Jó 3:1-6).
Quanto à Sansão, a sua aflição foi causada pela influência de Dalila, pessoa rixosa com quem convivia maritalmente e que, constantemente, provocava discussões e conflitos por motivo fútil, como saber a fonte da sua força (Provérbios 27:15-27).
JUÍZES 16:15-17.
15 Dalila perseverantemente perguntava diariamente a Sansão: você diz que me ama, mas não me revela os segredos que guarda de onde vem a tua grande força? Em três oportunidades enganou-me e até hoje nada sei sobre você! 16 Diariamente ela insistia com a pergunta, fazendo a resistência de Sansão cair, a ponto de pedir para morrer. 17 Não aguentando mais a pressão, Sansão revelou a Dalila o segredo da sua força, assim dizendo: ainda no ventre da minha mãe fui consagrado como nazireu de Deus e, por isso, sobre a minha cabeça nunca deixei passar a navalha. Se raparem o cabelo que há na minha cabeça, perderei toda a força, tornando-me igual a qualquer homem! (JUÍZES 16:15-17)
Sansão homem forte fisicamente sucumbiu a técnica de Dalila, como semeação de reclamações diárias que minaram a estabilidade emocional e espiritual dele. A forma persistente em como Dalila cobrava, fazia com que Sansão travasse uma luta interior entre manter a fidelidade com Deus ou ceder aos pedidos da companheira e manter-se ativo o relacionamento sexual que tinha com a amada (Juízes 16:15-17).
Os comportamentos abusivos como o de Dalila manifestam-se em pessoas de ambos os sexos e motivados por variadas situações que ocasionam discussões e desarmonia familiar, como ciúmes, inseguranças pessoais, soberbas, egocentrismo, intolerância a hábitos culturais do próximo ou a barulhos, como os provocados pelas brincadeiras dos filhos, choro da criança enferma, casa desarrumada, toalha molhada na cama, comida sem sal, tampa do vaso sanitários, dentre outras situações que ativam os nós emocionais.
É fundamental estar atento a pequenos comportamentos abusivos no início de um relacionamento. Muitas vezes, as pessoas tendem a ignorar esses sinais, achando que conseguem lidar com a situação sozinhas. No entanto, é importante reconhecer que a violência e o abuso só tendem a piorar com o tempo se não forem tratados adequadamente.
O casal deve estabelecer limites de segurança e, quando necessário, buscar ajuda profissional para evitar que o mal no lar cresça e vire a tragédia do amanhã. Ignorar o problema para que se resolva só e sofrer em silêncio não são soluções adequadas para livrar-se do mal. Não podemos caminhar nas trevas da ignorância e ser surpreendido com a vinda do mau pré-anunciado.
1 TESSALONICENSES 5:1-7.
1 Caros irmãos, com relação aos tempos e às épocas, não é necessário que eu lhes escreva, 2 pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o Dia do Senhor virá durante a noite e, como um ladrão, surpreenderá muitos. 3 Quando os incrédulos considerarem que estão em paz e segurança, então repentinamente a tragédia os alcançará, infligindo dores, como as sentidas por uma parturiente. Nenhum deles escaparão. 4 Quanto a vocês, meus irmãos, evitem caminhar nas trevas para não serem também surpreendido como a chegada desse dia, de grande tribulação. 5 Não imitem os filhos da noite que caminham nas trevas, mas prefiram seguir a luz da esperança divina como fazem os filhos do dia. 6 Não adormeçam espiritualmente como os filhos das trevas, mas estejam sempre conscientes e atentos. 7 Afinal, é sob densas trevas que os filhos da noite se embriagam e adormecem. (1 TESSALONICENSES 5:1-7)
VOCÊ ESTÁ LENDO
SOU UM COM O PAI
SpiritualA OBRA EM REVISÃO PELO AUTOR! Primeiro livro da trilogia, Sou um com o Pai (João 14:11) faz uma busca no interior da consciência transcendente e traz respostas a questionamentos quanto a vida física e espiritual. Livro aborda sobre a vida harmônica...