68 PENSAMENTOS DESESPERADORES.

240 1 0
                                    

Algumas pessoas, no momento de desespero dizem: Pedi tanto a Deus que "não me deixasse cair na tentação e que me livrasse de todo o mal", conforme repetia o conteúdo da oração diária do Pai Nosso, e o esforço não foi capaz de me livrar de sentir essa dor.

TIAGO 1:22-24

22 Disponham no coração serem cumpridores da palavra de Deus e não se enganem sendo meros ouvintes. 23 Mero ouvinte da palavra de Deus é aquele que a escuta, mas não é praticante, equiparando-se a alguém que se dedica a contemplar sua face diante de um espelho, 24 sem perceber que ao longo do tempo vai se esquecer de como era.


Pessoas que oram apenas com os lábios e não com o entendimento, equiparando a fé fincada na areia, onde uma enxurrada de dúvida causa grande devastação e os faz unir-se aos lastimadores, rendendo-se as aflições.

LUCAS 6:49

49 Mas aqueles que ignoram os ensinamentos e não procuram fazer as obras da Lei são comparáveis ao insensato que firma a sua casa sobre a areia, não firmando-a sobre base firme, motivo pela qual desabará com as primeiras tormentas e grande será a destruição. 


Os pensamentos desesperadores subjugam a mente diante de uma aflição, e ao vendar o entendimento, precipitadamente concluem que Deus não existe ou que ora em vão pois Deus não se importa com o seu sofrimento e nem ouve oração que faz. Não conseguem entender pela falta do entendimento que a oração sem fé vira apenas vãs repetições, mesmo que compostas de lindas palavras, tornando-se apenas palavras de auto ajuda.

HEBREUS 11:6

6 Sem fé é impossível aproximar-se de Deus, pois para buscá-lo é necessário acreditar que Ele existe, e que é bondoso com os seus servos.


Como agradar a Deus em meio a dúvidas existenciais? Por isso os meros ouvintes, tornam-se negligentes nas orações, orando com os lábios e não com o espírito, ignorando os ensinamentos de Deus e os versos contidos na oração. Oração poderosa é aquela que é feita com o entendimento, sedimentado na fé, e com coração disposto para lutar com perseverança.

TIAGO 1:25

25 Feliz é aquele que persevera diligentemente na palavra de Deus colocando-a em prática e produzindo os devidos frutos, não se comportando como um ouvinte negligente que com o tempo tudo esquece.


O insucesso em uma ação ou duas ou três ações não é motivo de se você se considerar um imprestável, incapaz, incompetente, mas motivo de mostrar até onde vai a sua perseverança. Será que ignorarás a palavra que ensina que é perseverando que nos livraremos do mal. Eu peço: "Senhor, livra-me de todo o mal", e Jeová me responde: "Persevere na fé que o maligno fugirá de você.". A venda nos olhos impede enxergar a resposta, ensurdece a ponto de não dar ouvidos ao que diz o Criador.

TIAGO 4:7

7 A você digo que cumpram os ensinamentos de Deus, para poder resistir as tentações do diabo e ele fugir da presença de você.


O ouvinte negligente da Palavra de Deus é facilmente dominado por pensamentos pessimistas ao ouvir uma crítica de alguém próximo, passando a achar-se incapaz, e com isso perdendo a capacidade de lutar. Davi não nasceu vencedor, tornou-se quando escolheu guardar no coração a Palavra de Deus e praticá-la em toda situação que enfrentava.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora