21 - ARMADURA DA FÉ EM DEUS. CAPACETE DA ESPERANÇA.

1 1 0
                                    

As palavras do apóstolo Paulo refletem a sua experiência e disciplina militar, como centurião. Ele usa metáforas militares para orientar os discípulos sobre a importância da vigilância espiritual e do preparo constante para enfrentar as adversidades da vida cristã, equiparada a uma guerra espiritual contra as forças espirituais inimigas.


Assim como um soldado, que se encontra em campo de batalha, o cristão nunca deve baixar a guarda, devendo permanecer firme na fé, revestidos sempre pela armadura espiritual do amor divino, para não ser surpreendido e resistir aos ataques do inimigo.


A couraça, armadura de couro usada pelos soldados, e o elmo, capacete que o guerreiro usa para proteger a cabeça, são ilustrados como proteção espiritual contra as investidas das almas obsessoras e possessoras, mantendo os discípulos vigilantes e preparados para a jornada a ser realizada com fé e amor.

1 TESSALONICENSES 5:8-9.

8 Nós, filhos do dia e seguidores da luz divina, estejamos sempre atentos e conscientes. Assim como um centurião se cobre com a couraça (armadura feita de couro) de proteção, também estejamos com a alma revestida de fé e amor. Assim como o capacete (elmo) protege a cabeça do soldado, da mesma forma a esperança de receber a salvação protege a mente. Por meio do sacrifício redentor do nosso Senhor Jesus Cristo, Deus nos santificou para recebermos a salvação e não sofrermos os castigos decorrente da maldição. (1 TESSALONICENSES 5:8-9)


Usando uma linguagem militar, o apóstolo Paulo reafirma a importância da vigilância e da necessidade da leitura e exercício diário da palavra de Deus, pois entendia que somente pelo estudo contínuo seria possível alcançar a plenitude do conhecimento espiritual contido nas escrituras sagradas.


Assim como os soldados estão atentos aos perigos peculiares a guerra, como as movimentações das tropas inimigas, os discípulos devem estar atentos aos movimentos dos corpos espirituais e circunstâncias para não serem surpreendidos. Os cristãos devem estar vigilantes às tentações e ataques espirituais ardilosos, como os que surpreenderam Caim, Sansão, Saul e Jó, cujas histórias já foram destacadas.


Conscientes da existência de uma batalha travada no plano espiritual, o cristão diligente procura proteção nas ferramentas da fé para resistir às investidas das forças malignas que o cercam (Jó 1:7-8; Salmos 37:32; Salmos 17:11-12; 1 Pedro 5:8-11; Apocalipse 12:10-12), e durante todo o processo de enfrentamento das forças espirituais adversária, permanecer corajoso, firme na fé (Jó 1:7-8; Salmos 37:32; Salmos 17:11-12; 1 Pedro 5:8-11; Apocalipse 12:10-12) e no propósito de servir a Deus, levando uma vida em harmina com os preceitos bíblicos e com os irmãos próximos (João 14:10-17).

EFÉSIOS 6:13-17.

13 Usando a armadura de Deus permaneceremos firme na fé ao final de cada batalha espiritual, resistindo as investidas do Diabo. 14 Permaneceremos firme na fé, usando o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça, 15 calçados e prontos para anunciar o evangelho da paz. 16 Segurem o escudo da fé, para apagar as flechas inflamadas lançadas pelo maligno. 17 Nos pensamentos, como um capacete da salvação, guardem a palavras de Deus, que é a espada do espírito. (EFÉSIOS 6:13-17)


Assim como um soldado prudente avalia e veste a sua armadura para enfrentar os desafios de uma batalha resistindo ao ataque das forças inimigas, da mesma forma os cristãos devem vestir a armadura espiritual da fé, do amor e da esperança, conforme o exemplo deixado por nosso Senhor Jesus, o Cristo de Deus.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora