16- LIVRE-SE DA PRESSÃO DIÁRIA

398 3 2
                                    

Sabemos que é comum que a técnica dos pensamentos positivos não funcionará sem antes haver uma purificação da mente, que em muitas passagens bíblicas ilustram como coração do corpo físico.

COLOSSENSES 3:8-11

8 Limpem o interior e livrem-se da ira, da impaciência, da ignorância, da maldade e das palavras indecentes. 9 Não tornem a enganar uns aos outros, pois vocês já se livraram das práticas do velho homem 10 e nasceram de novo, agora à imagem do Criador, com conhecimento renovado. 11 Nessa nova vida não há distinção entre pessoas, seja grego ou judeu, circunciso ou incircunciso, bárbaro ou cita, escravo ou livre, pois Cristo é tudo e está em todos.


Entendemos que essa higiene espiritual consiste em mudança de comportamento, abandonando velhos hábitos prejudiciais a paz espiritual, rotinas ensinadas que causam males a mente, como a técnica da fuga, que destoam a verdadeira finalidade da técnica de pensamentos positivos, praticadas por muitas pessoas.

EZEQUIEL 18:31

31 Busquem um coração renovado com um novo espírito, livre dos pensamentos malignos que lhes levaram a cometer as perversidades do passado. Por que vocês prefeririam morrer?


O grande desafio para conseguir atingir os objetivos é compreender a palavra de Deus em sua essência e aplica-la por completo e não apenas naquilo que é conveniente àquele que a usa, pois não geraria os resultados esperado, criando uma expectativa e não uma real esperança de se livrar dos tormentos.


Uma grande confusão é achar que limpar o interior, de tudo aquilo que é inquietante, está diretamente ligado com o esquecer, ou seja, jogar a experiência negativa para o subconsciente, sem verdadeiramente superar a dor que a aflição causou. Ninguém consegue esquecer para sempre algo, pois algo fará, aquilo que estava adormecido, voltar a lembrança, salvo tratar-se de amnésia.


Você não pode dizer que fez uma limpeza de um ambiente escondendo a sujeira para debaixo do tapete, da mesma forma tentar não se lembrar de algo que lhe afligiu para erradicar a dor que a situação causou, sem realmente tratar o trauma, equiparasse a quem faz limpeza de uma casa jogando a sujeira para debaixo do tapete.


Assim como a sujeira debaixo do tapete, com o acumulo, vai incomodar e voltar a sujar a casa em alguma ocasião, o mesmo acontecerá quando as situações aflitivas, que são ignoradas e esquecidas momentaneamente, aumentarem e se somam a estas em determinado momento de fragilidade emocional da vida.


Lembre-se que quanto a isso os textos bíblicos alertam que não são as grandes aflições que derrubam, mas sim as pequenas e constantes, comparando de forma ilustrativa os males as raposinhas.

CÂNTICOS 2:15

15 As vinhas já estão floridas. Portanto prendam as raposas, sem descuidar das raposinhas, pois são elas que arruínam as vinhas.


Uma situação prática desta ilustração, podemos ver nos aborrecimentos diários que Dalila causava, com pequenas insistências que incomodavam Sanção.


Conseguimos entender que o grande tormento de Sansão não iniciou quando fora capturado pelos filisteus e teve seus olhos vazados, mas sim em pequenas pressões diária perpetrada insistentemente por sua convivente Dalila. Essas perturbações que conseguiram tirar a paz espiritual de Sansão e o fez preferir a morte que continuar vivendo com a pessoa que amava, porém não suportava as reclamações recorrentes que esta fazia.

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora