18 - INVEJA GERA NÓ EMOCIONAL NO EGOCÊNTRICO.

3 1 0
                                    


A análise cuidadosa das circunstâncias que levaram ao distúrbio do rei Saul, revela que um dos nós emocionais que afetaram a sua mente, dos quais ele não conseguiu se libertar, está relacionado às notáveis façanhas de Davi, celebradas pelo povo em canções (1 Samuel 18:6-9). Isso o perturbava, já que ele esperava receber mais reconhecimento do que qualquer um dos seus servos.


Embora as cantigas fossem apenas manifestações populares e não tivessem influência direta nas eleições dos reis, que eram decididas exclusivamente pelos anciãos e príncipes das tribos de Jacó, para o rei Saul, essas aparentemente insignificantes canções assumiam proporções catastróficas na sua mente tumultuada.

1 SAMUEL 18:6-9.

6 Espalhou-se a notícia, por todo o território israelita, que Davi havia derrotado o temido Golias e encorajado o exército israelita a lutar e livrar as cidades de Israel do domínio dos filisteus. O rei Saul e todo o exército israelita, ao retornarem da batalha, foram saudados pelas mulheres, que ao som de instrumentos musicais cantavam e dançavam com muita alegria. 7 Enquanto dançavam, comentavam entre si: Saul matou milhares e Davi matou dez milhares. 8 Isso indignou o rei Saul, que muito aborrecido retrucou: atribuem a Davi uma vitória sobre dez milhares, enquanto a mim dão apenas milhares! O que mais lhe falta ser dado, a não ser o reinado! 9 Nos dias seguintes, o rei Saul passou a ver Davi com olhos da inimizade. (1 SAMUEL 18:6-9)


Identificar as origens de um evento é essencial para uma compreensão completa das suas causas e efeitos. Focar apenas no resultado pode limitar a nossa capacidade de entender plenamente o contexto e as razões subjacentes ao que ocorreu.


Examinar os eventos desde o início, desde a cantoria do povo (1 Samuel 18:6-9) até as tentativas de Saul de matar Davi (1 Samuel 18:10-12; 1 Samuel 19:9-12), oferece uma visão mais clara das motivações por trás das ações do rei, permitindo compreender melhor como os eventos se desenvolveram e como os nós espirituais e as circunstâncias influenciaram as decisões do rei Saul.

1 SAMUEL 19:9-12.

9 Certa noite, enquanto o rei Saul, na sua casa, estava sentado com uma lança na mão, próximo a Davi, que dedilhava uma harpa, novamente os sentimentos produzidos por corpo espiritual maligno subjugou novamente o rei Saul, 10 fazendo-o, na repentina crise de ira, arremessar a lança que segurava na direção de Davi, com o fim de pregar na parede. Davi esquivou-se da lança e imediatamente fugiu, naquela mesma noite. 11 Inconformado com a fuga de Davi, e dominado pelo desejo de matar, o rei enviou oficiais da guarda pessoal à casa de Davi, para montar o cerco e poder matá-lo pela manhã. Mical, esposa de Davi, conhecendo as ordens do pai, o rei Saul, disse ao marido: se não desejares morrer, logo ao amanhecer, sugiro que fuja agora, enquanto ainda é noite. 12 Assim Davi, contando com a ajuda da sua esposa, conseguiu fugir do cerco montado em torno da sua casa, descendo pela janela. (1 SAMUEL 19:9-12)


Em mais um episódio registrado nas escrituras sagradas, o rei Saul demonstrou mais uma vez a sua fragilidade diante de sentimentos obsessores malignos. Neste evento, ele chegou ao extremo de tentar matar o seu próprio filho, Jonatas, a quem tanto amava e desejava que o sucedesse no trono (1 Samuel 20:30-33).

1 SAMUEL 20:30-34.

30 Demonstrando está furioso com Jonatas, Saul disse-lhe: filho de vagabunda! Acha que não sei que tens ajudado o filho de Jessé [Davi], para a tua própria vergonha e da mulher que te deu a vida? 31 Entenda que, enquanto o filho de Jessé viver, nem você e nem o teu reino estará seguro. Agora chame-o para vir até mim, por ser ele um homem condenado a morte! 32 No entanto, Jonatas perguntou a seu pai: qual é o motivo da condenação dele a morte? O que ele fez para merecer tal condenação? 33 Indignado com os questionamentos do filho Jonatas, Saul atirou a sua lança com o fim de matá-lo. Por essa ação agressiva, Jonatas entendeu que o seu pai estava obcecado em matar Davi. 34 Nesse segundo dia de festejos da lua nova, contrariado com a atitude do pai em ter desprezado Davi, Jonatas levantou-se da mesa sem nada comer e dividido pelos sentimentos de ira e de tristeza. (1 SAMUEL 20:30-34)

SOU UM COM O PAIOnde histórias criam vida. Descubra agora