bruxa
(substantivo feminino)
1. OCULTISMO
mulher que tem fama de se utilizar de supostas forças sobrenaturais para causar malefícios, perscrutar o futuro e fazer sortilégios; feiticeira.
2. POR EXTENSÃO
mulher muito feia e/ou azeda e mal-humorada.
Sinônimos: feiticeira, curandeira, bruaca, bucho, urucaca, cuca, muxiba meretriz.
• resultado da pesquisa de definição de bruxa no Google
Quem são as bruxas e onde elas estão?
Quando eu era criança sempre fui fascinado pelas bruxas eu lia sobre elas e tinha vários livros, eu vivi a febre que foi Harry Potter, senti medo lendo As Bruxas e vibrei lendo quadrinhos da Bruxinha Sabrina. Assisti todos os filmes de Abracadabra, passando pela Convenção das Bruxas, Jovens Bruxas, Elvira, Da Magia a Sedução, As Bruxas de Eastwick, A Bruxa de Blair e o mais recente A Bruxa. Perdi minha vida social assistindo séries como: Sabrina, A Feiticeira, A Família Adams, Salem, Sabrina (a versão da netflix), American Horror Story: Coven e muitas outras. E meu sonho se tornou ir assistir o musical Wicked na Broadway com o elenco original. Fiquei fissurado nas bruxas famosas da cultura pop, dos contos de fadas ou das mitologias, Morgana, Tituba, Circe, Fiona, Hermione, Sabrina, Winnie, Endora, Elphaba, Elvira, Mortiça, Malévola, Maga Patalógica, Madame Mim, Kuka, Keka etc...
Eu costumava pensar, quando criança, que talvez as bruxas morassem em casas de doce, assim como a bruxa de João e Maria, que elas tivessem narizes enormes, verrugas (que deveriam estar na ponta do nariz), mãos magras e grandes unhas, que fossem parecidas com a Angélica Houston e que talvez elas pudesse voar em vassouras e que pras vassouras funcionaram elas deveriam dizer: E lá vamos nós. Todas as senhoras que eu encontrava pela rua eu imaginava que elas pudessem ser bruxas disfarçadas. Minha paranóia só crescia e talvez ei estivesse virando um cidadão da idade média quando me questionei: Quem são as bruxas e onde elas estão?
"— Em primeiro lugar — disse ela —, BRUXA DE VERDADE está sempre de luvas.
(...)
— Não me interrompa — disse ela. — Trate de ouvir e entender. A segunda coisa mais importante é uma BRUXA DE VERDADE é sempre careca.
(...)
— Nem um pouco. — respondeu minha avó. — BRUXA DE VERDADE sempre usa peruca pra esconder a careca. E só usa peruca das melhores. É quase impossível perceber a diferença entre peruca de bruxa e cabelo de verdade, a não ser que a gente dê um puxão para ver se ela sai.
(...)
— Para farejarem melhor — disse minha avó. — BRUXA DE VERDADE têm faro extraordinário. Numa noite escura como breu, elas são capazes de farejar uma criança que esteja passando pelo outro lado da rua.
(...)
— Os olhos — disse minha avó. — Olhos de BRUXA DE VERDADE são muito diferentes dos seus e dos meus. Verifique o meio de cada de olho, onde geralmente existe um pontinho preto. Nas bruxas, o ponto preto fica mudando de cor, e a gente vê fogo e gelo agitando-se bem no centro do ponto colorido. É de arrepiar o cabelo!
(...)
As Bruxas, Roald Dahl
Lembro-me de ter ficado horrorizado quando li este trecho do livro "As Bruxas" que ensinava como reconhecer uma bruxa. Eu desejei jamais me encontrar com uma bruxa na minha vida. Neste mesmo livro é dito que uma bruxa aprisionou uma menina em um quadro e transformou dois meninos em camundongos, quadros e camundongos passaram a ser pontos de interesse, e todas vezes que eu via uma criança pintada e um quadro eu me perguntava se talvez ela teria sido aprisionada ali pelo encantamento de uma bruxa, assim como toda vez que eu via um camundongo eu me perguntava se talvez ele não fosse um menino que havia caído na maldição de uma bruxa agorenta. Depois que meu medo passou, alguns dias depois, fiquei ainda mais fascinado com as bruxas, todo esse meu fascínio obviamente me levou a querer saber quem foram as bruxas e onde elas estão. Eu queria entender de onde vinham essas mulheres tão incríveis que inspiravam a literatura, o teatro, a tv e o cinema permeando pelo imaginário da pessoas por séculos e séculos e então eu devorei livros em busca da verdadeira história das bruxas e quando eu comecei a estudar sobre isso e tudo se esclareceu em minha mente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Witchcraft: A Saga De Ashânti
FantasiaSete jovens intimamente conectadas pela magia, com as mesmas dores e alegrias viverão uma desventura em busca de salvar as bruxas que ainda existem na terra. Juliana a curiosa, Sol a destemida, Vick a pacificadora, Adessa a ambiciosa, Ryoko a valent...