Este não é um capítulo.
Muitas meninas me mandam mensagens pedindo dicas e tudo mais pois sentem vontade de escreverem um livro.
Vamos aos tópicos:
• Tenha uma boa construção na sua mente:
Antes de dormir, você projeta o seu livro. Como? Feche os olhos e imagine como quer tudo, imagine os detalhes, os cenários, os personagens. Imagine exatamente tudo do seu livro. Até mesmo as características dos seus personagens, os nomes e tudo mais. Inclusive, o título e o prólogo, caso não queira prólogo tá tudo ok, pois não é uma regra.
• Hora de construir a história.
Vamos lá!
Decidiu tudinho? Pronto, agora é hora de escrever a sua história.• Atenção na escrita:
Não é obrigado a ter um português 100% correto. É necessário que todos entendam as suas falas, as palavras podem conter erros até porque eu mesma erro concordância (na maioria das vezes, afinal, meu livro é sobre morro). Mas os erros tem que ser moderados.
Além disso, tenha atenção ao que chama atenção dos leitores: Os detalhes. Tem que ser bastante detalhado para facilitar a imaginação de todos.
• Não ultrapasse o tempo:
Não ultrapasse os dias. Detalhe os dias. Tipo, já li história onde ela vivia três dias num capítulo, mas nenhum dos dias eram detalhados. Escreva a rotina.
"Acordou na segunda, escovou os dentes, tomou café, bla bla bla - quer falar sobre outro dia? - Reticências no meio (...) - Hoje já é terça feira, fiz isso, isso e aquilo.Mas tudo isso com detalhes, pois são o que fazem a diferença numa história.
• Frequência.
Mantenha uma boa frequência de postagem, se não der, está tudo bem.
• Respeite seu tempo e o seu psicológico:
Não aceite que os seus leitores lhe cobrem capítulos, você não é uma máquina, você não está ganhando nada com isso, escreve por amor, escreve porque gosta, não é por obrigação. Acordou mal? Não escreva. Tanto você, quanto seus leitores merecem uma boa escrita, um capítulo escrito com amor e descanso. É desgastante escrever livro, portanto, respeite seu tempo e cobre respeito pelos seus leitores. Mantenha a frequência caso dê.
Tira um dia, leia livros, coma besteirinhas, veja séries e filmes. Descanse. Se cuida. Depois você pensa em livro. Não é obrigação.
• Cobre respeito mas respeita também.
Você está lidando com pessoas, você precisa se certificar de que está respeitando. Alguém te xingou? Retribua com desprezo, porque esse tipo de gente não merece nosso desgaste.
• Tenha RESPONSABILIDADE. (Essencial, super essencial)
Este é o mais importante de todos: Responsabilidade. Como eu já havia dito, nós estamos lidando com pessoas, pessoas diferentes, histórias diferentes, personalidades diferentes, traumas diferentes. Quer falar sobre assuntos sensíveis? Estupro, depressão, tortura, ansiedade, pânico... E tudo mais!
Bote o famoso "TW: ESTUPRO"
Avise sobre o que vai se retratar no capítulo. Tenha responsabilidade sobre o sentimento dos outros, sobre a sensibilidade dos outros. Não estamos aqui para " ativar" o gatilho de ninguém. Não queremos causar traumas, pânicos, ansiedade. Queremos fazer pessoas felizes com nossas escritas. Tenha responsabilidade!
Você está lidando com pessoas, não é com personagens.• Não romantize o que não pode ser romantizado:
NÃO escreva histórias em que a personagem principal é estuprada e depois de tempos se apaixona por seu abusador. Isso não é romântico, isso não é legal, não é bonito. Além de ser inapropriado romantizar o estupro, também romantiza a síndrome de estocolmo. Isso não é legal e faz com que as vítimas pensem que erraram em não se apaixonarem por seus abusadores.
"Ah, é ficção"
Mas retrata de assuntos sérios e cotidianos.NÃO escreva histórias onde a personagem principal é espancada e depois de um tempo se apaixona, perdoa e ficam felizes para sempre. Romantizar esse acontecimento reforça o fato de que muitas mulheres têm de aceitar afim de mudar o próprio marido tóxico e abusivo. Mulheres podem se sentir culpadas por não mudarem seus maridos. Homens abusivos não mudam, eles mudam as vítimas, apenas.
• Tenha amor aos leitores:
Ajude as pessoas que você puder ajudar, nem que seja com uma palavra. Tem gente que está num dia horrível e vem ler sua história. Se alguém quiser desabafar, deixe que desabafe, só não dê uma de psicólogo.
São pequenas dicas que vão melhorar sua história.
Boa sorte a todos(as). 🍀💚
Já falei para me mandarem livros que eu adoro ler tambémmmm, sério mesmo. Eu tb faço recomendação viu?
E vocês, leitores, valorizem os autores!
✨ Capítulos de "Recomeço" na segunda viu? Amo vocês, obrigada por tanto. ✨
VOCÊ ESTÁ LENDO
Recomeço
Short StorySegunda temporada de: "Amante do Crime" História de minha autoria. Não aceito adaptações. Plágio é crime! A história é ficção, contém uma certa realidade, mas não passa de ficção. • Linguagem informal. • Contém erros nas falas, não preciso nem dize...