1 - Prefácio da 1ª Versão

77 8 8
                                    

O Desafio Antártico, um Caso do Delegado Basílio, 1ª Versão, Ed. CBJE, RJ, março de 2007.

AVISO AOS NAVEGANTES.

O Desafio Antártico é a concretização de um sonho antigo. Desde 1984 quando tomei conhecimento da Estação Antártica Comandante Ferraz, a EACF, de propriedade da Marinha do Brasil, que acalento a ideia de escrever uma novela policial ambientada nessa Estação, pertencente ao "Programa Antártico Brasileiro", o PROANTAR.

Ideia relegada quase ao esquecimento, devido à dificuldade de se encontrarem dados em profusão sobre o assunto, mas sempre tida como a menina dos olhos, retomo-a agora, em dias de globalização, cuja maior ferramenta, a Internet, propiciou-me um farto campo de pesquisa, inclusive orientando-me na aquisição de livros sobre o tema. Por isso, vale um pequeno aviso, um aviso aos navegantes: muito embora "Assassinato no Continente Gelado" seja uma obra de ficção e sua trama não tenha sido baseada em fatos reais, qualquer semelhança com situações reais, relacionadas à Antártida, não terá sido mera coincidência, afinal, certas passagens foram baseadas em relatos verídicos, obtidos junto à literatura pertinente.

Assim, todas as localidades e ambientações mencionadas nessa história existem de fato, com exceção dos hotéis Magalhanes e Torres Del Paine. Outrossim, todos os personagens são fictícios, bem como a paralisação das atividades na EACF nunca ocorreu de fato, como pressupõe a trama.

Dárcio Cintra.


Assassinato no Continente GeladoOnde histórias criam vida. Descubra agora