— Por que fugiu?
— Desculpem-me. Eu não devia ter feito isso. É que eu estava revoltado, por me achar injustiçado e resolvi fugir.
— E saiu por onde?
— Pelo alçapão no teto.
— E como recolocou a mesa no lugar?
Ele riu:
— Isso foi para confundir. Tinha uma corda dentro do armário. Lembrei de um filme que vi. Amarrei a corda...
O interrompi:
— Ok, isso nós já sabemos. De fato, nos confundiu mesmo, até encontrarmos a corda. Mas, como evitou que a neve entrasse no alojamento, estando o alçapão aberto?
— Não estava nevando, na hora que saí.
— Mas, após amarrar a corda e voltar ao quarto, para recolocar a mesa no lugar, não deixou nenhum rastro de neve, trazido de fora?
Novamente riu:
— O senhor é mesmo bem observador. Saí e amarrei a corda. Quando voltei, sim, deixei vestígios, mas antes de sair novamente, limpei a mesa, o chão e as botas, com uma toalha. Levei-a comigo, além de uma pequena mochila, com algumas provisões, como chocolate e barras de cereais. Por isso o quarto ficou limpo. Quis que pensassem que eu tinha saído pela porta, com a ajuda de alguém.
Estava abismado com a trabalheira que ele havia tido, mas, tempo, era o que não lhe tinha faltado. Prossegui:
— Seja sincero, o que pretendeu com essa fuga?
Ele passou as mãos sobre os lábios:
— Voltar depois, pela manhã, entrando por algum lugar, para tirar satisfações com o almirante. Mas primeiro fui para o refúgio, para me instalar. Além das provisões que mencionei, tinha alguma comida comigo, que o cabo Gerson deixou no meu alojamento, às 19h30. Custei a dormir, por causa do frio, que aumentava a cada instante. Adormeci, com medo da hipotermia. Felizmente, resisti. E também, há mantas e agasalhos disponíveis nos armários dos refúgios.
Ele voltou-se para o almirante:
— Desculpe-me, almirante, pelas coisas que eu disse e tentei fazer.
— Tu queria me dar uma coça, bagual? Foi um ato impensado, principalmente por tua força. Graças a Deus conseguimos te segurar, senão, nem sei... Bem, aceito teu pedido de desculpas. A noite que passaste lá fora já te fizeste pagar por tudo isso, por tuas atitudes impensadas. No entanto, quando da retomada das atividades normais, aqui na EACF, tu deverá estar ciente que essa atitude praticamente vetou a tua participação em atividades futuras.
Ele baixou a cabeça, evitando cruzar o olhar do militar, mas parecia, no entanto, uma pessoa incorrigível, que pedia desculpas aqui e, logo adiante, cometia os mesmos erros de novo. Disse:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Assassinato no Continente Gelado
Misterio / Suspenso🏆1º Lugar no Concurso Caneta de Ouro (Melhor Cenário) 🏆2º Lugar no Concurso Jane Austen 2022 (Romance) 🏆3º lugar no Prêmio UBE/Scortecci, 2005 (Romance). Estação Antártica Comandante Ferraz: uma nevasca e um crime! Dezoito pessoas incomunicá...